Laboratório de VDI com apenas um servidor e 2Gb de RAM

Microsoft_Desktop_Virtualization
Amigos,
Não sei se estão a par do que é VDI. Para quem não sabe, se trata de uma estratégia de virtualização de desktops. Imagine ter todos os desktops de sua empresa virtualizados em seu hyper-v. Fantástico não?
Só que como o assunto é relativamente novo, está difícil de conseguir bons tutoriais. Os que existem são complicados ou estão em inglês, o que pode dificultar o aprendizado de alguns profissionais.
Eu bolei esse vídeo tutoria com base em um semelhante que está no Edge. Só que reduzi um pouco mais a complexidade e pensei nas pessoas que só tem um notebook com 2Gb de RAM para testar essa tecnologia.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eTamgFV5Ncc] Aguardo os comentários!

Share

    Comments

    1. […] This post was mentioned on Twitter by Rafael – IT Hero, Rafael – IT Hero. Rafael – IT Hero said: Laboratório de VDI com apenas um servidor e 2Gb de RAM: http://wp.me/pvqOy-8U […]

    2. Mestre Rafael,
      Show de bola a explicaçao, agora sim engrenou!
      Mas o link para download do arquivo esta off… Posta o novo link!
      Obrigado!
      Abraços,
      Márcio

    3. Fala Rafael!
      Interessante. Eu não estava conseguino baixar também. Depois notei que o link está sem o www antes. Quem não conseguiu baixar, basta apontar para http://www.rafaelbernardes.com.br/vdi.zip e baixar normalmente.
      Abraços!

    4. Hero, muito orbigado pelo tutorial!
      Mas estou com um problemão…
      Tentei seguir o tutorial e fazer isso num Server Core e deu essa tela de erro:
      http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/271Erro.jpg
      Quando eu tentei fazer com um Windows Server 2008 R2 Enterprise deu o mesmo erro.
      Eu tenho um computador com o Windows Server 2008 R2 Enterprise, uma maquina virtual com o DC, uma W2K8R2 com puro feito apenas para o VDI como no video e uma com o Windows 7.
      Voce já passou por algum problema parecido? Sabe como me ajudar?
      Abraço!

      • Amigo,
        Isso pode estar acontecendo porque o seu HOST não está no seu domínio ou a VM não conseguiu comunicação com o HOST.
        O HOST precisa estar no domínio, estar com o VIRTUALIZATION HOST habilitado e ter comunicação com a VM.

    5. Rafael….Tem como fazer algum tutorial sobre google apps…Principalmente a parte de configuração de email. Abs

    6. Rafael, eu estou com outro problema agora. Quando eu clico no icone do My Desktop, aparece esse erro. Todos meus usuários estão com permissão de acesso a conexão de area de trabalho remota e mesmo assim eu não consigo, voce tem alguma dica?
      http://uploaddeimagens.com.br/imagem/index/erro-novo.jpg
      Abraço, Hero!

    7. Boa Tarde Rafael
      Estou querendo implatar a virtualização em uma empresa na qual tenho contrato, esta empresa possui 1 servidor Server 2008 r2, AD DNS DHCP,e 11 desktops comuns.
      Estou querendo fazer esse esquema de virtualização, tem como iniciar as VMS via DHCP ?
      grato

      • Tem sim. Mas esclarece melhor a sua dúvida.

        • Desculpa se não fui claro, na verdade estou querendo trocar os 11 desktops por thin clientes sem HD, por isso a duvida sobre o boot via dhcp.
          grato

          • Entendi agora,
            Bom, o WDS pode ser usado para entregar um sistema-base para as estações sim. De preferência um linux que reconheça seus drivers e conecte-se a um servidor windows de TS.
            Mas isso é bem avançado. Vai ter que estudar um bocado para obter bons resultado. Começa com um projeto pronto, tipo o AnywhereTS (tem dica aqui no blog).

      • E se for o boot pelo hd da estação mesmo ou um pendrive, tem como subir a imagem da maquina virtual direto?
        grato

        • Tem sim, isso é o próprio VDI. Eu uso uma estrutura com boot por pxe através de linux e já deixo configurado o ip do farm de servidores de TS que reencaminham para as VMs, de acordo com o login do usuário.
          Se tiver um sistema por debaixo, mesmo que pendrive, basta deixar tudo automatizado para se conectar a um servidor de TS. Eu já usei um Windows 7 embedded para uma apresentação e ficou muito bom. A vantagem do Windows 7 embedded é que se precisar você pode tirar do automático para realizar alguma manutenção.

    8. kara, você teria um tutorial sobre isso.

    9. outra coisa, manda um convite para o grupo do google, muito boa sua iniciativa.

    10. O link esta off?????
      Tentei fazer o download mas nada…pode verificar?

    11. Rafael estou montando um laboratório VDI na minha máquina (igual a esse que vc apresentou), mas além do Win7 queria apresentar para o usuário o XP também, isso é possível? Tentei configurar o XP com esse script que vc mostra no tutorial mais não dá certo.

      • Infelizmente não dá mesmo.
        Até o licenciamento do VDI é baseado no Windows 7. Acredito até que seja possível fazer uma emulação ao ponto que o Host de Virtualização consiga trabalhar com o XP, mas não vai ficar legal.

        • Sei … outra coisa eu queria usar como cliente o Ubuntu para receber a imagem do Win7, mais quando criei a máquina virtual no hyper-v com esse SO não foi reconhecido a placa de rede… é possível fazer isso ? Como faço pra ele reconhecer o driver de rede?

          • Essa é fácil. Basta instalar a placa “Adaptador de rede herdado” nas configurações da VM.
            Depois que iniciar o sistema, insira o “disco de integração” para instalar os drivers e ele vai reconhecer a placa sintética, que é mais rápida.

      • Ok Rafael! Deu tudo certo, o driver de rede foi reconhecido. Muito obrigado!
        Outra dúvida… é possível criar uma máquina virtual sem o SO e ela dá boot pxe para receber na tela o win7? Se sim como faça pra configurar essa máquina?
        Essas dúvidas é porque quero montar um laboratório onde eu possa acessar o win7 através de sistemas operacionais diferentes, no caso xp e ubuntu e com uma máquina sem SO.

        • A máquina sem SO precisará de um servidor PXE e TFTP. Busca aí no portal sobre o AnywhereTS que acho prático para você testar. Já implementei esse cenário diversas vezes, antes eu utilizava o projeto LTSP.
          A configuração da VM é a mesma do que a com Ubuntu, com adaptador de rede herdado e define para dar boot pela placa de rede.

        • Entendo… agora assim, esse software será instalado na máquina virtual que está com o windows server 2008 r2? Ou tenho que criar outra máquina com outro windows server e instalá-lo?

    12. Rafael, no host além do hyper-v vc configura o AD, o DNS e DHCP. O único que não consegui instalar foi o DHCP pede pra eu colocar um ip estático. Tenho que colocar esse ip estático? E a conexão com a internet não vai ser afetada? Tenho que instalar o DHCP pra poder colocar as outras máquinas no domínio?

      • Opa! Consegui instalar o DHCP o que eu não consigo é colocar as máquinas (server 2008 e Win7) no domínio.

        • Bernardes descupas por estar encomodando com esse montão de perguntas… é que de acordo com que estou configurando o laboratório vai aparecendo as dúvidas…
          Esse grupo que você criou VDIgroup que é o grupo que pode ter acesso ao VDI, ele foi criado no seu host? ou na máquina virtual que está com o Server 2008? Porque eu
          criei esse grupo no meu host, mais na hora de adicionar o grupo na configuração do servidor vitual ele não aparece. No local onde especifica a localização do destino não aparece
          bernardes.local e sim o nome da minha máquina virtual. Você pode me ajudar mais uma vez??? Por favor!!

          • Bom,
            Está ficando impossível te ajudar. O domínio “bernardes.local” é meu, eu configurei aqui no meu LAB, você tem que fazer isso aí para ti.
            E não tem diferença entre host e máquina virtual, você precisa ter um domínio configurado em algum server.
            Você tem que se aprimorar nos conceitos mais básicos, como domínio, infra,etc. O VDI é um assunto que nenhum, repito NENHUM instrutor Microsoft que eu conheço já fez.
            Eu só quis trazer essa novidade para vocês! Mas é necessário uma base de conhecimentos sólida para entender a tecnologia.
            Tenta ir andando sozinho, o CooperaTI estará sempre a disposição.

    13. Ok Bernardes … eu consegui instalar tudo direitinho, coloquei as máquinas no domínio e e ativei os papeis de acordo com a video aula. Até aqui deu tudo certo, mas na hora de fazer a configuração da
      estrutura VDI está dando um erro. O meu dominio configurado é gustavo.local e o nome do meu host é host-gustavo.gustavo.local.
      Em Funções -> Serviço de Área de Trabalho Remota -> Gerenciador de Conexão -> Configurar, na hora que pede para adicionar o nome do hsos de virtualização eu digito o nome do meu host (host-gustavo.gustavo.local) e na hora de adiconar dá o seguinte erro:
      the Remote Desktop Services Hyper-V Agent service is not running on the specified RD Virtualization Host server. Virtual desktops from this server will not be avaliable unless the service is started.
      Acredito que esse seja meu ultimo erro!!
      Desde já agradeço!

      • Bom, já melhorou.
        Você instalou a função de RD Virtualization Host no host-gustavo.local? Tem que reiniciar depois!

      • Pronto Bernades… O RD Virtualization Host não está instalado corretamente, mais agora sim instalei ele bonitinho. Mas no mesmo local apareceu outro erro:
        A connection to the computer host-gustavo.gustavo.local could not be established. The server is either not running or there are network problems.
        Não entendo.. porque ele fala que não que o servidor não está em execução ou há problemas de rede, como isso pode acontecer se eu estou logado no dominio?

        • Caramba, esse teu lab está difícil de sair!
          Verifica firewall, ip (verifica o ping), etc. E vale reiniciar tudo também.

        • Bernrdes mil desculpas por esse montão de perguntas… sei que fui chato perguntando coisas de mais, mais em fim,
          formatei minha máquina e instalei tudo de novo. O lab foi instalado perfeito sem nenhum erro!!!! Atribui as máquinas aos usuário sem nenhum problema (estou usando dois usuario e atribui um desktop a cada usuario). Estou usando um xp como cliente, acessei o https://vdiserver.gustavo.local e troquei a origem por agente de sessão. Até aii tudo maravilha… quando logo com o usuario do dominio,
          a area de trabalho que atribui a ele não está aparecendo! E agora? Não sei o que fazer!!! Por favor me ajude!!!

          • Não entendi o que quis dizer, o redirecionamento de sessão funciona?
            O VDI é feito para se trabalhar com Windows 7. Tem que rodar o script que a Microsoft disponibiliza para tal. Não recomendo o uso com o falecido Windows XP.

        • Deixa eu explicar melhor: no meu lab configurei duas máquinas windows 7 pra serem apresentadas ao usuario, essas máquinas foram configuradas de acordo com o seu tutorial (em cada uma delas rodei
          o script, adicionei o grupo dos usuarios que terão acesso a área de trabalho remota e configurei firewall). Criei dois usuario e atribui a cada um uma máquina com o win7. Por tanto, quero acessar essas máquinas através de um XP. Quando acesso https://vdiserver.gustavo.local e faço logon com o usuario de dominio a área de trabalho remota não aparece no Programas RemoteApp. Entende?

    14. Boa tarde Bernatdes!! Em fim o meu lab está funcioando perfeitamente!!
      – Observações:
      – eu posso acessar minha área de trabalho remota de uma máquina com qualquer sistema operacioal (xp, ubuntu)? Ou só é permitido o acesso com uma máquina que esteja com Windows 7?
      (porque não consegui com o xp… simplesmente o ícone da minha área de trabalho remota não aparece no remoteApp)
      – Depois que faço logooff no meu desktop remoto, percebi que o estatus dela no hyper-v permanece em running. Tem alguma forma dela ser totalmente desligada (status off)?
      Desde já agradeço, e essas são as minhas últimas dúvida…
      Parabéns pelo belíssimo tutorial!!!

    15. Otimo Tutorial , no meu servidor acessou normalmente ,mas quando tento acessar de uma estacao ele da a mensagem “Area de trabaho remota nao pode encontrar o computador servidor.fpt.local”
      Anteciosamente,

    16. E ae Bernardes .. Bom dia !!
      tinha postado aqui ontem a mesma duvida mas sumiu daqui !!
      Pode me ajudar neste problema Hero ? cara estou lendo, fazendo testes e mais testes
      e não consigo sair deste lugar ….
      Estou tendo problemas com a adição dos servidor de Virtualização veja meu cenário
      IPs e Maquinas:
      Host com Hyper-V, DNS e AD > 192.168.1.150 (SVLABHOST)
      Host de Seção > 192.168.1.3(svvirt1)
      Maquina Modelo > 192.168.1.139(etwin7virt100)
      HOST :
      Ip 192.168.1.150
      Nome : SVLABHOST
      Logado no Dominio ?: SIM como vc pode ver na imagem abaixo (ele é meu DC e DNS igual ao seu cenário)
      http://uploading.com/files/get/2a2a8ec4/LABHOST%2Blogado%2Bno%2Bdominio.png
      Firewall : desabilitei para ter certeza de não ter nada barrando na comunicao entre os servidores.
      Comunicação com o host de seção (svvirt1) > Perfeita !
      http://uploading.com/files/get/bbaa1963/ping%2Bcom%2Bsvvirt1.png
      Serviço de Host de Virtualização instalado e ativado (imagem abaixo)
      http://uploading.com/files/get/11c8bm8f/serv%2Bde%2Bhost%2Bde%2Bvirtualizacao.png
      HOST DE SEÇÂO
      IP : 192.168.1.3
      Nome : svvirt1
      Logado no domínio : SIM (como pode ver na imagem abaixo)
      http://uploading.com/files/get/99fa8c9f/svvirt1%2Blogado%2Bno%2Bdominio.png
      Firewall : Desabilitado
      Comunicação com o host de virtualização(SVLABHOST) Perfeita ou seja estão se falando e não estão brigado (hehehe)
      http://uploading.com/files/get/75f662ma/comucao%2Bcom%2Bo%2Bsvlabhost.png
      Agora no Servidor de seção começo os passos de configuração dos hosts adiciono o primeiro servidor no caso do de virtualização, como na imagem abaixo
      http://uploading.com/files/get/8fm76cd8/wizard-add%2Bserv%2Bde%2Bvirtualizacao.png
      Agora na imagem abaixo podemos ver que todas as configurações aparentemente estão corretas (conexões validadas nos prints anteriores)
      http://uploading.com/files/get/22869m2c/configuracoes%2Bcorretas.png
      AO Clicar em “Aplicar” surge esta msg monstra de uma figa de erro(imagem abaixo) dizendo que não pode adicionar o servidor host de virtualização SVHOSTLAB
      http://uploading.com/files/get/c8934373/erro%2Bno%2Badd%2Bde%2Bsrv%2Bde%2Bvirtualizacao.png
      e quando clico OK surge esta também fazendo menção ao servidor Host de Seção
      http://uploading.com/files/get/f8ema31a/erro%2Bao%2Badd%2Bo%2Bsrv%2Bde%2Bse%25C3%25A7%25C3%25A3o.png

    17. Session Broker Computers ??? este ?

    18. Parabéns pelo tutorial, Rafael! Excelente!
      Só uma perguntinha… Como você disse no vídeo, é possível unificar o login. Mas isso é feito via SSO? Ou existe outra alternativa? Não consegui configurar com SSO…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: