Em termos de virtualização gostamos mais de um ou outro virtualizador, pelos recursos, por ser open source, por ser gratuito, por ser fácil, etc. Não importa o motivo sempre temos algo que atrai nossa preferência, mas não podemos abrir mão de uma coisa quando tratamos de virtualização de sistemas, não abrimos mão da perfeita integração com o Hypervisor.
O Hyper-V que utilizamos em nossos Servidores de Laboratório tem o Integration Components, que é usado para criar no Linux os drivers da placa de rede sintética(em vez da legacy), suporte ao gerenciamento de energia e ao suporte de storage.
Esse programa é homologado, ou seja possui suporte oficial, para Red Hat, Suse Linux e CentOS. É distribuído em forma de ISO e possui pacotes RPM para sua instalação, basta ter os pacotes de kernel-headers e de Desenvolvimento instalados que o IC instala e compila corretamente.
Distribuições como Debian e Ubuntu não possuem pacotes pois não tem acordos comerciais com a Microsoft sobre suporte, nada que impeça a comunidade de converter e instalar os pacotes e fazerem suas distribuições preferidas rodarem no Hyper-V sem problemas, mas sem suporte também ;-).
Mas não posso deixar de demonstrar minha surpresa e admiração ao instalar o Ubuntu Server 12.04 em um Cluster de Hyper-V e ao procurar e tentar instalar os pacotes do IC, isso mesmo eu nem olhei e já tentei instalar ;-), eu me deparo com um erro de violação de endereço, como se o endereço do driver estivesse em uso.
Mas como está em uso se eu nem instalei nada???
Simples, essa versão do Ubuntu já vem com os drivers para Hyper-V, e apesar de não possuir suporte oficial roda perfeitamente, integrando com todo o gerenciamento do hypervisor e com um ótimo desempenho.
Vejam os drivers listados na figura abaixo:
Isso só demonstra a evolução rápida do Ubuntu e o quanto ele tende a facilitar as pequenas tarefas da vida do SysAdmin.
Espero que possam testá-lo e outras distros e aproveitar os virtualizadores.
Abraços a todos e não esqueçam de comentar e divulgar nosso Portal e página no Facebook.