O que as fotos da Carolina Dieckmann ensinam para sua empresa ?

Fotos Carolina Dieckmann
Recentemente a mídia noticiou o vazamento de várias fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann. Segundo os jornais, estas fotos estavam em seu computador pessoal e que o vazamento ocorreu após a atriz levar seu computador a uma assistência técnica.
Este evento nos inspira a perguntar ao nossos clientes, o que vocês estão fazendo para proteger os seus documentos? Você possui um servidor de arquivos para centralizar a guarda dos documentos da empresa ? Existem restrições na sua rede para evitar que documentos importantes ou sigilosos da empresa sejam enviados para pessoas não autorizadas ?
No caso da atriz, ela não tem um prejuízo financeiro direto, mas tem um prejuízo moral que não pode ser medido. Já numa empresa o prejuízo financeiro pode ser enorme e os gestores devem se preocupar em investir em tecnologias que possibilitem a proteção das informações da empresa.
Além das proteções tradicionais como antivírus corporativo e firewall, é importante contar com criptografia de dados, uso de VPN, DLP, IPS e Application Control. Vou usar como exemplo um dos fornecedores da Infobusiness, a Fortinet.
A Fortigate é uma linha de produtos da Fortinet focada em proteção corporativa com Firewall, VPN, DLP, Antivírus, Antispam, Application Control, Wireless Controller, SSL Inspection e WAN Optimization. Tudo isso em um appliance com custo de aquisição baixo e relativamente simples de ser instalado.
Com ele você pode utilizar recursos como o Data Loss Prevention para impedir que determinados documentos saiam do ambiente corporativo da sua empresa, ou utilizar o Application Control que não permite o uso de certas aplicações, inclusive aplicações Web como o chat do Facebook.
Conte com a gente para ajudá-lo a identificar problemas na sua segurança corporativa.

    Comments

    1. Muito legal Vagner o alertamento em questão da segurança!
      Trabalhei durante um tempo com as linhas do Fortinet (Fortigate 50B/110C), e tinha bons resultados, uma delas era a VPN entre Brasil e Houston.
      Um abraço!

    2. Título bastante chamativo e conteúdo de primeira. Posso adaptá-lo e publicar em meu blog corporativo?
      Abs.

    3. Avatar for Eduardo Passos Alexandre Nogueira : 9 de maio de 2012 at 8:01 am

      Bom dia, qual seria a aplicação que restringe o envio de documentos da empresa por email?

      • Olá Alexandre,
        Na verdade o DLP é uma feature dos equipamentos Fortigate. Você pode configurar políticas de como ele manipula alguns tipos de documento, impedindo que sejam enviados por e-mail, IM, redes sociais ou outros meios.
        Pode-se até usar expressões regulares para detectar, por exemplo, que um número de cartão de crédito esta sendo digitado em um IM e bloquear esta mensagem.

    4. Desculpe pela troca “Infobusiness Informática” Mas, parabéns pelo post gerado!
      Grande abraço!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati.