Storage Space Direct (S2D)


Storage Space Direct (S2D): Simulando Remoção de Disco

Nesse artigo vamos mostrar como o Storage Space Direct (S2D) se comparta, ao perder um disco físico dentro de um Cluster Hyper-V. Vamos entender um pouco do nosso ambiente de teste, sendo:

  1. Ambiente de Cluster com 4 nós;
  2. Duas placas de rede 10GB, Uma (1) Gerenciamento LAN (1) Uma para SMB;
  3. Quatro discos físicos 10GB para cada nó, totalizando 16 discos;
  4. Ambiente 100% virtualizado para homologação do S2D.

Veja abaixo que temos um Pool de disco criado, contendo 16 discos físicos. Todos os discos estão online que com estado de saúde excelente. 

Como estamos em um ambiente virtualizado, vamos abrir a console do Hyper-V Manager e forçar a remoção de um disco. Escolhemos o nosso nó 4 para simular essa configuração e vamos ver como irá se comportar o nosso Pool S2D.

Selecionamos o disco 4 do nosso nó 4 e clicamos em remover.

Voltamos a nossa console de gerenciamento Faiolver Cluster, e encontramos o estado do disco como “Desconhecido e Aviso”. Nesse momento, o nosso disco virtual continuou com acesso, sem perda de performance e parada inesperada.

Vamos agora retornar o disco que foi removido:

Selecionamos o mesmo disco que foi removido e clicamos em aplicar.

Dentro de alguns segundos, o disco do nó 4 foi reajustado dentro do Pool S2D e voltou com sua saúde em 100%.

Esperamos que esse artigo ajude todos os administradores que estão pensando em criar um Cluster com Storage Spaces Direct e precisam saber como será a manutenção do seu ambiente. Muitas tarefas o Windows Server 2016 e Windows Server 2019 fazem automaticamente e não é necessário nenhuma intervenção do Administrador.

Share

    Comments

    1. Bom dia.
      preciso de uma luz. Estou precisando fazer H.A. onde eu trabalho. Mas estou com muitas duvidas em escolher qual é a melhor opção. Comecei a criar um S2D mas tive que parar pq recebi uma mensagem de erro de que os HDS não era compativel entao não poder ver se em funcionamento seria o mais indicado para o que eu preciso.
      Tem algum contato por elefone ou video conferencia para conversarmos mais sobre o assunto e eu te mostrar meu senario e vc me apresentar sua proposta?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: