BPOS>>>Office 365: Entenda o que melhorou

descrio-servios-bpos-x-office-365
A hora da migração chegou. Empresas de todos os portes e segmentos  que tinham assinatura de BPOS – Microsoft Pruductivity Online Suíte estavam aguardando este mês de fevereiro para migrarem para Office 365. O Microsoft Office 365 é baseado na linha 2010 da empresa de produtos de servidor. As empresas já começaram a receber e-mails avisando sobre o processo de migração de BPOS para Office 365. A migração será transparente e acontecerá nos bastidores sem que as empresas percam nenhum dado.

Modelo de licenciamento de Microsoft Office como Serviço (SaaS)

A maior novidade no Office 365 é que pela primeira vez a Microsoft está oferecendo aos seus aplicativos do Office 2010 de Desktop um modelo de licenciamento SaaS (Software as Service). A capacidade de utilizar todo o poder do Office na área de trabalho vai ser um bônus para muitos, e as aplicações são licenciadas por usuário para a instalação em até 5 dispositivos. O software de desktop e seu licenciamento será mantido e atualizado usando o Windows Server Update Services (WSUS) e Gabinete Conector de serviço 365 Desktop.

Gestão 365

O Office 365 SharePoint Online tem uma interface web simplificada e os Administradores podem agora gerenciar tudo a partir de um site. Algumas tarefas de gestão podem ser feitas até remotamente a partir de linhas de comando usando PowerShell. O Gestor de Integridade de Serviços foi integrado no site de administração com RSS e outras opções de alerta. Outras melhorias incluem a adição de acesso baseado em função em cinco categorias de Administradores diferentes, como mostrado a seguir:

Função de Administrador

Função

Faturamento (Office 365 para as empresas apenas)

Compras, gestão de subscrição, tickets de suporte e monitoramento de serviços de saúde

Global

O acesso completo, o usuário do Office primeiro 365 é atribuído este papel

Senhas

O gerenciamento de senhas

Serviço

Vigilância da saúde e solicitações de serviço

O gerenciamento de usuários

O gerenciamento de senhas, vigilância da saúde do usuário e grupo de gestão, as solicitações de serviço

 
Se sua empresa possui Active Directory, o Office 365 suporta single sign-on via Active Directory Federation Services (ADFS) para que os usuários possam fazer logon no Office 365 com a sua conta do AD. Além disso, o ADFS suporta autenticação de dois fatores. ADFS 2.0 fornece um link direto para AD, ao contrário do BPOS, que conta com a ferramenta DirSync para criar uma cópia de contas do AD na nuvem (tendo em um conjunto limitado de parâmetros e sem senhas, exigindo que os usuários gerenciem credenciais de BPOS em separado).

Novo Outlook Web Access – OWA

O Outlook Web Access (OWA) sofreu diversos aprimoramentos na versão 2010 para Office 365. Alguns usuários, sem dúvida, preferem a aplicação de Desktop: Microsoft Office Outlook e a Microsoft entrega no OWA todo o poder do Exchange Online trabalhando em conjuntos. Além disso, no novo OWA, foi adicionado suporte POP3 e IMAP, importação de e e-mails a partir de uma conta Windows Live Mail. É também possível aceder a caixa de correio de outro usuário, se as permissões necessárias foram dadas. Algumas características de auto-gestão, como gestão de grupo e a capacidade de limpar os dispositivos móveis, estão disponíveis para usuários com menos opções, tendo atalhos para assistentes que aceleram as tarefas comuns.

010101

Sites de Equipe com SharePoint Online 2010

Na minha opinião a mudança mais importante do BPOS é que os usuários agora podem editar documentos em equipe diretamente a partir da interface web usando o Office Web Apps. Isso inclui Word, OneNote, PowerPoint e Excel. As aplicações web permitem aos usuários trabalhar com documentos em uma variedade de diferentes dispositivos, graças ao apoio multibrowser (incluindo o Firefox, Chrome e Safari). Documentos do SharePoint podem ser facilmente compartilhados com quem tem uma Office 365 ID conectando-se aos programas do Office 2010.
 
010102
Espaços de trabalho podem ser sincronizado com o Desktop para acesso off-line usando SharePoint Workspace, uma aplicação stand-alone nova que estreou no Office 2010 (substituindo a solução da versão anterior do Microsoft Office; o Microsoft Office Groove 2007). A sincronização também está disponível para Windows Phone 7. Como o mobile é o lugar onde os usuários passam a maior parte de seu tempo, a sincronização bidirecional de listas de tarefas do SharePoint, contatos e calendários para o Outlook também são fornecidos.
Nos bastidores, o Office 365 permite que as webparts personalizadas possam ser adicionadas usando SharePoint Sandbox, e os usuários podem configurar rapidamente uma estrutura de coleção de sites de equipe para as mais variadas necessidades da empresa. Lotes de modelos, temas e estilos são fornecidos, com a capacidade de definir planos de fundo personalizados e um design personalizado para que os Administradores possam criar sites com aparência profissional. Aplicações de banco de dados do Microsoft Access podem até ser convertidas em sites do SharePoint usando serviços de acesso, fornecendo uma maneira fácil de permitir que um front-end web para aplicações de acesso tornem os dados de negócio mais acessíveis.
 
010103

Reuniões on-line, presença e mensagens instantâneas

O Microsoft Office Live Meeting e o Microsoft Office Communicator foram combinados dentro da plataforma de Comunicações Unificadas (Communications) no Office 365 na forma de uma solução única e integrada: Microsoft Lync Online 2010, fornecendo de PC para PC áudio e vídeo-chamadas, conferência web com a habilidade de compartilhar um desktop. Com o Lync você conecta sua equipe, compartilha suas idéias e faz excelentes conferências com tecnologia de ponta nunca vista antes. Gerencia todas as suas possibilidades de comunicação a partir de um local gerenciável.
21
Por enquanto, Lync em Office 365 não suporta chamadas para telefones convencionais, mas esta feature será lançada em breve. Office 365 para a Empresas inclui a capacidade de conectar dois domínios para permitir a comunicação entre os usuários Lync em empresas diferentes.  A federação de domínios também funciona para conexão com clientes de Redes Públicas como Windows Live Messenger. Veja neste post, onde falo mais sobre a Federação de Domínios no Lync 2010:
http://mcssc.wordpress.com/2012/01/17/federao-entre-domnios-e-rede-pblica-com-microsoft-lync-2010/

Share

    Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: