Vale a pena investir em cursos na área de TI?

Os cursos de TI podem abrir portas que não se restringem a áreas básicas da tecnologia da informação. Com o mundo cada vez mais dependente de soluções tecnológicas e com novidades surgindo a cada ano, além da formação inicial, os cursos de atualização de tornam muito necessários. Dominar o funcionamento de hardwares ou de softwares pode significar uma porta para o empreendedorismo ou para a criação de uma carreira promissora.

Neste post, vamos entender melhor os benefícios de se investir em um bom curso de TI e as nuances que envolvem esse mercado. Vamos entender também o déficit de profissionais do setor que contrasta com o número de desempregados que temos no Brasil atualmente e como isso tem relação com a falta de formação na área. Confira!

Quais benefícios de investir em cursos na área da TI?

Para que você entenda melhor se vale a pena investir em cursos de TI, vamos começar o texto mostrando os benefícios desse investimento. Eles vão desde a melhoria de currículo até a oportunidade de ter o próprio negócio. Confira!

Turbine o seu currículo

Um dos principais motivos que fazem as pessoas buscarem certificações é incrementar o currículo em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Em meio à concorrência, ter algumas certificações pode ser um diferencial na hora de conseguir a tão sonhada vaga.

Isso porque mostra que o candidato, mesmo fora do mercado, se mantêm atualizado e se mostra comprometido com o próprio crescimento.

Obtenha conhecimentos práticos

A obtenção de um certificado demanda tempo e dedicação do aluno e, se lavado a sério, mesmo que o foco seja apenas passar nas provas, o conhecimento adquirido ao longo do curso ficará retido e o profissional estará mais preparado para lidar com os desafios que aparecerem ao longo do seu caminho.

Coloque-se como candidato a promoção

Para os profissionais que já atuam na área de TI, os cursos podem deixar o profissional preparado para assumir novos cargos, à medida em que as oportunidades aparecerem em seu emprego atual.

Um grande erro das pessoas é esperar as vagas aparecerem para depois correrem atrás das qualificações. Nesse cenário, certamente a vaga será preenchida pelos profissionais mais visionários e que já enxergavam as oportunidades antes de aparecerem.

Comece a empreender

Se o seu foco não for trabalhar no regime CLT — com carteira assinada — investir em cursos na área de TI pode abrir oportunidades para ter o seu negócio próprio. Você pode trabalhar como freelancer, como MEI ou ME, nas áreas de suporte de TI, desenvolvimento, instrutor, analista e outras funções que você poderá exercer dentro de sua própria casa, sem grandes investimentos iniciais.

Aumente a sua renda

Há atualmente um déficit de profissionais de TI — falaremos sobre isso mais a frente — que acaba criando uma demanda muito grande por profissionais qualificados. Essa necessidade valoriza o mercado e os profissionais podem exigir salários mais altos, principalmente nas áreas que demandam maior especialização.

Como está o mercado de TI atualmente?

Apesar do alto índice de desemprego que assola o Brasil, o mercado para profissionais de TI está em franca expansão, principalmente para empresas de médio porte e startups. O crescimento das tecnologias móveis impulsiona o aumento dos campos de trabalhos para os profissionais de TI, sendo que no Brasil há inúmeras opções de formação para o setor, entre as quais se destacam:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Engenharia de Telecomunicações;
  • Informática;
  • Sistemas de Informação;
  • Ciências da Computação;
  • Sistemas para Internet;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Engenharia da Computação;
  • Redes de Computadores;
  • Banco de Dados;
  • entre outras.

Apesar da falta de profissionais, as vagas que existem exigem muito estudo e especializações para valer os altos salários e a responsabilidade de cada cargo. Por ser uma área que se pauta pela inovação, o setor busca profissionais qualificados e que assimilem com facilidade as novidades. Além disso, como a maioria das tecnologias e linguagens é estruturada em, inglês, é importante que os profissionais tenham o domínio do idioma.

Existe mesmo um déficit de profissionais de TI?

O ano de 2020 pode iniciar com o Brasil tendo um déficit de 750 mil profissionais qualificados de TI. Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, esse número desperta a atenção e demanda soluções para reverter esse quadro. Por isso, os profissionais de TI devem ser proativos e buscar cursos de qualificação no setor.

Boa parte dessas oportunidades está no mercado digital, que atualmente conta com mais de 12 mil startups, de acordo com a ABStartups — Associação Brasileira de Startups. Esse crescimento do mercado digital abre espaço para profissionais qualificados. O sistema de ensino tradicional não supre essa necessidade, o que gera um grande prejuízo para o país, que perde produtividade e inovação, fatores primordiais para o desenvolvimento.

Entenda a evolução dos cursos online

Se antes os cursos online eram buscados por pessoas que não tinham tempo para ir até uma instituição de ensino, com a evolução das plataformas e da velocidade das conexões de internet, os cursos online vêm conquistando o publico em geral pela praticidade e qualidade.

A possibilidade de assistir às aulas quando e quantas vezes quiser, com a facilidade de entrar em contato com os tutores e outros alunos por meio de fóruns e grupos de estudo online, faz dos cursos online uma excelente oportunidade para aqueles que querem investir em uma carreira no TI.

Na Bernardes Treinamentos, os cursos técnicos sobre TI são pensados e estruturados de forma didática. O grande diferencial é o foco na experiência para o aluno, cenários práticos, muitos exemplos e a pegada pedagógica. Além dos cursos pagos, a Bernardes oferece cursos gratuitos de iniciação, para facilitar a imersão dos novos alunos no setor de tecnologia.

Ente os cursos técnicos da Bernardes Treinamentos podemos destacar:

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância em investir em cursos de TI. Com o déficit de profissionais no setor, quem tiver mais proatividade e buscar as qualificações corretas sairá na frente, podendo alcançar melhores posições e salários nas empresas ou se tornar empreendedores com alta capacidade de inovação.

Gostou do post? Quer começar a se qualificar hoje mesmo? Então, entre em contato conosco e entenda como você pode se destacar no mundo do TI.

Share

    Comments

    1. Muito esclarecedor.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: