AZ-700: Emparelhamento de Redes Virtuais no Azure

Hoje, vamos nos concentrar em um recurso essencial que a plataforma oferece: o emparelhamento de redes virtuais, que permite a conexão segura entre duas redes virtuais Azure.


O que é o Emparelhamento de Redes Virtuais?

O emparelhamento de redes virtuais permite que duas redes virtuais no Azure se comuniquem entre si. Esta comunicação é realizada através de um link de rede privada de baixa latência, tornando a comunicação entre as redes muito mais eficiente e segura.


Um exemplo prático do Emparelhamento de Redes Virtuais

Vamos considerar um exemplo para entender melhor este conceito. Imagine que temos duas redes virtuais, Rede A e Rede B.

Se quisermos que estas redes se comuniquem, podemos emparelhar as duas usando o Azure VNet Peering.

 


Como realizar o Emparelhamento de Redes Virtuais

Para iniciar o processo de emparelhamento, você deve acessar o portal do Azure e localizar a Rede A em sua lista de recursos. Clique na Rede A, e você verá uma opção para ‘Emparelhamento de Rede’. Ao clicar nesta opção, um botão ‘Adicionar’ aparecerá.

Ao clicar em ‘Adicionar’, você precisará preencher os detalhes do emparelhamento. Estes incluem o nome do emparelhamento, a rede de destino (neste caso, a Rede B), e a assinatura e região da rede de destino. Após preencher estas informações, clique em ‘OK’ para concluir o processo de emparelhamento.

 

 

 


Validação do Emparelhamento de Redes

Após alguns segundos, o emparelhamento será concluído.

Para verificar se o emparelhamento foi bem-sucedido, podemos fazer um teste simples de TCP/IP usando um ping para validar se a comunicação já esta estabelecida.

 

Aqui, você deverá ver o emparelhamento listado.

 


Conclusão

Com a conclusão bem-sucedida do emparelhamento de redes virtuais no Azure, os recursos nas duas redes podem agora se comunicar diretamente através de IPs privados, como se estivessem na mesma rede.

 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: