O que é um Tenant?

Nathan PinottiTenant Microsoft Entenda o que é um Tenant Microsoft

“Vamos criar um novo tenant”, “Já possui algum serviço em seu Tenant?”, “Quantos tenants a sua empresa possui?”, “A migração será de Tenant para Tenant (T2T)?”. Quem nunca ouviu ou fez essas e algumas outras perguntas que envolvem o tal termo “Tenant”? Eu mesmo, no começo da minha carreira em nuvem, ficava me perguntando: “Mas o que é um Tenant?”. A realidade é que o termo é globalmente utilizado, e geralmente muitos não buscam o entendimento completo do que é e por que existem Tenants na Nuvem Microsoft. Não posso falar sobre outros provedores, mas muito provavelmente também existem Tenants no mundo da AWS, GCP e outros.

O objetivo central deste artigo é explicar de forma simples o que é um Tenant no mundo Microsoft. Além de explicar o que é, a ideia é esclarecer algumas situações em que conhecer e entender o termo será de grande ajuda!

Você já deve ter notado que toda empresa que possui algum serviço na Nuvem Microsoft, seja Azure, M365, PBI, qualquer coisa, sempre terá uma conta, geralmente a de administrador, com o domínio @onmicrosoft.com, certo? Observe que o domínio onmicrosoft.com é comum a todas as empresas que utilizam um serviço na Nuvem Microsoft. Esse domínio é chamado de domínio de fallback e sempre vem acompanhado de outros atributos chamados “Tenant Name” e “Tenant ID”. Esses três elementos identificam de forma única e global o seu Tenant.

O que é um Tenant

Em uma tradução literal para o nosso querido português, “Tenant” seria equivalente a inquilino ou locatário. Entendeu? Podemos encerrar o artigo agora?

“OK, Nathan, mas e aí? Ainda não tenho ideia do que seja um Tenant”.

Vamos a uma analogia:

Imagine uma cidade chamada “Cloud Computing”. Na cidade Cloud Computing, existe um condomínio chamado Microsoft. Esse condomínio permite que outras empresas utilizem seu espaço e, para isso, cobra um valor pelo uso desse espaço.

Dentro do condomínio Microsoft, você pode ter um lote ou espaço só seu. Para cada espaço que você “aluga” dentro do condomínio, chamamos de Tenant. Esse Tenant deve ter um nome único no condomínio e ganhará um endereço que obrigatoriamente terá um sufixo onmicrosoft.com (NaMicrosoft.com). Claro que você pode e deve ter endereços customizados como nathanpinotti.com.br, mas o endereço único dado ao seu lote (nathan.onmicrosoft.com) sempre existirá, mesmo que não seja o seu principal.

No mundo técnico, a Microsoft aluga espaço em sua nuvem para que empresas consumam e paguem por seus serviços. Para que a Microsoft o identifique de forma única, você deve definir um nome globalmente único, que receberá o sufixo onmicrosoft.com. Esse sufixo também será utilizado nas URLs de serviços que você acessa, como SharePoint, OneDrive, PowerBI e outros.

Em seu lote (Tenant), você pode cadastrar vários endereços customizados (domínios personalizados) e usá-los como preferir e nos serviços que preferir. É possível também ter várias assinaturas (subscriptions) sem nenhum problema e, nelas, realizar mais uma segmentação a nível financeiro e de recursos. Além das subscriptions, o licenciamento utilizado na empresa fica atrelado ao Tenant.

Perguntas/Dúvidas comuns (FAQ)

  • Minha empresa pode ter mais de um tenant?

Sim, quantos você quiser. O ponto é medir se vale o custo o custo operacional (gestão) de vários tenants. No geral essa ideia vem para segmentar os serviços mas é totalmente possível seguir outras estratégias e facilitar sua vida a nível de gerenciamento.

  • Meu grupo possui 3 empresas cada uma com um Tenant e preciso que todas elas colaborem entre sim, é possível?

Sim! A forma mais comum e fácil de fazer isso é configurando uma relação de confiança entre os Tenants. O Entra External ID for partners (B2B) antigo AzureAD B2B é o formato mais simples de se fazer isso

  • Preciso alterar a URL do meu tenant. É possível?

Do SharePoint e serviços que o consomem, sim! Desde o segundo semestre do ano passado a Microsoft permite alterar a URL do SharePoint. Você também pode ter um segundo fallback domain.

  • Consigo migrar recursos e configurações de um Tenant para o outro?

Não! O que conseguimos no momento é migrar cargas de trabalho como OneDrive, Emails, Teams e SharePoint site. Mesmo conseguindo migrar utilizando ferramentas nativas, pra essa tarefa indico ferramenta de terceiros

Conclusão

Embora simples, o conceito pode não ser tão claro pra muitos profissionais de TI e usuários. Aos profissionais de TI, esse é um conhecimento base e estar na ponta da lingua quando um cliente o questionar.

Espero que tenha te ajudado a clarear esse conceitos! Um grande abraço \,,/

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: