Olá pessoal, tudo bem?
No meu primeiro artigo para o portal Cooperati mostrei como criar um pool de armazenamento utilizando o Windows Server 2016. Ao utilizar este, mesmo nas versões 2012 ou 2012 R2, é possível aplicar a função de ser um servidor de armazenamento (storage) com todos outros recursos como:
Sistema de arquivos ReFS que aumenta o desempenho e a confiabilidade de armazenamento de VHDX e VHD.
Eliminação de duplicação de dados que realiza eliminação de dados repetidos, através da varredura no disco e eliminando-os, desta forma aumentando o espaço disponível de armazenamento.
Todos esses recursos só aumentam a confiabilidade, segurança e otimização do espaço utilizando no disco rígido.
Mas já pensou em caso de uma falha nos disco ou no sistema operacional onde que o pool de armazenamento (storage pool) está configurado?
Realizei uma pesquisa rápida no YouTube para ver o que existia sobre a restauração do pool de armazenamento em caso de falha, para minha surpresa não achei nenhum conteúdo. Então resolvi fazer um vídeo e escrever este artigo.
Falha de hardware em HD (disco rígido) é muito normal, ainda mais que a maioria dos profissionais de tecnologia da informação esquecem que o HD tem uma vida útil. Ou seja, se você utilizar HD fabricado para o uso doméstico em um ambiente corporativo, irá reduzir ainda mais a vida útil deste HD, já que ele não foi projetado para uso em ambiente corporativo. Quando você compra um HD, em sua embalagem consta a informação de sua vida útil. O ideal é próximo do fim de sua vida útil, substituir por um HD novo. Desta forma, você não terá aquela famosa surpresa de estragar o HD e perder todas as informações.
Vídeo
No meu vídeo será demostrado uma simulação de falha no disco do sistema operacional do storage, como também a restauração do pool de armazenamento em outro servidor.
Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!
Há 10 anos atuo na área de TI focado em suporte e administração de infraestrutura, especializado em plataformas Microsoft. Tenho grande experiência em troubleshooting, implantação, configuração e administração de funções e recursos de tecnologia Microsoft. Formado em Redes de Computadores pela faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.
Comecei a compartilhar o meu conhecimento no ano de 2012, fazendo artigos e vídeos para o meu Blog. Em 2017 comecei a escrever artigos para o portal Cooperati, em 2020 fui premiado como Microsoft MVP, na categoria Cloud and Datacenter Management.
Sou apaixonado em compartilhar o meu conhecimento. Meu lema é: O conhecimento só é válido quando compartilhado.