Hyper-V Réplica em Workgroup – Windows Server 2019

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar o Hyper-V Réplica, como funciona e demostrar sua implantação em um cenário sem domínio, em Workgroup (Grupo de Trabalho).

Hyper-V Replica é parte integrante da função Hyper-V. Contribui para sua estratégia de recuperação de desastre replicando as máquinas virtuais de um servidor de host Hyper-V para o outro para manter suas cargas de trabalho disponíveis. Réplica do Hyper-V cria uma cópia de uma máquina virtual ao vivo para uma máquina virtual offline de réplica.

Observe o seguinte:
Hosts Hyper-V: servidores host principais e secundários podem ser fisicamente localizados ou em locais geográficos separados com replicação em um link WAN. Os hosts do Hyper-V podem ser independentes, agrupados ou uma mistura de ambos. Não há dependência do Active Directory entre os servidores e eles não precisam ser membros do domínio.

Replicação e controle de alterações: quando você habilita a Réplica do Hyper-V para uma máquina virtual específica, a replicação inicial cria uma máquina virtual de réplica idêntica em um servidor host secundário. Depois disso, o rastreamento de alterações do Hyper-V Replica cria e mantém um arquivo de log que captura as alterações em um VHD de máquina virtual. O arquivo de log é reproduzido em ordem inversa para o VHD de réplica com base nas configurações de frequência de replicação. Isso significa que as alterações mais recentes são armazenadas e replicadas de forma assíncrona. A replicação pode ser por HTTP ou HTTPS.

Replicação estendida: permite replicar uma máquina virtual de um host primário para um host secundário e replicar o host secundário para um terceiro host. Observe que você não pode replicar do host primário diretamente para o segundo e o terceiro. Esse recurso torna a Réplica do Hyper-V mais robusta para recuperação de desastres porque, se ocorrer uma interrupção, você poderá se recuperar da réplica primária e estendida. Você pode fazer o failover para a réplica estendida se seus locais primário e secundário forem desativados. Observe que a réplica estendida não oferece suporte à replicação consistente do aplicativo e deve usar os mesmos VHDs que a réplica secundária está usando.

Failover: Se ocorrer uma indisponibilidade em seu local principal (ou secundário no caso de estendido), você poderá iniciar manualmente um failover de teste, planejado ou não planejado.

 

TestePlanejadoNao planejado
Quando devo correr?Verificar se uma máquina virtual pode efetuar failover e iniciar no site secundário
Útil para testes e treinamento.
Durante o tempo de inatividade planejado e interrupções.Durante eventos inesperados.
Uma máquina virtual duplicada é criada?Sim.Não.Não.
Onde é iniciado?Na máquina virtual de réplica.Iniciado no primário e concluído no secundário.Na máquina virtual de réplica.
Com que frequência devo correr?Recomendamos uma vez por mês para testar.Uma vez a cada seis meses ou de acordo com os requisitos de conformidade.Apenas em caso de desastre quando a máquina virtual principal estiver indisponível.
A máquina virtual principal continua a replicar?Sim.Sim. Quando a indisponibilidade é resolvida, a replicação inversa replica as alterações de volta ao site primário para que o primário e o secundário sejam sincronizados.Não.
Existe alguma perda de dados?Nenhum.Nenhum. Após o failover, a réplica do Hyper-V replica o último conjunto de alterações controladas de volta ao primário para garantir a perda zero de dados.Depende do evento e dos pontos de recuperação.
Existe algum tempo de inatividade?Nenhum. Não afeta o seu ambiente de produção. Ele cria uma máquina virtual de teste duplicada durante o failover. Após o término do failover, selecione Failover na máquina virtual de réplica e ele será automaticamente limpo e excluído.A duração da interrupção planejada.A duração da indisponibilidade não planejada.

 

Pontos de recuperação: quando você define as configurações de replicação para uma máquina virtual, especifica os pontos de recuperação que deseja armazenar. Os pontos de recuperação representam um instantâneo a partir do qual você pode recuperar uma máquina virtual. Obviamente, menos dados serão perdidos se você recuperar de um ponto de recuperação muito recente. Você pode acessar os pontos de recuperação até 24 horas atrás.

Pré-requisitos de implantação

Veja o que você deve verificar antes de começar:
Descobrir quais VHDs precisam ser replicados: Em particular, os VHDs que contêm dados que estão mudando rapidamente e não são usados pelo servidor de Réplica após o failover, como discos de arquivos de paginação, devem ser excluídos da replicação para preservar a largura de banda da rede. Anote quais VHDs podem ser excluídos.

Decida com que frequência você precisa sincronizar dados: Os dados no servidor de réplica são atualizados de acordo com a frequência de replicação que você configurar (30 segundos, 5 minutos ou 15 minutos). A frequência escolhida deve considerar o seguinte: As máquinas virtuais estão executando dados críticos com um RPO baixo? Quais são suas considerações de largura de banda? Suas máquinas virtuais altamente críticas obviamente precisarão de replicação mais frequente.

Recovery Point Objetive ou RPO: diz respeito à quantidade de informação que é tolerável perder, no caso de uma parada nas operações.

Decidir como recuperar dados: Por padrão, a Réplica do Hyper-V armazena apenas um único ponto de recuperação que será a última replicação enviada do primário para o secundário. No entanto, se você quiser a opção de recuperar dados para um ponto anterior no tempo, poderá especificar que os pontos de recuperação adicionais devem ser armazenados (até um máximo de 24 pontos por hora). Se você precisar de pontos de recuperação adicionais, observe que isso exige mais sobrecarga nos recursos de processamento e armazenamento.

Descubra quais cargas de trabalho você replicará: A replicação de réplica padrão do Hyper-V mantém consistência no estado do sistema operacional da máquina virtual após um failover, mas não no estado dos aplicativos em execução na máquina virtual. Se você quiser recuperar seu estado de carga de trabalho, poderá criar pontos de recuperação consistentes com o aplicativo. Observe que a recuperação consistente com o aplicativo não está disponível no site da réplica estendida se você estiver usando a replicação estendida.

Decida como fazer a replicação inicial dos dados da máquina virtual: A replicação começa transferindo as necessidades para transferir o estado atual das máquinas virtuais. Esse estado inicial pode ser transmitido diretamente pela rede existente, imediatamente ou posteriormente, na configuração. Você também pode usar uma máquina virtual restaurada pre existente (por exemplo, se tiver restaurado um backup anterior da máquina virtual no servidor de réplica) como a cópia inicial ou você pode economizar largura de banda de rede copiando a cópia inicial para mídia externa e, em seguida, entregando fisicamente a mídia para o site de réplica. Se você quiser usar uma máquina virtual preexistente, exclua todos os instantâneos anteriores associados a ela.

Script

Scripts Hyper-V Réplica em Workgroup

Acesse o GitHub e baixe todos os scripts sobre o Hyper-V Réplica em Workgroup.

 

Vídeo

Vamos ao vídeo onde será demostrado de forma clara e objetiva o passo a posso de como configurar o Hyper-V Réplica em Workgroup (Grupo de Trabalho) no Windows Server 2019. Também no vídeo temos uma breve demonstração de como funciona o Hyper-V Réplica e seus modos de operação como: Failover planejadoFailover não planejado e Teste de Failover.

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. Avatar for Gabriel Luiz Rogério Bernardes : 23 de novembro de 2019 at 8:21 am

      Bom Dia, não consegui criar um certificado válido via Powershell. Não deu nenhum erro, mas ele não foi reconhecido como válido, fiz exatamente seguindo o procedimento e nenhuma msg de erro foi exibida. Criei ele no Hyper0V 1 e notei que ao exportar ele não me abre as opçoes que devo marcar para a exportação, deve ser por estar inválido. tem algum passo que devo rodar na CA antes de criar o certificado. Estou usando Hyper-V 2016 Server.

      • Bom dia.
        Muito obrigado por prestigiar o portal Cooperati.

        Agora vamos a sua dúvida.

        O procedimento de criação e o mesmo tanto no Windows Server 2016 e Windows Server 2019. Você pode estar errando em algum passo. O ideal que o seu sistema operacional esteja 100 % atualizado.

    2. Boa tarde Gabriel, foi de muito auxilio seu tutorial. Essas funções de réplica hyper-v em workgroup funciona também no server std 2016 ou somente no 2019? Minha idéia era usar dois servidores físicos std 2016 e a vm hyper-v essentials 2019, e minha rede não possui controlador de demoninio, somente workgroup, obrigado!!!!

    3. Boa Tarde Gabriel, uma duvida notei que vc esta utilizando hyper-v no w10 com as vm 2019 srv, e com essas vms 2019 vc ativa o hyper-v para replicacao…tentei realizar o mesmo precedimento e da que o processador não tem suporte. como faco?

    4. Bom dia, Gabriel. Tenho uma dúvida, talvez possa me auxiliar.
      Temos o Windows Server 2019 Standard rodando o Hiper-V e sim um Segundo Servidor
      com o mesmo sistema, rodando o Hiper-V Replica. ocorre que pela terceira vez o Servidor
      principal não envia os Pacotes a Réplica, e notei que ao Clicar em Maquina Virtual> na Opção
      Replicação>Continuar Replicação, o comando não é obedecido, como se ficasse pausado o Tempo todo, até não muda para a opção Pausar Replicação.
      Sendo assim, a réplica não esta ocorrendo. o Acesso ao segundo servidor pelo primeiro esta normal e o intervalo de replica esta em 5 minutos. todas as atualizações foram feitas.. e me parece que foi após uma destas atualizações.
      Gostaria de saber, se ja se deparou com a questão e se saberia como eu posso me orientar para solucionar a questão, quando esta ocorrer e se ocorrer novamente.

      • Boa noite. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Agora vamos a sua dúvida. Já tive este problema em vários ambientes. Sempre antes de colocar um Hyper-V Réplica em produção temos que verificar alguns requisitos.
        Neste link você pode verificar estes requisitos. https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/virtualization/hyper-v/manage/set-up-hyper-v-replica?WT.mc_id=WDIT-MVP-5003815

        Outra configuração que você verificar se seu servidor (hardware) estar certificado para executar do Windows Server 2019. Você pode verificar neste link https://www.windowsservercatalog.com

        Você não me informou qual é a id do erro que é gerado, quando não ocorre a replicação da VM, mas você pode ler nestes dois artigos meus estar informação, que eu explico como ser alertado quando algum problema acontece com a replicação da sua VM.

        https://gabrielluiz.com/2019/06/alerta-telegram/
        https://gabrielluiz.com/2020/09/novo-artigo-no-portal-cooperati-como-receber-notificacao-do-seu-servidor-no-microsoft-teams/

        Este problema pode ocorrer devido a muitos fatores, tudo depende como seu ambiente de Hyper-V Réplica estar configurado. Principalmente a ressincronização do Hyper-V, que é um processo que consome muito dos recursos do servidor como memória, CPU, disco e rede. Recomendo agendar a ressincronização do Hyper-V fora do horário de produção. O artigo abaixo tem mais informações dos comandos de Powershell para sua configuração.

        https://www.serverwatch.com/guides/hyper-v-replica-resynchronization-process/

        • Olá, Gabriel, primeiramente, obrigado por seu pronto retorno, peço desculpas pela demora na resposta, estou bem atarefado com o seguimento. Mas estou assistindo seu vídeo e vou sim acessar os links para nos orientar de maneira mais correta. Notei que o Sufixo DNS, não foi inserido no processo de criação de nossa réplica aqui, talvez seja este o principal motivo. Fui checar o Código de Erro, e ao avaliar melhor o Visualizador de Eventos, notei que mesmo agora, depois de refeito a Réplica e estar rodando normalmente, ele apresenta alguns erros, mo momento que faço o Backup Baremetal do Windows, sabemos que da uma “travada” na replicação neste momento, minha dúvida é se este pode ser um dos motivos de “avariar” a réplica?. Este espelhamento costumo agendar para depois da finalização da Réplica, no entanto no dia seguinte ao Servidor estar desligado, ele simplesmente executa no Iniciar do Servidor e ai sim coincide com a carga da Réplica, como posso fazer para mudar isto?
          Muito obrigado por partilhar seus conhecimentos conosco, desejo sucesso pra ti.

          • Boa tarde. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho, quando você fala espelhamento seria, o que? Não ficou claro para mim, que tipo de backup está executando e a maneira que você estar executando este backup. Se quiser me mandar uma mensagem nome meu whatsapp que vou lhe ajudar. 31 99329-2129

            • Bom dia, Gabriel. Desculpe a demora para voltar aqui na resposta, mas creio que poderá inclusive ser útil a mais alguém.. certamente o erro que estava ocorrendo era sim com relação do SUFIXO DNS, que não tínhamos inserido e também, após ver com calma seu vídeo e explicação, notei que não tínhamos inserido o as informações de IP e Hostname, no arquivo hosts. Feito estes ajustes, esta tudo funcionando corretamente, inclusive já fiz mais 4 replicações utilizando seus Script e suas orientações. Muito obrigado por sua ajuda, e parabéns por compartilhar seu conhecimento de maneira fácil e bem clara. Certamente como foi útil para mim, também será para várias outras pessoas interessadas no assunto. Grande abraço e sucesso pra ti!!!

            • Boa tarde. Fico muito feliz em ter lhe ajudado com o meu conhecimento! Precisando só chamar.

    5. Bom dia, Gabriel. estou aqui novamente, solicitando outra ajuda. Agora temos interesse em montar um terceiro servidor, este receberá uma Réplica da Réplica. Gostaria de saber se você teria este conhecimento para pode me compartilhar, por aqui ou por outro meio, eu agradeço com antecedência sua atenção. Muito Obrigado.

    6. Olá, Gabriel! Como vai?

      Tenho um dúvida em relação a configuração de IP das máquinas virtuais.
      Por exemplo, tenho um servidor rodando em SP e gostaria de fazer uma replica desse servidor no RJ. Uma vez feita a replica desse servidor de SP para RJ e a máquina de SP deixa de funcionar, como essa máquina do RJ irá funcionar, uma vez que o gateway de SP é diferente do RJ? Nesse exemplo estou simulando apenas uma máquina, mas e quando falamos de aproximadamente 2000 servidores ?

      Obrigado,

    7. Boa tarde Gabriel, gostaria de tirar uma dúvida com você se possível. Pretendo ativar a função de replicação em meus servidores e gostaria de utilizar placas de redes exclusivas para isso (crossover). Tem como me orientar ou passar algum link no qual há uma resolução para isto. Agradeço desde já.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: