MOSDAL 4.5 – Microsoft Online Services Diagnostic and Logging Support Toolkit

Lançado dia 07 de junho o Microsoft Online Services Diagnostic and Logging Support Toolkit 4.5, traz uma série de novas funcionalidades e uma experiência de usuário aprimorada proporcionando para clientes e administradores a possibilidade de poderem coletar os dados corretos, para o problema correto. Este é, sem dúvidas, o maior lançamento do MOSDAL, aonde a Microsoft pôde incluir recursos como a ferramenta Exchange Remote Connectivity Analyzer (RCA), ferramenta de diagnóstico de DNS, diagnóstico de domínios e execução multithread. Abaixo vocês encontram detalhes adicionais sobre todas as melhorias que MOSDAL 4.5 tem para oferecer:

  • Exchange Remote Connectivitiy Analyzer (RCA) – Este teste é incluído no diagnóstico do Exchange Online e inclui testes que podem ajudar a solucionar problemas de conectividade do Outlook e do Exchange. Nos resultados, você encontrará uma saída detalhada para os seguintes itens:
    • Outlook Anywhere (RPC sobre HTTP): este teste valida a conectividade do Outlook em qualquer lugar para uma caixa de correio específica. Você pode usar o serviço de descoberta automática para validar essas configurações ou especificar manualmente as configurações do servidor.
    • Descoberta automática do Outlook: Este teste verifica que o serviço de descoberta automática está configurado corretamente para o Outlook em qualquer lugar. Este teste realmente não se conecta a uma caixa de correio.
  • Configuração de implantação do Exchange híbrido – Este teste é incluído no diagnóstico do serviço Exchange Online e ajuda a solucionar problemas em uma implantação híbrida das instalações do Exchange Server e o Exchange Online na nuvem. Arquivos de log de configuração híbrida específica são capturados, e além disso, o MOSDAL conecta-se ao Shell de gerenciamento do Exchange e executa os comandos a seguir no nome do usuário logado:
    • Get-FederatedOrganizationIdentifier
    • Get-FederationTrust
    • Test-FederationTrustCertificate
    • Get-OrganizationRelationship
  • Serviço de DNS e domínios – Este serviço foi adicionado para ajudar a solucionar problemas de verificação de domínio, bem como problemas de replicação do DNS. Em primeiro lugar, o MOSDAL consulta todos os registros DNS que precisam estar presentes para o Exchange Online e Lync Online funcione corretamente. Em seguida, a ferramenta se conecta para o Microsoft Online Services Module for Windows PowerShell e executa os comandos abaixo para ajudar a diagnosticar problemas com verificação de domínio:
    • Get-MSOLDomain
    • Get-MSOLDomainVerificationDNS
  • Execução multi-threaded – isto permite a vários diagnósticos para ser executado ao mesmo tempo, reduzindo drasticamente o tempo geral da ferramenta leva para gerar um relatório MOSDAL.
Recursos

Aqui estão alguns recursos para iniciar o MOSDAL 4.5:

Aqui estão alguns recursos adicionais onde você pode ver a ferramenta em ação:

Exchange on-line:
Lync on-line:
Suite de escritório 365:
Identidade Federação/Single Inscreva-se:
Sincronização de diretório (coexistência):
SharePoint Online:
  • 2629108 Como usar o comando “Abrir com Explorer” e como solucionar problemas com esta opção no SharePoint Online para o Office 365

Visite a página de wiki MOSDAL para obter mais informações.

 

Vejam como utilizar a ferramenta:

Após a instalação você pode escolher entre um ambiente BPOS 365 ou Office:

 

Ao clicar em Avançar, você será solicitado a digitar o nome de usuário e senha Office 365:

mosdal-anmeldung

 

Dê outro clique em Next para iniciar o diagnóstico:

 

Após o diagnóstico, será reportado um diagnóstico dos arquivos de log e todos os arquivos em um arquivo ZIP.

 

 

 

Espero que isso os ajude e semana que vêm tem mais novidades…

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: