GPOs de Compactação SMB

Olá, pessoal, muito bom estar de volta, ao Cooperati. Na verdade, nunca parei só dei um tempo.

Um dos recursos novos da família Windows Server 2022 e Windows 11 que será bastante utilizado nas organizações e a Compactação SMB (SMB compression).

A Compactação SMB permite que um administrador, usuário ou aplicativo solicite a compactação de arquivos à medida que são transferidos pela rede. A compactação SMB é mais eficaz em redes com largura de banda menor, como Ethernet de 1 Gbps ou rede Wi-Fi do cliente.

Já demostre neste artigo aqui como habilitar a Compactação SMB, em 5 de julho de 2021 quando publiquei o artigo o recurso ainda estava em preview. Hoje o produto já se encontra em GA (General availability) Disponibilidade Geral após os lançamentos oficiais do Windows Server 2022 e Windows 11.

Veja o vídeo abaixo na parte 3. Teste de velocidades da Compactação SMB (Preview). – 11:56 e comparece as velocidades de transmissão de arquivos sem e com Compactação SMB habilitada.

Tivemos algumas mudanças a partir das atualizações Windows Server 2022 KB5016693 e Windows 11 KB5016691.

 

Abaixo a imagem que indica que o Windows 11 não possui a atualização que adiciona as GPOs de Compactação SMB. O mesmo processo ocorre para o Windows Server 2022.

Windows 11 sem a atualização KB5016691

 

A partir de agora, se você solicitar Compactação SMB, será compactada o arquivo independentemente do seu tamanho ou aparente adequação para compressão. Não importa como você solicita compactação pelo Robocopy, configuração de compartilhamento, valores de registro.

Além disso, agora existe um conjunto de opções de Política de Grupo (GPO), PowerShell e registro para controlar os comportamentos legados e para permitir que você evite editar o registro manualmente para configurar a compactação do cliente.

 

Novas GPOs

 

GPOs Compactação SMB – Servidor

Novas GPOs de Compactação SMB

 

GPOs Compactação SMB – Cliente

Novas GPOs de Compactação SMB

 

Mostrarei em uma outra oportunidade as configurações de Compactação SMB pelo Powershell.

Requisitos

Windows Server 2022 (Server) com atualização KB5016693.

Windows 11 (Client) com atualização KB5016691.

 

Vídeo

No vídeo será demostrado de forma clara e objetiva como configurar as novas GPOs de Compactação SMB para o Windows 11 e Windows Server 2022 que muda o comportamento da Compactação SMB. Testes de comparação também será demostrado no vídeo. 

Referências

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/file-server/smb-compression?WT.mc_id=5003815

https://techcommunity.microsoft.com/t5/storage-at-microsoft/smb-compression-behavior-amp-settings-changes/ba-p/3610763?WT.mc_id=5003815

 

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. […] Em no ano de 2021 escrevi também a respeito da Compactação SMB, na época estava em Preview, hoje não mais. No ano de 2022 também escrevi a respeito das GPOs de Compactação SMB. […]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: