Conhecendo o Cache DNS

Vou ensinar nesse post como visualizar o cache de resolução de um cliente e servidor DNS.
Muitas vezes usamos a expressão “limpar o Cache DNS” para resolução de problemas relacionados a DNS, mas o que vem a ser o Cache DNS? O Cache DNS tem a função de agilizar uma pesquisa por um nome, por exemplo se a sua máquina acessar o endereço
82c.bd8.myftpupload.com ela deverá consultar seu servidor DNS para obter o endereço desse site, agora da próxima vez que for utilizar o mesmo endereço ela não precisará acessar seu servidor para saber qual o endereço desse site pois o mesmo já está armazenado em cache, nesse caso o cache evita que a máquina tenha que repetir consultas já realizadas para um determinado endereço.

Efetuando um teste de resolução de nomes (Cliente)

Abra o prompt de comando e ping para 82c.bd8.myftpupload.com
clip_image002
O resultado dessa busca ficará armazenado no cache revolvedor de seu cliente para verificar o conteúdo do cache podemos utilizar o comando
ipconfig /displaydns
Powershell
Get-DnsClientCache
clip_image004
Repare que o endereço 82c.bd8.myftpupload.com foi devidamente armazenado no cache cliente, porem se esse endereço sofrer uma mudança imediata em seu endereço IP a sua máquina continuará enviando as solicitações para o antigo endereço e não irá consultar o seu servidor DNS pois a mesma já possui seu endereço em cache.

Resolvendo problema de cache do cliente DNS

Para limpar o cache do cliente DNS utilize o comando
Ipconfig /flushdns
Powershell
Clear-DnsClientCache

Efetuando um teste de resolução de nomes (Servidor)

Seu servidor de nomes também possui um cache de resoluções de nomes os quais ele não pode responder com autoridade ou seja zonas que não estão armazenadas em seu banco de dados. Vou aproveitar o exemplo acima para descrever o ponto de vista do servidor. Em minha empresa eu possuo a zona cooperati.local qualquer endereço diferente desse eu servidor terá que utilizar as Dicas de raiz ou encaminhadores para buscar servidor DNS que possam resolver esses nomes para meus clientes, no caso usamos 82c.bd8.myftpupload.com , embora meu servidor não tenha feito diretamente essa consulta (a consulta foi feita por uma maquina cliente da minha rede) ele armazenará essa informação em cache para que quando uma segunda maquina precise efetuar a mesma pesquisa o meu servidor não tenha que encaminha-la para outro servidor pois ele já possui esse conteúdo no próprio cache.
Para exibir o conteúdo do cache de seu servidor abra o console “gerenciador DNS”
Clique em exibir > avançado.
Você irá perceber uma nova pasta em seu console a “pesquisas em cache”
clip_image006
Nessa pasta você terá acesso a todo o conteúdo do cache de seu servidor DNS.

Resolvendo problema de cache do Servidor DNS

Para limpar o cache do servidor DNS você pode usar o console gerenciar DNS “nome do servidor” > limpar cache ou usar os comandos abaixo.
Dnscmd /clearcache
Powershell
Clear-DnsServerCache
Gostou do post? Não esqueça de deixar um comentário.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: