Failover de IP no Hyper-V Replica – Windows Server 2012
Já sabemos que o Hyper-V réplica vai ser um ótimo benefício, principalmente para as pequenas e médias empresas. Ele, praticamente, permite a redundância de máquinas virtuais entre servidores sem a necessidade de um storage central.
Agora eu acabei de ver que a máquina virtual de backup (replica) fica de stand-by e até mesmo o IP é atribuído para a replica na hora que a VM mestre cai!
O nome da função é IP Injection e pode ser configurada na interface gráfica facilmente:
Podem perceber que agora existe a opção de Failover TCP/IP, mais claro que isso impossível. Também tem um menu para testar o Failover:
Por enquanto é só. Espero logo poder testar isso para fazer a demonstração para vocês em breve.
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!
Isso é só uma palinha dos 300 novos recursos do windows server 2012!!!
Rafael
boa tarde
por favor cite a fonte do site que vc copiou
http://blogs.technet.com/b/virtualization/archive/2012/05/29/inject-ip-address-into-the-vm-during-failover.aspx
Copiei? Só as imagens desse blog que citou.
O post do Praveen cita claramente que foi outro, Vinod Atal, que escreveu.
Eu nem traduzi, só peguei a idéia de falar sobre o assunto, coloquei com as minhas próprias palavras. Só as imagens mesmo que aproveitei.
Quando uma notícia oficial é publicada, muitos blogs vão falar sobre ela. Eu acredito que presto um bom trabalho para a comunidade, colocando em um texto fácil de entender e no idioma local.
Futuramente vou fazer a demonstração e assim o trabalho vai estar bem completo.
Um exemplo prático, Rafael?
Uma pequena empresa pode comprar dois servidores com o windows 2008 e ter uma redundância das máquinas virtuais do primeiro para o segundo servidor.
E com essa técnica de IP injection fica muito mais fácil e melhor, pois as duas VMs, do servidor principal e a réplica, estarão ligadas e com o mesmo IP. Se uma cair, o Hyper-V aciona a segunda e ativa o IP.
Interessei nesse assunto!, Pois pretendo fazer isso na empresa.