Servidor local de Chat (Openfire)

Openfire é um poderoso servidor de mensagem instantânea (Bate Papo) que utiliza o protocolo XMPP que pode ser utilizado em sua rede local, se você não quer o MSN em sua rede mas deseja que funcionários possam trocar mensagens instantâneas então prossiga com o a leitura desse post.

Primeiramente precisamos realizar o download do openfire no site do desenvolvedor clique no link para o download: openfire

Após o download o openfire requer, como pré dependência, que o JDK ou JRE esteja instalado.

# apt-get install sun-java6-jre

Agora vamos instalar o openfire:

# dpkg -i openfire_3.7.0_all.deb

A instalação emitirá um aviso de que o diretório /var/lib/openfire não é de propriedade do usuário openfire, essa mensagem pode ser ignorada porque o script de instalação já se encarregou de ajustar a propriedade do diretório.

Pronto,  com as dependências e a instalação do openfire concluídas vamos a configuração, digite no seu navegador preferido a seguinte URL: http://10.1.1.103:9090

Selecione o idioma e avance

Nesta tela temos a escolha do hostname da máquina (configure o DNS para associar o nome ao IP) e as portas de conexão, mantenha as portas apresentadas.

Nesta tela temos a escolha do banco de dados utilizado, escolha se deseja utilizar uma base de dados externa (MySQL,PostSQL) ou a base de dados interna HSQLDB, nesse exemplo para simplificar utilizarei a base de dados interna.

Nesta tela temos que escolher o tipo de integração de usuários a ser utilizada, as opções são: Padrão (interno); LDAP; e ClearSpace. Se você já utiliza o LDAP para autenticação selecione-o, caso contrário selecione a autenticação Padrão (interna).

Nesta tela preencha o primeiro campo com o email do administrador e nos próximos campos digite a nova senha e redigite a mesma para confirmar.

Instalação e configuração concluída. É hora de logar no servidor Openfire, clique em – Logar no console de administração.

Faça o login como usuário admin e utilize a senha digitada anteriormente.

Vamos cadastrar um usuário para testes.

CLIENTE

O que seria um servidor XMPP sem um cliente, no site do desenvolvedor apresentado no inicio do post você pode escolher qual o cliente você quer utilizar, vou utilizar o spark para o exemplo.

As funcionalidades do Openfire podem ser expandidas por meio de plugins, livres ou comerciais. Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o nosso portal.