Relatório de Acesso Internet com Endian Firewall Community 2.5.2

Nesse artigo vou demonstrar como gerar um relatório de acesso a internet no Endian Firewall Community. O Endian Firewall Community tem diversos recursos, é de simples instalação e gerenciamento. Em diversos Firewalls / Proxy no mercado, muitos deixam a desejar na parte de relatórios de acesso a internet e gráfico de acesso a protocolos. O Endian gera um relatório bem simples em relação a interface gráfica, mas trabalha de forma correta trazendo as informações que todos administradores precisam.
Para gerar o relatório, abra a console de gerenciamento a partir do seu navegador. Ex: http://192.168.0.1:
Na console de gerenciamento clique em “Registros” e marque os relatórios que você deseja gerar e monitorar. No caso escolhemos “Proxy da Web”, como mostra a imagem abaixo:
1
No menu lateral clique em “Proxy”. Veja que devemos ativar os relatórios antes de gerar algum registro de acesso. Portanto essa é a primeira fase. Se você já ticou “Ativar”, cliquem em salvar. Se e as estações já fizeram acessos a internet, significa que já possuímos registros para gerar o nosso relatório. Clique em “Relatório Http“, veja imagem abaixo:
Observação: Veja que podemos solicitar relatório “semanal” e “diário”.
2
Abaixo a interface do relatório e a marcação do usuário “suporte” e seu tráfego na rede:
4
Os períodos dos relatórios separados por datas. Nesse caso solicitei relatórios diários:
3
Veja o relatório gerado, mostrando acesso “negado”, “data”, “horário” e o “site”:
5
 
Creio que essa ferramenta ajuda muito a controlar o acesso para pequenas e médias empresas. Com a saída do Forefront TMG Gateway 2010 do mercado, muitos administradores estão procurando uma outra solução de firewall e proxy. O Endian Community é uma opção para muitos.
Espero que ajude a todos e dê um parâmetro para conhecimento dessa ótima ferramenta de Firewall /Proxy.
 
Escrito por Vinicius Mozart
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: