Migrando servidores DFS com Storage Migration Service

Olá, pessoal, tudo bem?

Este artigo foi inspirado na palestra que assistir no Microsoft Ignite 2022 cujo tema foi: Modernize your File Server infrastructure with Azure (Em português: Modernize sua infraestrutura de servidor de arquivos com o Azure) apresentados por Sonia Cuff e Orin Thomas, ambos profissionais da Microsoft. Você pode assistir essa palestra neste link aqui.

A maioria das organizações possui um file server e várias delas também utilizam o DFS para manter a disponibilidade dos servidores de arquivos.

O DFS (Distributed File System) foi lançado no Windows NT 4.0 e todas as versões posteriores possui essa função.

Algumas organizações ainda utilizam servidores com sistemas operacionais Windows Server antigos, como Windows Server 2003, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Serve 2012 R2. Modernizar esses servidores e aumentar sua a segurança e essencial para funcionamento de uma organização que faz uso dele. Planilhas do Excel, documentos do Word e apresentações do Powerpoint são armazenadas nestes servidores, os novos ataques se modernizaram e muitas das vezes eles chegam até os servidores de arquivos dessas organizações, criptografa todas as informações e pede um resgate para que os arquivos sejam devolvidos.

 

Storage Migration Service

Manter os servidores DFS em funcionamento enquanto fazemos a sua migração para sistema operacionais mais novos, como Windows Server 2022 e essencial, para essa tarefa faço a “escalação”, já que estamos em clima de Copa do Mundo do Storage Migration Service. Já demostrei como migrar servidores de arquivos em Workgroup, você pode conferir neste artigo aqui e como migrar servidor em domínio, você pode conferir neste artigo aqui. O “jogador” tem muita habilidade em migrar servidores de arquivos! “Em três passos ele chega na frente do gol” e faz o gol da migração dos arquivos!”

Alguns passos são necessários para essa migração, em resumo são esses:

Agora chegou a vez de demonstrar como migrar servidores DFS com Storage Migration Service.

 

Requisitos

Os requisitos sãos os mesmos apresentados no artigo Storage Migration Service (Serviço de Migração de Armazenamento).

 

GitHub

Faça o download aqui dos comandos apresentados no vídeo.

 

Vídeo

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como migrar servidor de arquivos que fazem uso da função DFS com Storage Migration Service. Será demostrado como migrar servidores com sistemas operacionais Windows Server 2012 R2 para Windows Server 2022. Vale ressaltar que a mesma demonstração também pode ser utilizada para migrar sistema operacionais Windows Server 2003, Windows Server 2003 R2, Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2016 e Windows Server 2019 (Origem) e de (Destino) Windows Server 2012 R2 ou versões posteriores.

Referências

https://ignite.microsoft.com/en-US/sessions/6d8a89bc-8ec0-4095-bad0-336db9be668b?source=sessions

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/storage-migration-service/overview?WT.mc_id=5003815

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/dfs-namespaces/dfs-overview?WT.mc_id=5003815

 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: