AZ-700 – Guia de Estudo – Parte 02 (DNS e Emparelhamento de VNets)

Pessoal tudo bem com vocês??

Dando continuidade na sequência de artigos e materiais focados no exame AZ-700, este artigo é um complemento a Live que realizamos, onde montamos um laboratório focado em DNS, DNS privado e Emparelhamento de VNets.

Então como de costume, vamos falar um pouco sobre a teoria dos recursos de DNS e Emparelhamento de VNets, e logo após temos um video para demonstrar todo conteúdo abordado de forma prática e direta.


O que é o Azure DNS?

Azure DNS é um serviço de gerenciamento de DNS baseado em nuvem oferecido no Azure. Ele permite que os usuários gerenciem seus domínios e registros DNS de forma centralizada, usando a interface da Azure. O Azure DNS também fornece recursos avançados, como suporte a zonas de DNS personalizadas e integração com outros serviços da Azure, como o Azure Traffic Manager e o Azure CDN.


Como posso utilizar o Azure DNS?

Existem várias maneiras de usar o Azure DNS:

  1. Interface da Azure: você pode usar a interface da Azure para criar e gerenciar zonas de DNS e registros. Isso inclui a capacidade de adicionar, editar e excluir registros, bem como monitorar e gerenciar o status das zonas.
  2. Azure PowerShell: você pode usar o Azure PowerShell para gerenciar o Azure DNS. Isso permite automatizar tarefas comuns, como a criação de zonas de DNS e registros.
  3. Azure CLI: você pode usar o Azure CLI para gerenciar o Azure DNS.

Dependendo da sua necessidade e expertise, uma dessas opções pode ser mais apropriada para você.


O que é o Azure DNS Privado?

Azure DNS Privado é uma característica do Azure DNS que permite que você crie e gerencie zonas de DNS privadas em sua rede virtual do Azure. Isso significa que você pode usar o Azure DNS para resolver nomes de host dentro de sua rede virtual, sem precisar de uma conexão com a Internet.

Com o Azure DNS Privado, você pode:

  • Criar zonas de DNS privadas e adicionar registros a elas.
  • Utilizar o Azure DNS para resolver nomes de host dentro de sua rede virtual.
  • Integrar com outros serviços do Azure, como o Azure Virtual Network.

O Azure DNS Privado é uma solução segura e escalável para gerenciamento de DNS na sua rede virtual do Azure, além de permitir uma maior flexibilidade na configuração de sua rede.


Emparelhamento de redes virtuais do Azure

Emparelhamento de redes virtuais do Azure é uma funcionalidade que permite conectar duas ou mais redes virtuais (VNets) do Azure. Isso permite que os recursos em diferentes VNets se comuniquem entre si como se estivessem na mesma rede.

O emparelhamento de VNets permite:

  • A comunicação entre máquinas virtuais em VNets diferentes sem necessidade de configuração de rotas adicionais.
  • A utilização de serviços de borda, como o Gateway de VPN, para conectar redes virtuais com outras redes locais ou na nuvem.
  • A utilização de políticas de segurança avançadas, como o Azure Firewall, para proteger a comunicação entre VNets.
  • A utilização de Azure ExpressRoute para conectar VNets com alta disponibilidade e baixa latência.

O emparelhamento de VNets é uma opção importante para organizações que precisam conectar múltiplas redes virtuais ou expandir sua presença na nuvem do Azure.


Emparelhamento local vs Emparelhamento Global

Dentro do emparelhamento de redes virtuais do Azure temos ainda as seguintes opções:

  • Emparelhamento Local de Redes Virtuais do Azure (VNet Peering):é uma funcionalidade que permite conectar duas ou mais redes virtuais (VNets) dentro da mesma região do Azure, mas em diferentes assinaturas ou locais de recursos.
  • Emparelhamento Global de Redes Virtuais do Azure (Global VNet Peering): é uma funcionalidade que permite conectar duas ou mais redes virtuais (VNets) em diferentes regiões do Azure.

Laboratório

 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: