Conheça o Assistência com acesso-negado

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto e File Server (Servidores de Arquivos), vamos falar de um recurso que poucos profissionais de TI conhecem, chamado Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado).

 

 

Este conteúdo faz parte do exame AZ-800: Como administrar a infraestrutura de núcleo híbrido do Windows Server. Recomendo a compra do livro Exam Ref AZ-800 Administering Windows Server Hybrid Core Infrastructure (3570357) (English Edition) do autor Orin Thomas para estudos desta certificação.

 

Bem provável que você deve gerenciar algum servidor de arquivos em sua organização. Também é super normal que usuários faça a abertura de chamados ao helpdesk solicitando acesso à pasta ou arquivo após receber alguma mensagem de acesso negado, igual a demostrado na imagem abaixo.

Mensagem de aviso informando o usuário não possui acesso a determinado compartilhamento

 

Assistência com acesso-negado (Access-Denied Assistance)

 

Access-Denied Assistance, também conhecido como “Assistência com acesso-negado”, é uma funcionalidade presente no sistema operacional Windows Server que ajuda os usuários a solicitar assistência quando encontram problemas de acesso a recursos compartilhados em uma rede corporativa. Esta funcionalidade foi introduzida no Windows Server 2012 e continua disponível em versões posteriores do sistema operacional, como Windows Server 2022.

Quando um usuário recebe uma mensagem de erro de acesso negado ao tentar acessar um arquivo, pasta ou outro recurso compartilhado em uma rede, o Access Denied Assistance (Assistência com acesso negado) permite que esse usuário solicite assistência diretamente da interface do sistema operacional. O recurso ajuda a simplificar o processo de resolução de problemas, permitindo que os usuários forneçam informações detalhadas sobre o problema ao administrador de TI ou à equipe de suporte.

 

Como funcionar

O Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado) funciona da seguinte forma:

 

1. Usuário encontra um erro de acesso negado: Quando um usuário tenta acessar um recurso compartilhado e encontra um erro de acesso negado, ele tem a opção de solicitar assistência.

2. Solicitação de Assistência: O usuário pode clicar em um link ou botão na mensagem de erro para solicitar assistência. Isso abre uma janela na qual o usuário pode fornecer detalhes sobre o problema.

3. Administrador de TI recebe a solicitação: A solicitação de assistência é encaminhada para um administrador de TI ou equipe de suporte designada na rede. O administrador recebe informações detalhadas sobre o problema, incluindo o usuário afetado, o recurso que estava sendo acessado e outras informações relevantes.

Resolução do Problema: Com as informações fornecidas pelo usuário, o administrador de TI pode tomar medidas para resolver o problema, seja concedendo permissões adequadas ao usuário, ajustando configurações de segurança ou fornecendo orientações adicionais ao usuário.

Essa funcionalidade é especialmente útil em ambientes corporativos, onde as redes costumam ter várias permissões e políticas de segurança complexas. O Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado) facilita a comunicação entre usuários e administradores de TI, agilizando o processo de resolução de problemas e melhorando a eficiência operacional.

 

Requisitos

Alguns requisitos são necessários para o uso do recurso Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado), são eles:

 

  • Windows Server 2012 ou superior (Para configuração do recurso).
  • Windows 8 ou superior (Para utilização do recurso pelo usuário).
  • Instalação da Função File Server Resource Manager FSRM (Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos).
  • Servidor SMTP (Para envio de e-mail necessário a configuração de um servidor SMTP interno ou utilizar SMTP Relay). Veja este vídeo aqui como configurar um SMTP Relay.

 

Vídeo

Descubra o mundo do Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado), comigo! Neste vídeo informativo, exploramos essa poderosa funcionalidade presente no Windows Server, projetada para simplificar o processo de resolução de problemas de acesso negado em redes corporativas. Aprenda como os usuários podem solicitar assistência de forma fácil e eficiente ao encontrar mensagens de erro de acesso negado. Vamos mostrar como essa ferramenta facilita a comunicação entre usuários e administradores de TI, garantindo uma resolução rápida e eficaz para os desafios de acesso a recursos compartilhados. Não perca a chance de entender como o Access-Denied Assistance (Assistência com acesso negado) está transformando a maneira como lidamos com problemas de acesso em ambientes corporativos. Assista agora e simplifique o processo de resolução de problemas em sua rede!

 

Referências

https://learn.microsoft.com/en-us/windows-server/identity/solution-guides/scenario–access-denied-assistance?WT.mc_id=5003815

https://learn.microsoft.com/windows-server/storage/fsrm/fsrm-overview?WT.mc_id=AZ-MVP-5003815

 

Não perca as novidades!

Inscreva-se no meu canal do YouTube e ative o sino de notificações para ficar por dentro de tudo!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: