Ícone do site CooperaTI

Instalando e configurando o ISPConfig – Parte 1


ISPConfig é um painel de controle para Linux e seu código fonte é licenciado sob a licença BSD. ISPConfig simplifica a configuração de DNS, múltiplos websites com um único nome (domínio) em um servidor físico, e contas de correio eletrônico para vários usuários nesses sites.
Talvez configurar o ISPConfig seja um pouco difícil, mas escrever arquivos de configuração do DNS manualmente seja ainda mais complicado. O ISPConfig pode ajudar novos usuários de Linux a configurar o servidor web e e-mail mais rápido e mais fácil do que poderiam sem ele.
O ISPConfig acelera e simplifica a administração do servidor e tarefas comuns de operação, como a criação em lote de contas de e-mail de usuários ou configurar rapidamente “DocumentRoot” para novos sites. Fazer todas essas modificações manualmente na linha de comando levaria mais tempo e esforço, seria repetitivo e propenso a erros.

Para a instalação e configuração do ISPConfig vou utilizar o Debian Squeeze, mas serve perfeitamente bem no Ubuntu Server (com algumas pequenas diferenças). Faça a instalação do Debian básico sem gráfico.
Vamos aos pré-requisitos:

Ajustando o hostname, caso já tenha utilizado outro:
# /etc/init.d/hostname.sh start
# hostname
# hostname -f
Pronto, ambos estão com o mesmo nome.
Por padrão o Debian utiliza um link simbólico /bin/sh apontando para /bin/dash mas será necessário /bin/bash, vamos trocar:
# dpkg-reconfigure dash

Como na imagem selecione <Não>
Sistema base instalado e configurado, vamos a primeira parte de instalação do principais pacotes:
# apt-get install postfix postfix-mysql postfix-doc mysql-client mysql-server openssl getmail4 rkhunter binutils dovecot-imapd dovecot-pop3d sudo
Vamos as resposta aos questionamentos:

Para a configuração do postfix selecione “Site Internet”

Preencha com o hostname do servidor (srv1.exemplo.com.br)

Senha

Confirme a senha
Outra alteração necessária é em relação ao mysql que na instalação está ajustado para ouvir na interface de loopback (127.0.0.1)
# /etc/init.d/mysql restart
Vamos a mais uma leva de pacotes (amavis, spamassasin, clamav)
# apt-get install amavisd-new spamassassin clamav clamav-daemon zoo unzip bzip2 arj nomarch lzop cabextract apt-listchanges libnet-ldap-perl libauthen-sasl-perl clamav-docs daemon libio-string-perl libio-socket-ssl-perl libnet-ident-perl zip libnet-dns-perl
O configurador do ISPConfig utiliza amavisd para carregar o filtro do SpamAssassin internamente, vamos liberar um pouco de RAM por conta disso:
# /etc/init.d/spamassassin stop
# update-rc.d -f spamassassin remove
Vamos a instalação do Apache2, PHP5 e outros pacotes relacionados
# apt-get install apache2 apache2.2-common apache2-doc apache2-mpm-prefork apache2-utils libexpat1 ssl-cert libapache2-mod-php5 php5 php5-common php5-gd php5-mysql php5-imap phpmyadmin php5-cli php5-cgi libapache2-mod-fcgid apache2-suexec php-pear php-auth php5-mcrypt mcrypt php5-imagick imagemagick libapache2-mod-suphp libruby libapache2-mod-ruby

Selecione apache2

Selecione <Não> para configuração da base de dados utilizando o dbconfig-common
Vamos habitar os seguintes módulos do apache2: suexec, rewrite, ssl, actions, include, dav, dav_fs e auth_digest
# a2enmod suexec rewrite ssl actions include
# a2enmod dav_fs dav auth_digest
Reiniciar o apache2
# /etc/init.d/apache2 restart
Fonte: http://www.howtoforge.com
Encerramos por enquanto post e na próximo post daremos prosseguimento a instalação e configuração do ISPConfig3. Continuem comentando e não deixem de assinar o nosso portal.
Sair da versão mobile