Meu servidor storage com pool de armazenamento (storage pool) configurado parou! E agora?

Olá pessoal, tudo bem?

No meu primeiro artigo para o portal Cooperati mostrei como criar um pool de armazenamento utilizando o Windows Server 2016. Ao utilizar este, mesmo nas versões 2012 ou 2012 R2, é possível aplicar a função de ser um servidor de armazenamento (storage) com todos outros recursos como:

Sistema de arquivos ReFS que aumenta o desempenho e a confiabilidade de armazenamento de VHDX e VHD.

Eliminação de duplicação de dados que realiza eliminação de dados repetidos, através da varredura no disco e eliminando-os, desta forma aumentando o espaço disponível de armazenamento.

Todos esses recursos só aumentam a confiabilidade, segurança e otimização do espaço utilizando no disco rígido.

Mas já pensou em caso de uma falha nos disco ou no sistema operacional onde que o pool de armazenamento (storage pool) está configurado?

Realizei uma pesquisa rápida no YouTube para ver o que existia sobre a restauração do pool de armazenamento em caso de falha, para minha surpresa não achei nenhum conteúdo. Então resolvi fazer um vídeo e escrever este artigo.

Falha de hardware em HD (disco rígido) é muito normal, ainda mais que a maioria dos profissionais de tecnologia da informação esquecem que o HD tem uma vida útil. Ou seja, se você utilizar HD fabricado para o uso doméstico em um ambiente corporativo, irá reduzir ainda mais a vida útil deste HD, já que ele não foi projetado para uso em ambiente corporativo. Quando você compra um HD, em sua embalagem consta a informação de sua vida útil. O ideal é próximo do fim de sua vida útil, substituir por um HD novo. Desta forma, você não terá aquela famosa surpresa de estragar o HD e perder todas as informações.

Vídeo

No meu vídeo será demostrado uma simulação de falha no disco do sistema operacional do storage, como também a restauração do pool de armazenamento em outro servidor.

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: