Bom, quando me contratram para otimizar sites, eu sigo uma lista básica:
- Procuro o site no google com o operador INFO. Ex.: info:www.rafaelbernardes.com.br. Isso dá a informação de como o Google vê o site. Geralmente o resultado é o mesmo : “Pular intro” (pois é o primeiro texto que o google vê no site. E como está todo em flash, ele só vê isso)
- Vou no Google Webmaster Tools e cadastro o site lá. Pois é uma excelente ferramenta e poupa muito tempo.
- Depois de analisar os erros que possam aparecer no Webmaster Tools eu monto o sitemap correto do site e envio para o Google através da ferramenta dele.
- Só nessa etapa que eu entro no site e começo a verificar as META TAGs. O ideal é que cada página tenha a sua TAG description e KEYWORDS individuais. Nada de sair copiando e colando. Até porque para uma melhor relevância é ideal que as TAGs estejam de acordo com o conteúdo de cada página.
- Também é importante verificar os títulos dos sites. Não faça como muitos, que só copiam e colam o mesmo título em todas as páginas.
- Também tento por as palavras da TAG KEYWORDS como título dos assuntos da página. Se colocou “Copa 2014” como keyword, coloque o título da matéria (e da página) contendo o mesmo texto. E de preferência com H1.
- Daí eu parto para a navegação. Todo site tem que ter menus em textos. Mas já que não dá, tente fazer um menu alternativo em texto, como muitos sites da web.
- A identidade visual também conta. O usuário precisa saber em qual seção ele está. Um exemplo prático é o site da globo.com. Percebam como ele muda o tema de cores quando você clica nos assuntos principais (verde para esportes, azul para notícias, etc) Isso ajuda muito a interpretação instantânea do usuário.
- Também recomendo o uso das “migalhas” (de Steve Krug). É simplesmente o caminho que o usuário percorreu até a página atual. Isso passa uma segurança na navegação. Ex.: home > quem somos > trabalhe conosco. Percebam que todos tem links de acesso e o último (a seção atual) está mais proeminente.
- E, por último, mas super ultra mega bastante importante vem o conteúdo. Conteúdo batido em texto puro, com o título em H1. Nada de flash. Eu diria que se você não fizesse nada das dicas acima, mas tivesse conteúdo saindo pelo ladrão você teria muito sucesso. Como diria o mestre conrado, conteúdo é rei!
É isso! Espero que a partir de agora estejam bem informados e ajudem os programadores web a fazer sites melhores e mais “acháveis”.
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!