10 – Dicas de SEO práticas – Puro suco do Google Marketing

Bom, quando me contratram para otimizar sites, eu sigo uma lista básica:

  1. Procuro o site no google com o operador INFO. Ex.: info:www.rafaelbernardes.com.br. Isso dá a informação de como o Google vê o site. Geralmente o resultado é o mesmo : “Pular intro” (pois é o primeiro texto que o google vê no site. E como está todo em flash, ele só vê isso)
  2. Vou no Google Webmaster Tools e cadastro o site lá. Pois é uma excelente ferramenta e poupa muito tempo.
  3. Depois de analisar os erros que possam aparecer no Webmaster Tools eu monto o sitemap correto do site e envio para o Google através da ferramenta dele.
  4. Só nessa etapa que eu entro no site e começo a verificar as META TAGs. O ideal é que cada página tenha a sua TAG description e KEYWORDS individuais. Nada de sair copiando e colando. Até porque para uma melhor relevância é ideal que as TAGs estejam de acordo com o conteúdo de cada página.
  5. Também é importante verificar os títulos dos sites. Não faça como muitos, que só copiam e colam o mesmo título em todas as páginas.
  6. Também tento por as palavras da TAG KEYWORDS como título dos assuntos da página. Se colocou “Copa 2014” como keyword, coloque o título da matéria (e da página) contendo o mesmo texto. E de preferência com H1.
  7. Daí eu parto para a navegação. Todo site tem que ter menus em textos. Mas já que não dá, tente fazer um menu alternativo em texto, como muitos sites da web.
  8. A identidade visual também conta. O usuário precisa saber em qual seção ele está. Um exemplo prático é o site da globo.com. Percebam como ele muda o tema de cores quando você clica nos assuntos principais (verde para esportes, azul para notícias, etc) Isso ajuda muito a interpretação instantânea do usuário.
  9. Também recomendo o uso das “migalhas” (de Steve Krug). É simplesmente o caminho que o usuário percorreu até a página atual. Isso passa uma segurança na navegação. Ex.: home > quem somos > trabalhe conosco. Percebam que todos tem links de acesso e o último (a seção atual) está mais proeminente.
  10. E, por último, mas super ultra mega bastante importante vem o conteúdo. Conteúdo batido em texto puro, com o título em H1. Nada de flash. Eu diria que se você não fizesse nada das dicas acima, mas tivesse conteúdo saindo pelo ladrão você teria muito sucesso. Como diria o mestre conrado, conteúdo é rei!

É isso! Espero que a partir de agora estejam bem informados e ajudem os programadores web a fazer sites melhores e mais “acháveis”.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati.