Vídeo: Discos diferenciais no Hyper-V


 
Essa dica é para você poupar tempo e espaço quando for trabalhar com máquinas virtuais no Hyper-V.
O uso de discos diferenciais agiliza e muito o processo de deploy de servidores virtuais, tanto para LAB quanto para ambientes de produção. E se você vai fazer muitos laboratórios de testes (o que eu recomendo bastante) vai poupar um espaço precioso em disco.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0LKhFf96FWI]

Share

    Comments

    1. Muito bom Raphael
      Eu já tenho um estrutura assim montada e realmente facilita muito.
      Muito interessante a ideia de tutoriais do scvmm, pois é uma ferramente sensacional para se trabalhar com vms e como vc disse ela consegue fazer diversas coisas.
      Parabéns a todos

    2. Avatar for Rafael Bernardes Thiago Gonçalves : 7 de junho de 2011 at 5:39 pm

      Esta estrutura poderia ser utilizada em um ambiente de produção? Por exemplo, tenho um servidor de virtualização com hyper-v e web servers com iis, poderia ser utilizado esta técnica? Causaria algum problema?
      Obrigado.

      • Eu já ví essa técnica ser utilizada em grande escala, sem problemas. Grande escala que eu digo, 1000 clients acessando base, arquivos e AD em dezenas de máquinas virtuais, todas em disco diferencial!

        • Avatar for Rafael Bernardes Thiago Gonçalves : 8 de junho de 2011 at 11:10 pm

          Bernardes,
          Seria possível ser feita uma vídeo aula sobre a integração do IIS com AD? Como é possível realizar a autenticação dos usuárias dos sites com a AD?
          Agradeceria.

    3. Avatar for Rafael Bernardes Thiago Gonçalves : 8 de junho de 2011 at 11:29 pm

      Outra dúvida que tenho, é a possibilidade de tranferir um laboratório no virtual pc para o hyper-v, é possível?

    4. Essa solução é realmente interessante, mas achei que apesar de ganharmos em espaço em disco… perebi que perde um pouco em desempenho das máquinas… é isso mesmo?

      • Segundo a Microsoft: Quase nada.
        Na prática… Quase nada mesmo. Eu estava com receio da perda de performance, até que eu ví um cliente meu montar máquinas virtuais com até 3Tb em discos diferenciais. E montou umas 20.
        Agora os meus cenários são todos com discos diferenciais. O próprio System Center já recomenda o uso.

    5. Bernardes,
      tem algum ferramenta que possar simular um storage, de forma que possamos simular um cluster de banco de dados ?

    6. A Bernardes
      como ficaria o licenciametno?

    7. Parabéns pelo excelente tuto Rafael, o Finet que me indicou, pois estou para montar um cenário de vm´s no Hyper-V e esse esquema que vc apresentou facilitará e agilizará bastante o processo, tb havia ficado preocupado com a queda de performance, mas pelo que foi postado acima é quase imperceptível, parabéns mais uma vez pelas preciosas dicas, abs!
      Márcio Paiva.

    8. Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado, vai direto ao ponto sem enrolações, criei 4 vm´s com Server 2008 e funcionou perfeito e super rápido depois de habilitar a virtualização Intel do bios! Salientando que se por acaso na hora de startar sua vm aparecer uma msg de erro (aconteceu comigo! rsss), verifique no bios se as opções de virtualização e/ou a dep (data execution protection) estão habilitadas e se o seu hardware possui suporte à virtualização.
      Abs,
      Márcio Paiva.

    9. Olá Amigo,
      Fiquei com algumas duvidas, por exemplo quando o windows inicia ele le todos os arquivos do disco pai carrega na memória em seguida le os arquivos diferenciais até ai tudo bem, a minha dúvida é a seguinte caso eu venha a pegar um virus em algum arquivo de sistema onde ele será gravado no diferencial ou no pai, corro algum risco de ter todo ambiente prejudicado por alterações no arquivo pai ou não existe nenhuma modificação no pai ?.
      No aguardo.

      • Não é possível fazer nenhuma alteração no disco pai, ou vai destruir a sua cadeia de discos filhos. O disco pai é um VHD que fica somente para leitura.
        A única forma de alterar o disco pai é desligando todas as VMs filhas e manualmente adicionar o disco pai ao sistema ou alguma VM.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: