Avalie o Azure Stack HCI 20H2 usando a virtualização aninhada no Azure

Poucos profissionais de TI sabem realmente o que é a solução Azure Stack HCI. O nome confunde um pouco, pois o termo “Azure” remete à nuvem da Microsoft, e não é bem assim.

Nos últimos anos, várias empresas optaram por hospedar aplicativos na nuvem pública para obter benefícios como manutenção mais simples e escalabilidade aprimorada, mas a hospedagem em nuvem não é necessariamente a melhor opção para toda carga de trabalho. Muitas dessas mesmas organizações continuam hospedando outros serviços na infraestrutura local para manter as despesas operacionais mais baixas ou simplesmente para manter uma estratégia de hospedagem que já funciona.

Para oferecer suporte às cargas de trabalho hospedadas no local, as empresas cada vez mais adotam a infraestrutura hiperconvergente (HCI) como uma forma de reduzir custos, melhorar o desempenho, aumentar a disponibilidade e simplificar as operações. A HCI está rapidamente se tornando uma ótima maneira de implantar servidores no datacenter.

 

Azure Stack HCI Versão Prévia (Public Preview) 

Em 21 de julho de 2020 o Azure Stack HCI teve uma mudança importante: o lançamento do sistema operacional Azure Stack HCI, versão 20H2, versão prévia (Public Preview). Agora já é possível testá-lo na versão final.

 

Azure Stack HCI 

Azure Stack HCI, que está na versão 20H2, é um novo sistema operacional disponível para download. Ele é destinado a clusters locais que executam cargas de trabalho virtualizadas, com conexões de nuvem híbrida. O Azure Stack HCI é entregue como um serviço do Azure, com cobrança em uma assinatura. Ele também inclui a capacidade de hospedar o Serviço Kubernetes do Azure (Azure Kubernetes Service). Para obter detalhes, consulte o serviço kubernetes do Azure em Azure Stack HCI.

Anteriormente, o Windows Server 2019 Datacenter era utilizado para o Azure Stack HCI. Ainda é possível utilizá-lo e projetar o Azure Stack HCI.

 

Novidades do Azure Stack HCI, versão 20H2

 

Em comparação com as soluções baseadas no Windows Server 2019, os clusters que executam Azure Stack HCI versão 20H2 têm os seguintes novos recursos:

 

  • Novos recursos no Windows Admin Center: Com a capacidade de criar e atualizar clusters hiperconvergentes por meio de uma interface intuitiva do usuário, Azure Stack HCI é mais fácil de usar.
  • Clusters estendidos para failover automático: Clustering multisite com réplica de armazenamento e failover automático de VM que fornece recuperação de desastres e continuidade de negócios para clusters que usam espaços de armazenamento diretos.

  • Regras de afinidade e antiafinidade: Podem ser usadas da mesma forma que o Azure usa zonas de disponibilidade para manter as VMs e separar ou juntar o armazenamento em clusters com vários domínios de falha, como clusters ampliados.
  • Integração de portal do Azure: A experiência de portal do Azure para Azure Stack HCI foi projetada para exibir todos os seus clusters de HCI de Azure Stack em todo o mundo. Novos recursos estão em desenvolvimento.
  • Aceleração de GPU para cargas de trabalho de alto desempenho: Os aplicativos AI/ML podem se beneficiar do aumento do desempenho com GPUs.
  • Criptografia do BitLocker: Agora é possível usar o BitLocker para criptografar o conteúdo de volumes de dados em Azure Stack HCI, ajudando o governo e outros clientes a se manterem conforme padrões como FIPS 140-2 e HIPAA.
  • Maior velocidade de reparo de volume em espaços de armazenamento diretos (Storage Spaces Direct): Repare volumes de forma rápida e direta.

 

 

O Azure Stack HCI é uma solução que combina vários produtos: 

  • Hardware de um parceiro OEM
  • Sistema Operacional Azure Stack HCI
  • Windows Admin Center
  • Serviços Azure (opcional)

 

Azure Stack HCI é a solução hiperconvergente da Microsoft, disponível a partir de uma ampla gama de parceiros de hardware.

Considere os cenários abaixo para determinar se o Azure Stack HCI é a solução que melhor se adequa às suas necessidades:

 

Consolidação e modernização do Data Center.

Aposente o seu servidor antigo. Substitua os servidores mais antigos e a infraestrutura de armazenamento. Execute máquinas virtuais Windows e Linux no local usando o Azure Stack HCI.

 

Áreas de trabalho virtuais e cargas de trabalho virtualizadas de alto desempenho.

Muitas organizações desejam hospedar áreas de trabalho virtuais locais para a baixa latência e a soberania de dados. O Azure Stack HCI pode fornecer um desempenho melhor do setor para bancos de dados SQL Server. Pode oferecer também outras cargas de trabalho virtualizadas, sensíveis ao desempenho que exige milhões de IOPS de armazenamento ou transações de banco por segundo. Assim, ele oferece baixa latência consistente com o SSDs do NVMe e redes rápidas com RDMA.

 

Benefícios da integração do Azure

Azure Stack HCI é exclusivamente posicionado para infraestrutura híbrida, permitindo que recursos de nuvem e recursos locais trabalhem juntos. Assim, é possível monitorar, proteger e fazer backup de forma nativa na nuvem.

 

Depois de registrar seu Azure Stack cluster de HCI com o Azure, você pode usar o portal do Azure inicialmente para:

Monitoramento: Exiba todos os seus Azure Stack clusters de HCI em uma única exibição global. Você pode agrupá-los por grupo de recursos e marcá-los.

Cobrança: Pague por Azure Stack HCI, na sua assinatura do Azure.

 

Você também pode assinar serviços híbridos adicionais do Azure como:

  • Azure site Recovery para alta disponibilidade e DRaaS (recuperação de desastre como um serviço).
  • Azure Monitor, um hub centralizado para acompanhar o que está acontecendo em seus aplicativos, redes e infraestrutura – com a análise avançada pela plataforma IA.
  • Testemunha de nuvem, para usar o Azure como disjuntor de empate leve para o quorum de cluster.
  • Backup do Azure para proteção de dados externa e proteção contra ransomware.
  • Gerenciamento de atualizações do Azure para avaliação e implantação de atualização para VMs do Windows em execução no Azure e no local.
  • Adaptador de rede do Azure para conectar recursos locais com suas VMs no Azure por meio de uma VPN ponto a site.
  • Sincronização de arquivos (Azure File Sync) do Azure para sincronizar o servidor de arquivos com a nuvem.

 

Licenciamento, cobrança e preços 

A cobrança de HCI Azure Stack é baseada em uma taxa mensal de assinatura por núcleo de processador físico. Não é uma licença perpétua. Quando os clientes se conectam ao Azure, o número de núcleos usados é automaticamente carregado e avaliado para fins de cobrança. O custo não varia com o consumo além dos núcleos de processador físico, isso significa que mais VMs não custam mais e os clientes capazes de executar ambientes virtuais mais densos são recompensados.

Os clientes podem comprar servidores validados de um parceiro de hardware com o sistema operacional Azure Stack HCI pré-instalado. Podem também comprar servidores bare-metal validados de um OEM, em seguida assinar o serviço de HCI Azure Stack e baixar o sistema operacional Azure Stack HCI do portal do Azure.

 

O que você precisa para ter o Azure Stack HCI:

  • Um cluster de dois ou mais servidores do catálogo Azure Stack HCI, adquirido do seu parceiro preferido de hardware da Microsoft.
  • Uma conexão com Internet para cada servidor no cluster que, pelo menos a cada 30 dias, possa se conectar por meio do tráfego de saída HTTPS para o seguinte ponto de extremidade: *-azurestackhci-usage.azurewebsites.net.
  • Uma conexão de, pelo menos, 1 GB entre sites (uma conexão RDMA de 25 GB de preferência), com uma latência média de 5 ms de ida e volta. Isso é necessário para clusters ampliados entre sites, se você quiser fazer a replicação síncrona onde as gravações ocorrem simultaneamente em ambos os sites. 

 

Avalie o Azure Stack HCI 20H2 usando a virtualização aninhada no Azure

Neste guia, experimento uma série de capacidades incríveis dentro do Azure Stack HCI 20H 2 usando a virtualização aninhada no Azure e defino as bases de exploração. Cobro aspectos como:

  • Implantação de nódulos Azure Stack HCI 20H2.
  • Implantação de infraestrutura de gerenciamento de suporte, incluindo o domínio do Active Directory e a ferramenta de gerenciamento Windows Admin Center.
  • Construção de um cluster hiperconvergente usando o Windows Admin Center, incluindo a configuração de uma testemunha em nuvem.
  • Registro do Azure Stack HCI 20H2 no Azure.
  • e mais…!

 

GitHub

Todos os documentos traduzidos e os slides da apresentação ao vivo estão disponíveis para download neste link aqui do meu GitHub 

Este é o guia traduzido para português do Brasil do documento Azure Stack HCI 20H2 – Guia de Avaliação:

https://github.com/Azure/AzureStackHCI-EvalGuide

Foram traduzidas para português do Brasil as partes 1b, 2a, 3a, 4 e 5. A trilha para implantação do Azure Stack HCI 20H2 usa a virtualização aninhada no Azure.

 

Agradecimentos

Obrigado ao Matt McSpirit, Azure Stack Technical Sales at Microsoft, por ser tão prestativo e solícito ao tirar as minhas dúvidas sobre o Azure Stack HCI.

 

Apresentação ao vivo

Na apresentação ao vivo, eu e o especialista de alta disponibilidade, o MVP Rafael Bernardes, vamos apresentar as vantagens em utilizar o Azure Stack HCI para modernizar o seu datacenter.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: