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Migração manual para Exchange Online


Quero falar com vocês sobre as migrações que são suportadas no Exchange Online do Office 365.
A Microsoft disponibiliza três tipos de migração:
1. IMAP
2. Coexistência
3. Coexistência Hibrida
Além dessa também temos os métodos alternativos que são métodos mais manuais:

4. Migração de PST com o PST Capture
5. Migração de PST usando o próprio Outlook 2010
Esses são os tipos de migração que podemos realiza no Office 365 e que o David Ferreira explica mais sobre cada um deles aqui.
Vou compartilhar com vocês como realizar uma migração de PST utilizando o próprio Outlook, tendo em mente que neste ambiente não temos Coexistência e ADFS/SSO, apenas DirSync.
Aqui vocês podem ver um Exchange Server 2007 rodando em um Windows Server 2003 R2 aonde temos uma mailbox de usuário do AD funcionando em ambiente Onpremises/local:

A primeira coisa que deve ser feita depois que você subiu um member server, inseriu ele no domínio e instalou/configurou e rodou a primeira sincronização (Full Sync via wizard) é verificar se depois de uma reinicialização do servidor o serviço sobe corretamente.

Atente-se para os serviços dependentes pois legarão o correto funcionamento dos serviços relacionados. Veja que neste caso, o serviço Microsoft Online Services Directory Syncronization Service depende dos seguintes serviços rodando para funcionar:

Aqui é importante eu acrescentar uma observação que vai esclarecer algumas dúvidas sobre os diferentes tipos e níveis de sincronização do Active Directory Synchronization Services:
O Full Sync (sincronização geral aonde objetos já sincronizados e não sincronizados são ressincronizados, por isso o “Full”) ocorre de 3 formas:


 



Você já pode acompanhar seus processos de sincronização na primeira sincronização (que é aFull Sync via Wizard) via ILM  ou FIM, veja que o produto lhe mostra o satus destas sincronizações de forma telalhada e em real time conforme acontece sem necessidade de F5 ou qualquer refresh de ferramenta:
 

 
Precisamos desabilitar a mailbox do usuário Teste 365 no Exchange Server 2007, pois nas configurações que vamos fazer a migração será parcial (apenas um percentual de usuários totais da organização irão migrar sua plataforma de e-mail para a nuvem, o restante continuará utilizando o Exchange Server), mas só isso não justifica a decisão para este tipo de migração. O que define uma justificativa válida é que o MX continuará apontando para o ambiente local e não podemos ter a mailbox habilitada senão não conseguimos provisionar o OWA – Outlook Web Acces e por consequência não conseguiremos testar o fluxo de mensagens pois o MX NÂO não poderá ser alterado exceto quando 100% das caixas de correio forem migradas pois se for alterado as mailbox do ambiente local pararão de receber/enviar e-mail, imaginou o problemão?!
Então dsabilitamos a mailbox no Exchange Server 2007 local acessando a Console do Exchange Server>Configurações do Destinatário>Caixa de Correio[Mailbox do usuário em questão]>Desabilitar.

Ela aparecerá em Configurações do Destinatário>Caixa de Correio Desconectada. Se aparecer uma caixa de diálogo solicitando confirmação da desconexão da mailbox; confirme.

Realize uma sincronização padrão via cmdlet via PowerShell

Selecione o usuário e clique em Editar>Mais na página inicial da console adminitrativa (em Visão do Administrador) vá para Gerenciar Exchange Online:

Isso abrirá o Exchange Online Control Panel. Acesse a mailbox correspondente para abrir as suas propriedades ou escolha Detalhes:

Em opções de Email você deve validar se o endereço de e-mail do usuário está corretamente setado como Endereço de Email Principal (SMTP) e o “usuario@dominio.onmicrosoft.com” como um alias (smtp).

Se você conseguir acessar as propriedades de e-mail é porque a console já entendeu que a mailbox do ambiente local já está desabilitada. Algumas vezes isso pode demorar um pouco, neste caso aguarde alguns minutos e tente abrir as propriedades de e-mail da console do Office 365.
Agora é o momento certo para, junto ao usuário, inserir a senha temporária de acesso ao Office 365 e cadastrar a senha pessoal dele (não esquecendo de avisá-lo do nível de complexidade de senha aceito).

Provisione a mailbox de fato realizando o primeiro Join:

Vualá Agora você pode começar a fazer os testes de fluxo de mensagem

Note que eu já consigo enviar e-mails internamente e externamente a partir da minha conta na nuvem, mas não consigo receber, vejam neste caso um retorno com erro emumatentativa de envio a partir de um e-mail externo para esta conta:

Isso acontece porque meu MX continua apontado (e DEVE continuar) para o ambiente local (Exchange Server 2007) e a mailbox está desabititada no server. Então o fluxo de mensagem procura o MX, verifica que está apontado para o servidor de Exchange local mas não consegue entregar a mensagem porque a mailbox está desabilitada, portanto precisamos reconectar a mailbox para que esse usuário consiga receber mensagens e não só enviar. Neste ponto vocês devem estar me perguntando “mas porque ele desconectou a mailbox se ele vai reconectar de novo?” Resposta: para provisionar o OWA na nuvem. Se eu não desabilitar ele não provisiona e apresenta o seguinte erro:

Acompanhe como reconecatr a sua mailbox do ambiente local para ao respectivo usuário de AD:
Na console do Exchange Server 2007 vá até Configurações de Destinatário>Caixa de Correio Desconectada e reconecte-a:

Você precisa atribuir o usuário de AD correto para reconectar a mailbox. No Wizard que se abre você deve selecionar a primeira opção Caixa de Correio de Usuário.

Em Configurações da Caixa de Correio e Usuário Correspondente, escolha o usuário de AD correto (muito cuidado para não conectar a mailbox à um usuário errado. Isso inviabiliza toda a migração).


Clique em Avançar (aonde ele irá te mostrar um resumo do que será feito) e em Conectar (aonde ele conecta de fato a mailbox). Em seguida você pode retornar para Configuração de Destinatário>Caixa de Correio e verifique se a mailbox retornou para as mailbox ativas e conectadas. Se sim, o procedimento de reconexão de mailbox local foi realizado corretamente.

O recebimento de mensagens na nuvem ainda não vai funcionar, pois o usuário possui o mesmo SMTP que o usuário da nuvem e posteriormente vou precisar criar um REDIRECT para  nuvem dizendo que quando o MX bater no CAS e achar o endereço (alias onmicrosoft.com) para qual será redirecionado, ele terá que atribuir isso à um objeto que não poderá ser o próprio USUÀRIO. Precisamos criar um CONTATO no Exchange Server atrelado ao alias “usuário@dominio.onmicrosoft.com” e em nome e sobrenome preciamos adicionar um diferencial no DISPLAYNAME para o contato para que o Exchange Server não entenda como objeto duplicado. Exemplo:


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Para adicionar um contato vá em Configurações de Destinatário>Contato de Email>Novo contato

Preencha os atributos conforme já instruído:

Em Editar, insira o alias “usuario@dominio.onmicrosoft.com

Em seguida você receberá o Resumo da Configuração. Clique em Novo e por último em Concluir


Rode novamente o comando StartOnlineCoexistenceSync no Windows PowerShell para este objeto-contato ser sincronizado com a nuvem. Você pode acompanhar o processo de sincronia observando o último Sucess Export em TargetWebService e em Export Statistics checar o valor Adds para abrir a janela Object Details e por fim clicar no objeto em questão para visualizarmos em Connector Space Objects Properties:

Agora chegou a hora de refazermos os testes de fluxo de mensagem. Sabemos de antemão que mensagens internas estão sendo enviadas/recebidas/respondidas/encaminhadas. O nosso problema é com recebimento de mensagens A PARTIR de endereços externos. Com a adição de contatos, nosso problema ainda não está totalmente resolvido pois precisamos criar um REDIRECT no Exchange Server 2010 para que a estratégia funcione e para isso devemos ir em Configuração de Destinatário>Caixa de Correio>Propriedades> guia Configurações de Fluxo de Mensagem e clicamos em Opções de Entrega para habilitar o botão Propriedades, veja:

E neste momento chega a sacada de toda a estratégia de migração: o redirect! Em Endereço de Encaminhamento flegue Caminhar Para e em Procurar insira o alias de nuvem (“…@dominio.onmicrosoft.com”), escolhendo, por fim, o objeto CONTATO e não o objeto mailbox.


Dê um OK e um Aplicar.
Note que agora já é possível receber e enviar e-mails internos e externos:

Meus caros amigos e caras amigas administradores e deployadores de Office 365, agora é só configurar o Outlook dos usuários e assim que entrar na caixa de entrada fazer o import do backup de .PST que foi feito no início da migração.
Dica: Não feche o Microsoft Outlook até se certificar que todas as mensagens subiram para o Exchange Online na nuvem do Office 365. Você acompanha isso via OWA – Outlook Web Access.
Grande abraço!

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