Federação entre domínios e rede pública com Microsoft Lync™ 2010


O Microsoft® Lync™ 2010 permite que os funcionários se comuniquem com mais rapidez e eficiência com outras pessoas, dentro e fora da organização. A Federação estende todos os recursos de comunicação do Lync Server 2010 pela Internet para clientes, fornecedores, parceiros e outros. É o recurso que permite corporações se comunicarem através do Lync do Office 365. Habilitando a federação, será possível que duas empresas (com contas de office 365 e domínios distintas) se comuniquem plenamente utilizando o Lync.

Recursos principais e funcionalidade

Faça federação com seu parceiros confiáveis: Os administradores podem permitir federação com qualquer outra organização que execute o Lync Server 2010 ou versões anteriores, incluindo o Office Communications Server e o Live Communications Server.
Mantenha contato mais facilmente: Depois de habilitado, os usuários de uma organização podem adicionar usuários de outra organização às listas de contato, enviar-lhes mensagens instantâneas e ver suas informações de presença.
Desfrute dos recursos completos das Comunicações Unificadas: Os usuários podem escolher a melhor maneira de se comunicar para a tarefa em questão — voz, vídeo e outras — e podem transformar facilmente sessões de pessoa a pessoa em conferências com vários participantes.
Economize dinheiro:As comunicações federadas usam a Internet, não a rede de telefonia pública — ajudando a reduzir o dinheiro gasto nas contas telefônicas e nos serviços de conferência de terceiros.
 

Habilitando e configurando a federação no Office 365

Para habilitar a federação no Lync online, primeiro entre como administrador e clique em GERENCIAR logo abaixo do Lync:

Na próxima tela, clique em FEDERAÇÃO DE DOMÍNIOS e depois EDITAR:

São apresentadas 3 opções, auto-explicativas. Selecione a que se aplica ao seu caso:

A partir de agora, basta que no cliente do Lync os usuários adicionem os contatos da corporação exterior.
Na outra aba, REDES PÚBLICAS DE IM, você ainda pode liberar o acesso de seus clientes Lync para a rede do Messenger:

Com essas etapas, sua empresa poderá entrar em contato com outras empresas que também utilizem o Lync (Online ou Lync Server) e se comunicar de maneira eficiente e grátis, sem abrir mão das diretivas de segurança aplicáveis ao Lync.
Na minha organização, uso a federação e isso me permite uma flexibilidade muito grande para estar conectado à parceiros, fornecedores e clientes que também usam Microsoft Lync ou Windows Live Messenger. Separei dois contatos de Lync e neles nota-se o ícone que os identificam como contatos federados:
316499316498
Note também que um contato corporativo com base em uma estrutura de UC Microsoft Lync também é identificado a partir de um IM Windows Live Messenger (rede pública), veja:

 
Em breve, videocast sobre federação de Lync… Aguardem…
Encontre mais artigos sobre Office, Office 365 e Plataforma de Colaboração e Produtividade Microsoft em: http://mcssc.wordpress.com/

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: