Pesquisa, nos ajude a evoluir!

Pessoal,
Primeiramente venho agradecer ao grande público que nos tem visitado todos dias. Já atingimos uma marca considerável para um portal de TI no Brasil. Agradeço também a todos os que comentam, agradecendo, enviando dicas e participando.
Agora nós precisamos tomar uma decisão importante. Para haver dedicação maior a conteúdos de tecnologia e gestão, como deveríamos rentabilizar o portal?
Essa é uma decisão importante. Venho pedir a opinião de todos os nossos leitores. Qual é o próximo passo do portal? Você pagaria por um produto nosso? Quanto? Se incomodaria em ver anúncios?
Enfim, nos ajudem. Respondam ao quiz abaixo, comentem, enviem emails etc. Todas as opniões serão relevadas.
[polldaddy poll=5115403]

Share

    Comments

    1. eae galera do cooperati, bom acho q o trabalho ta execente mais nada de cobrar não hein vão acabar sujando a imagem do bom trabalho que esta sendo feito, vamos coloborar sem compromisso e sim por paixão.
      valeuuuu

      • Ahn?
        Quer dizer que as nossas dicas podem ajudar você a ganhar dinheiro, mas nós não podemos?
        Se a gente não ficar dedicado a isso, como acha que iremos postar uma dica por dia?
        Seja mais razoável!
        P.S.: A maioria está optando pelo conteúdo pago. Não significa que abandonaremos os gratuitos, só que teremos conteúdos de hoooras em DVD que serão pagos.
        Por exemplo, uma vídeo aula nossa tem em média 15 minutos, em um DVD teremos no mínimo 1 hora de muitos detalhes e testes completos.

        • Para 1 hora de videos com detalhes existem sites que aceitam vídeo com longa duração, por que não solicitar doações ao impor “Precisamos rentabilizar o portal!”
          Abraços e parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo (pelo menos até agora).

    2. Não a privatização !!!
      Compartilhar sempre !!!
      Usem anúncios.

    3. Eu acho que se continuar publicando as dicas com qualidade de sempre não tem problema vender dvd ou aulas, eu uso algumas das coisas que vcs publicam aqui e me ajudaram. Mas se tipo for parar de postar coisas maneiras e so as muito faceis acho que não é certo, mantenham a qualidade e se vender aulas de mais de uma hora mas com um conteúdo muito bom vale a pena comprar.
      Parabéns pelo portal e podem continuar com o projeto, sempre tem que reclama, quem quer receber sem dar nada em troca, mas aposto que a maioria de quem vem aqui compraria.
      Abcs.

    4. Muito obrigado,
      Saiba que está lidando com excelentes profissionais. Se for o caso de vendermos algum conteúdo, pode ter certeza que será totalmente diferente do que postamos aqui.
      E o que postamos, sempre será de qualidade. Meu desejo é que consigamos estar focados no portal, mas para isso preciso de retorno financeiro, como qualquer outro profissional.

    5. Pessoal, o Bernades falou para divulgar o nome CooperaTI, concordo com ele, alias eu ja passei o site para uns 30 amigos meus que trabalham com TI e todos esta fielmente acessando o site todos os dias.
      E com relacao aos conteudos pagos, seria uma boa sim, lancar um dvd com 1 ou 2 horas de curso, mas que depois podessemos tirar todoas nossas duvidas e nao apenas 3, como o Bernades disse em seu Vlog.
      Abss

      • “Todas as dúvidas” não dá, mas podemos colocar um prazo de x meses para perguntar a vontade.
        E me digam, em qual outro portal vocês teriam esse tipo de conversa, sem censura? 😉

        • Imaster!
          Ja comprei cursos lá e tiraram todas minhas duvidas, sem limitar as perguntas.
          Acho que isso deve ser um canal aberto, ja que é um curso. Eu nao irei comprar um curso onde poderia tirar minhas duvidas em relacao ao mesmo.

    6. Caros leitores,
      Acho que vocês não entenderam o que o Bernardes disse, não é sobre mudar o que o portal faz, mas sobre fazer mais do que podemos hoje. Não gostaria que vocês tivessem a impressão errada, como alguns que escrevem nos comentários mas participam de outros blogs e não curtem o que fazemos.
      Nós queremos é ter conteúdos dedicados de longa duração, mais de 1 hora, com alta qualidade e com tempo para falar com clareza e profundidade. Essas coisas levam tempo, e não sei se vocês sabem também temos vida social, ou seja, temos que sair com a família, divertir, fazer outra coisa que não seja apenas estudar ;-). Por isso sejam realistas ao comentar e não se deixem levar pelos comentários de quem se sente incomodado pelo crescimento e qualidade do trabalho do Portal e dos autores, e vem comentar com idéias que não condizem com a realidade de um verdadeiro profissional no que faz.
      Um abraço a todos.

      • Pessoal, concordo com o Vagner. Logico que vcs merecem ganhar o dinheiro de vcs, e nao critico isso, eu no lugar de vcs faria o mesmo. Só nao gostei do fato de ter apenas 3 duvidas tiradas por curso, dai tiro minhas 3 duvidas e depois surgi outra du vida em relacao ao conteudo que nao entendir muito bem e nao posso. Ai julgo errado.
        Absss
        Só isso, do resto vcs são feras e tenho vcs como referencia.

        • Renato,
          A questão da quantidade de dúvidas respondidas é algo que podemos mudar em favor da receptividade de vocês. Nada aqui é feito de uma hora pra outra ou sem saber se os leitores, aqueles que a gente conhece de sempre participar conosco não os aventureiros de outros lugares, gostariam.
          Tanto ouvimos vocês que meu post sobre como fazer um repositório veio de sugestões de leitores por email. Nossa intenção principal não é vender, esperamos que tendo uma quantidade grande de acessos diários ter anúncios possa ser o método de rentabilização. Quanto a questão de botão para “doar” está fora de nossos objetivos, somos todos aqui profissionais e esperamos ter recebimento como pagamento em troca de um serviço prestado e não de donativos.
          Espero que vocês como participantes deste Portal possam nos ajudar a melhorá-lo sempre, seja com sugestões de matérias, críticas (mesmo as que não sejam positivas, mas que sejam construtivas 😉 ) e em como nosso relacionamento com a comunidade de TI e Gestão pode melhorar.
          Abraços a todos.

    7. Este e o problema de crescer democraticamente,(risos) !!!
      Na minha opinião deveriam optar pelos dois, tanto pelos anúncios e doações como a venda de produto , pois a marca CooperaTI esta crescendo muito, Já virou referencia para muitos na area de TI pra quem ta começando; como pra que quem ja ta nesta vida profissional ha muito tempo ,não existe crescimento sem sacrifício.
      Muitos de nos pagam R$ 400,00 ou 500,00 em livros e vídeos; e não conseguem tirar o proveito deles ,pois o andamento da tecnologia e muito rápido, e ter profissionais que querem trocar informações por mais simples que seja ta raro hoje em dia . eu parabenizo e agradeço a iniciativa dos criadores do portal pois nao e um blog mais sim um ferramenta de trabalho pro dia dia mantendo a essência do compartilhar conhecimento !!

    8. Bom dia a todos,
      Na minha opinião uma boa seria colocar doação mas sem limitar o recurso de quem nao faz doação.
      Exemplo, participo de um site gringo onde somente quem é convidado pode entrar e participar de fórum.
      Passos a seguir;
      – Deixar o portal aberto para cadastramento até uma certa data.
      – Colocar sistema de doação (sem limitar conteúdo a quem não doa)
      – Controle de convite para usuários.
      Bom acho que isso é um princípio.

    9. Avatar for Rafael Bernardes Thiago Gonçalves : 6 de junho de 2011 at 10:57 am

      O blog realmente é muito bom, mantendo a qualidade dos post gratuitos não vejo qual quer problema em ser feito conteúdo para a venda ou anuncios nos site. É justo que o trabalhador ganhe por seu trabalho. Os profissionais dedicam tempo neste projeto e nada mais justo do que ter um retorno por isto.
      Sucesso com o projeto.

    10. Eu concordo com o conteúdo pago, bem como, que mantenha o gratuito com a mesma qualidade que temos atualmente. Como exemplo, já comprei alguns DVD´s do Baboo, etc,. e sempre achei que o conteúdo era justo pelo valor pago. Uma outra opção interessante, seria a consultoria por hora, mas com um descontinho bacana para os usuários do portal…rss. É só lembrar que em alguns casos, temos que cobrar ainda do cliente, ou seja, se o preço for muito alto, inviabilizaria o negócio. Abraços

    11. Prezados leitores, profissionais da área de TI.
      Quando a idéia de um grupo de profissionais do naipe que compõe o CooperaTI resolveu criar esse projeto, me senti particularmente honrado em ser convidado a participar. Primeiro por que esses cavalheiros são profissionais que eu conheço pessoalmente e todos têm a minha admiração pessoal e profissional. Esse número de profissionais seria até maior. Mas acreditem, houve quem não quisesse integrar o grupo. Talvez por orgulho pessoal, não sei. Tem que goste de ser uma estrela em vez de participar da constelação.
      Nós somos assim: uma constelação. E vocês fazem parte dela. Por isso, a nossa eterna preocupação em consultar vocês sobre nossos passos. Juntos, queremos fazer uma área de TI mais digna, onde os profissionais sejam valorizados o quanto merecem ser. Não vou repetir aqui os argumentos do Bernardes ou do Vagner. Ambos têm o meu total apoio.
      Entretanto, avaliem o que está sendo proposto com cautela. O portal continuará sendo gratuito, com a mesma qualidade. Contudo, essa qualidade demanda um tempo, que não nos é farto, para que seja desenvolvido.
      O que buscamos é mais do que “vender conteúdo”. Buscamos uma democratização do conhecimento. Compare o quanto você investiria em um treinamento e o quanto você investiria em vídeos focados naquilo que você realmente precisa. Um material detalhado, com testes em laboratório, em alta qualidade de som e imagem. Você não pode escolher o que quer aprender num treinamento. Profissionais experientes passam por treinamentos que muitas vezes se tornam massantes porque até chegar o ponto que ele realmente quer aprender pode levar algum tempo.
      Você pode até estar se perguntando: “Certo, mas também vou ver coisas que eu ainda não conhecia profundamente no restante do treinamento”. Concordo com isso. Esses são os famosos “pulos do gato”. E se a gente for contar quantos gatos já estão pulando aqui pelo potal é capaz de termos problemas com a SUIPA!
      Os vídeos curtos, as dicas, as nossas impressões sobre novas tecnologias e novos produtos estarão sempre aqui, com a mesma qualidade e de forma gratuita.
      Queremos não apenas representar um portal “tira-dúvidas”. Queremos abrir discussões mais complexas sobre o mercado e o profissional de TI. Queremos saber se cada um de vocês está satisfeito com o quanto ganham. Se se sentem valorizados pessoal e profissionalmente. E os que responderem “NÃO” a essa pergunta, que encontrem aqui um lugar para criar e contribuir com novas idéias.
      Queremos integrar a área de TI com áreas de interesse geral, como gerenciamento de projetos, RH etc.
      O que em verdade isso significa é que precisamos de recursos para que todos os objetivos, aos poucos, sejam alcançados. Mas aqui nada é unilateral. Sempre solicitaremos a sua opinião. Dêem suas opiniões como profissionais, como quem conhece o árduo mercado de TI.
      Abraços a todos e sucesso.

      • Bonitas suas palavras, e retrata muito bem toda situação. Atualmente estou empregado numa empresa que não enxerga o TI como algo essencial, porem quando entrei meu superior disse que queria deixar o TI uma fortaleza, que ouviria minhas opiniões, e faria delas acoes dele. Porem na Pratica nada disso funciona, eu estou trabalhando em coisas que nao cabem ao meu cargo (tecnico de informatica), me deparo como situacoes que tenho que elaborar documentos de padronizacao no modelo ITIL e nao ganho para tal, so um mero tecnico em informatica, fazendo trabalho de analista. O fato é, sigo este portal e continuarei seguindo, para ampliar meus conhecimentos e quem sabe um dia abrir minha própria consultoria.
        Abss

    12. Gostaria de mostrar que a nossa intenção não era de um comercio de conhecimento mas sim esta mais disponível para criação de material e soluções, seja por anúncios ou vendendo vídeo aulas, a gente só espera o reconhecimento do trabalho feito. Continue a divulgar o Cooperati e assim talvez se duplicássemos o numero de visitas a propaganda poderia ser uma solução no lugar de conteúdo pago.

    13. O CooperaTI é um excelente site. Uma pena ter descoberto ele apenas na metade de 2010.
      Eu acho justo vendas de DVD’s e utilização de anúncios (desde que não exagerados) no portal.
      Concordo com o Thiago Gonçalves, é justo vocês terem um retorno pelos trabalhos.
      Tudo é válido para evoluir o site.
      Obs.: Gostaria de ver um fórum do CooperaTI, seria bem interessante.
      E continuem assim, com excelentes dicas pra nós e sucesso para o novo projeto.
      Att.

    14. Olá galera do CooperaTI
      Minha área de atuação é edição de vídeo, mas mesmo assim visito o CooperaTI todos os dias (ou quase todos) e sempre leio todos os posts. Mesmo não sendo a minha área, a gente sempre aprende alguma coisa. Foi assim, lendo na internet artigos, tutoriais e etc que aprendi, sozinha, a editar vídeos e com o auxílio e principalmente o incentivo de um grande amigo também aprendi a montar computadores e construir sites. Minha filha, que é estagiária na área de TI, já fez uso no âmbito profissional de um tutorial publicado aqui. Enfim, o que quero dizer é que o trabalho, excelente por sinal, que todos vocês estão fazendo contribui (e muito!) para o auxílio de profissionais da área e é de grande valia para os iniciantes.
      Sem dúvidas é muito bom encontrar gratuitamente informações tão valiosas, mas concordo que para manter o portal e ampliar seus horizontes é necessário empreender esforços e tempo. E tempo é dinheiro.
      Normalmente os cursos físicos e mesmo cursos on line da área são caros e estão acima do orçamento da grande maioria da população, especialmente os iniciantes. Assim, uma das minhas sugestões é promover cursos on line e/ou através de dvd’s mas a um valor mais acessível à população. Outra sugestão paralela são os anúncios que também oferecem bom retorno financeiro e que se bem dimensionados em nada irão atrapalhar.
      E ainda a assinatura do conteúdo exclusivo (e acesso a um futuro possível fórum), poderia ser paga. Uma taxa quase simbólica, mas que no volume poderia se tornar expressiva para o portal e irrelevante para o assinante.
      No mais, parabéns à todos os profissionais do CooperaTI pelo excelente trabalho e iniciativa e, acima de tudo, pelo empenho e dedicação em produzir e a trazer até nós leitores e profissionais da área um material tão prestativo.
      Abraços!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: