AWS EC2 – Habilitar Cross-Zone Load Balancing no AWS ELB
Por padrão o Elastic Load Balancer (ELB) da AWS não distribui o tráfego uniformemente entre as zonas de disponibilidade. Isso pode fazer com que um servidor receba muita carga e outro ficar ocioso. Para habilitar a distribuição igual entre as zonas de disponibilidade é preciso habilitar a funcionalidade chamada Cross-Zone Load Balancing. Veja agora como:
Habilitando Cross-Zone Load Balancing
Importante: A opção de habilitar o recurso cross-zone load balancing esta disponível apenas na nova interface, alternar para a nova interface, basta clicar no link que é exibido na parte superior da página da console. Você pode alternar para a interface antiga durante o período experimental. Se necessário, altere a região:
- Entre no Management Console da AWS e abra o console do Amazon EC2;
- No console do Amazon EC2 no painel de navegação a esquerda expanda o menu NETWORK & SECURITY e clique em Load Balance;
- Selecione o ELB que deseja habilitar a função e exiba os detalhes na aba Description;
- Clique em (editar) na opção Cross-Zone Load Balancing;
- Na caixa de diálogo que abrirá selecione Enable e clique em Save;
Eu aprendi sobre isso em um vídeo do AWS re:Invent 2013 sobre ELB (não encontrei novamente para por a fonte), em um dado momento perguntaram ao apresentador por que essa função não é padrão no ELB já que esse é o comportamento obvio que se espera dele, a resposta foi algo como – “Não queremos causar efeitos colaterais indesejados para aplicativos existentes na AWS. Então inserimos uma opção para ativar esse recurso”. Em todo caso ativar essa opção pode melhorar muito o comportamento de suas aplicações web evitando os temíveis erros 5xx, recomendo que ative sempre.
Teve algum problema devido a má distribuição de carga, algum servidor com mais pico de processamento que outro atrás de um ELB? Conte-nos sua experiência