Integration Components no Ubuntu 12.04


Em termos de virtualização gostamos mais de um ou outro virtualizador, pelos recursos, por ser open source, por ser gratuito, por ser fácil, etc. Não importa o motivo sempre temos algo que atrai nossa preferência, mas não podemos abrir mão de uma coisa quando tratamos de virtualização de sistemas, não abrimos mão da perfeita integração com o Hypervisor.
O Hyper-V que utilizamos em nossos Servidores de Laboratório tem o Integration Components, que é usado para criar no Linux os drivers da placa de rede sintética(em vez da legacy), suporte ao gerenciamento de energia e ao suporte de storage.

Esse programa é homologado, ou seja possui suporte oficial, para Red Hat, Suse Linux e CentOS. É distribuído em forma de ISO e possui pacotes RPM para sua instalação, basta ter os pacotes de kernel-headers e de Desenvolvimento instalados que o IC instala e compila corretamente.
Distribuições como Debian e Ubuntu não possuem pacotes pois não tem acordos comerciais com a Microsoft sobre suporte, nada que impeça a comunidade de converter e instalar os pacotes e fazerem suas distribuições preferidas rodarem no Hyper-V sem problemas, mas sem suporte também ;-).
Mas não posso deixar de demonstrar minha surpresa e admiração ao instalar o Ubuntu Server 12.04 em um Cluster de Hyper-V e ao procurar e tentar instalar os pacotes do IC, isso mesmo eu nem olhei e já tentei instalar ;-), eu me deparo com um erro de violação de endereço, como se o endereço do driver estivesse em uso.
Mas como está em uso se eu nem instalei nada???
Simples, essa versão do Ubuntu já vem com os drivers para Hyper-V, e apesar de não possuir suporte oficial roda perfeitamente, integrando com todo o gerenciamento do hypervisor e com um ótimo desempenho.
Vejam os drivers listados na figura abaixo:

Isso só demonstra a evolução rápida do Ubuntu e o quanto ele tende a facilitar as pequenas tarefas da vida do SysAdmin.
Espero que possam testá-lo e outras distros e aproveitar os virtualizadores.
Abraços a todos e não esqueçam de comentar e divulgar nosso Portal e página no Facebook.

Share

    Comments

    1. Os modulos do integration components v3.1 (Hyper-V) já vem integrados no kernel 3.2+.
      No Debian é só adicionar os repositórios backports e fazer o upgrade do kernel que terá o modulos do hyper-v integrados.
      Repositórios:
      deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main contrib non-free
      deb-src http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main contrib non-free
      Instalando o kernel 3.2 com o integration components 3.1 (amd64)
      apt-get -t squeeze-backports install linux-headers-amd64 linux-image-amd64

      • Jonatas,
        Eu nem quis saber de procurar fui logo tentando instalar os componentes, quando vi que já estavam lá ri muito por não ter lembrado do changelog que li… bem feito pra mim por não ter dado importância das mudanças do 3.1 pro 3.2 … ;-P

    2. Wagner, tem alguma previsão para nova turma do squid?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: