Storage Pool (Espaços de armazenamento) no Windows 10

Hoje o artigo será voltado para usuário comum que utiliza um computador desktop no dia a dia ou aquele profissional liberar que possui um computador desktop em seu escritório.  
Storage Pool (Espaços de armazenamento) está disponível em versões de servidores do Windows Server, mas também está disponível para Windows 10 e Windows 8 e 8.1.

O que é Storage Pool (Espaços de armazenamento)?

Storage Pool ou Espaços de armazenamento explicado da forma mais simples seria vários discos agrupados, deste discos físicos você cria um pool de disco, deste pool você cria um disco virtual e depois volume para armazenamento de dados.

Quais são as principais vantagens de utilizar o Storage Pool (Espaços de armazenamento)?

O Storage Pool possui tolerância a falha, em caso de falha de um dos discos falhar os dados estão protegidos.

Outra vantagem do Storage Pool é que você pode aumentar o espaço de armazenamento em disco sem precisar mover arquivos para um disco novo, basta adicionar o disco de tamanho maior ao Storage Pool e pronto, o resto o Windows se encarrega de fazer.

 

Para sabe mais sobre o Storage Pool (Espaços de armazenamento) acesse aqui o meu artigo no portal Cooperati.

Mas para que eu vou guardar os meus arquivos em um Espaços de armazenamento, sendo que posso passar tudo no OneDrive?

 Se você armazena arquivos de tamanho pequeno tudo bem, utilize o OneDrive para armazenamento dos seus arquivos com segurança, mas se você armazena arquivos de tamanho grande, o OneDrive pode até resolver, mas se você necessitar restaurar um arquivo de tamanho grande em caso de um desastre, será necessário aguardar o tempo de download deste arquivo.

 Mas posso utilizar um HD externo para armazenamento dos seus arquivos ou invés de utilizar um Storage Pool.

Quando você utiliza um HD externo para armazenamento dos seus arquivos você tem um ponto de falha único, se pôr a caso esse HD estragar ou simplesmente extraviar você poderá todos os seus arquivos armazenados.

Então a melhor solução e você armazenar os seus arquivos seguindo a norma ABNT, a NBR ISO/IEC 27002 (Antiga IEC 17799), norma voltada à segurança da informação e que dá as diretrizes necessárias para a proteção de dados e informações de sistemas empresariais, de pequeno a grande porte.

A norma diz que o backup deve ser feito em um disco local, em uma mídia removível e remotamente, como na computação em nuvem, por exemplo.

 Do que eu preciso para criar um Espaços de armazenamento?

Tudo que você precisa é no mínimo duas unidades extras (além da unidade em que o Windows está instalado). Essas unidades podem ser discos rígidos internos ou externos, ou unidades de estado sólido. Você pode usar vários tipos de unidades com Espaços de Armazenamento, por exemplo, unidades USB, SATA e SAS.

Não vejo nenhuma desvantagem em utilizar o Espaços de armazenamento somente vantagem.

Então é hora de começa a utilizar o Espaços de armazenamento.

Vídeo

Vamos ao vídeo onde demostro como configurar o Espaços de armazenamento, também será demostrado uma simulação de falha de disco.

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. Gostei. Só precisa arrumar o português no artigo, pois tem muitos erros e as vezes dificulta o entendimento de uma frase. Mesmo assim, obrigado.

    2. Gabriel, por que no armazenamento triplo são necessários 5 discos? realmente não entendia lógica.

      • Boa noite. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Agora vamos a dúvida.

        Devo criar um espaço simples, espelhado ou de paridade?

        Os espaços simples foram criados para melhorar o desempenho, mas não protegem seus arquivos de falhas na unidade. São melhores para dados temporários (como arquivos de renderização de vídeo), arquivos de rascunho do editor de imagens e arquivos de objetos de compilador intermediários. Os espaços simples exigem pelo menos duas unidades para serem úteis.

        Os espaços de espelho foram criados para melhorar o desempenho e proteger seus arquivos de falhas na unidade com a manutenção de várias cópias. Os espaços de espelho bidirecionais criam duas cópias de seus arquivos e podem tolerar uma falha de unidade, enquanto os espaços de espelho triplo podem tolerar duas falhas de unidade. Os espaços de espelho são indicados para armazenar uma grande variedade de dados, desde um compartilhamento de arquivos para fins gerais até uma biblioteca de VHDs. Quando um espaço de espelho é formatado com ReFS (Sistema de Arquivos Resiliente), o Windows mantém a integridade dos dados automaticamente, tornando seus arquivos ainda mais resilientes a falhas de unidade. Os espaços de espelho bidirecionais exigem pelo menos duas unidades e os espaços de espelho de três vias exigem pelo menos cinco.

        Os espaços de paridade foram criados para melhorar a eficiência de armazenamento e proteger seus arquivos de falhas na unidade com a manutenção de várias cópias. Os espaços de paridade são melhores para dados de arquivamento e mídia de streaming, como músicas e vídeos. Esse layout de armazenamento requer pelo menos três unidades para protegê-lo de uma única falha de unidade e pelo menos sete unidades para protegê-lo de duas falhas de unidade.

        https://support.microsoft.com/pt-br/windows/espa%C3%A7os-de-armazenamento-no-windows-10-b6c8b540-b8d8-fb8a-e7ab-4a75ba11f9f2

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: