Diversão Levada a Sério na Game XP com a Infraestrutura da Oi Empresas!

A convite da Game XP, fui conhecer a infraestrutura em TI do evento deste para 20.000 pessoas por dia. A equipe da Oi me contou com detalhes como é mantida uma operação assim!

Atenção: Esta não é uma matéria paga! Não ganhei nada para escrever este texto e nem fui convidado pela Oi, mas realmente fiquei surpreso com a qualidade da rede deles e decidi compartilhar com vocês por aqui.

 

Imagina um centro de operações composto de 12 telas de monitoramento, por onde é possível observar em tempo real tudo o que acontece no evento, um link de dados de 12 Gbps, entregues em 26 km de fibra ótica, mas com o principal consumo disso feito por wireless, com suporte a 300.000 conexões simultâneas e 148 APs espalhados pelo evento. Foi com essa incrível estrutura que me deparei quando cheguei lá.

O interessante é que nenhuma rota é única, tudo é redundante nesta estrutura preparada pela Oi. O Gustavo Brambila (Diretor de Infra) me disse que a disponibilidade tem que ser sempre de 100%.

Exterior do Centro de Operações da Oi no Game XP

Em poucas palavras, o que encontrei foi um alto nível de profissionalismo que faz jus à um evento de grande porte. Por fora, o Game XP é um evento de cosplay, jogos e diversão, mas nos bastidores tem muita tecnologia e profissionais especializados.

Não há como aceitar downtime em um evento como esse. Toda tecnologia e todos os profissionais precisam estar preparados para resolver qualquer problema antes que o público perceba. Esse nível de atenção é possível graças à soma: monitoramento + alta disponibilidade.

Pense só: quantos terabytes devem trafegar durante o evento? Quantos equipamentos ativos (e reservas) devem ter sido disponibilizados para isso? Na edição anterior foram mais de 30 terabytes. Nesta edição a expectativa é bem maior! Eu pude observar isso na prática! Uma pena que não autorizam fotos, mas entendo que é por questões de segurança.

Existe uma solução de monitoramento que dá a visão de calor das áreas com maior concentração de pessoas utilizando Wifi. Os equipamentos são provisionados de forma a atender as demandas em tempo real. 

A segurança também é um ponto de atenção. O controle de acesso aos equipamentos e diversos centros espalhados pelo evento é feito através de vídeo, com leitura facial. 

Eu não tive acesso ao esquema de segurança digital dos dados, mas a Oi afirmou que nunca teve registro de invasão em eventos que ela gerenciou (Copa do Mundo, Rock in Rio e outros) e que também o LGPD já está 100%.

O Wifi também estava incrível:

Medição de internet 1

A pedido da própria produção do evento, testei a conexão sem fio de alguns locais e não notei problemas. É preciso um cadastro chato, mas é exigência da Anatel.

E o 5g, é real?

Sim! A Oi colocou um stand no evento para testar a tecnologia 5G em ação. Eu não tenho um celular compatível, mas o meu amigo Rodolpho Michelin viu bater 1 giga de internet em um aparelho.

São duas experiências guiadas: uma dentro do estande Oi na Inova Arena, que é de interação virtual com imagens holográficas, e a outra é o smartphone que mencionei acima, disponível para o público manusear e realizar o teste de velocidade.

Espaço pra desenvolvedores!

Se você já esteve em um evento de games sabe como é: o foco principal são os grandes lançamentos e os torneios. Mas no Game XP tem um espaço muito legal dentro do Inova Arena para quem desenvolve jogos no Brasil, onde os desenvolvedores têm espaço para mostrar seus jogos e soluções. 

O destaque fica para o pessoal da MOCS, que trouxe um produto capaz de transformar qualquer cadeira de rodas em um verdadeiro triciclo, dando mais liberdade para quem tem mobilidade reduzida. Eu testei no simulador e é bem legal! Vou postar o vídeo em breve.

A Oi também reservou um espaço para os alunos da NAVE (Núcleo Avançado em Educação) apresentarem seus jogos desenvolvidos em sala de aula. É muito bom saber que há esse tipo de investimento nos jovens!

São tantas atrações que eu iria levar muito tempo para comentar cada uma aqui! Conheço a organização do evento desde 2011 e cada edição de seus eventos percebo a evolução e seriedade com tudo.

Para o mercado de games é muito importante ter eventos “fixos”, como o Game XP aqui no Brasil. Como relatei, envolve muitos desafios em TI para que tudo funcione perfeitamente, e isso gera empregos, projetos, cases e claro, muita diversão!

Como profissional em TI, fiquei realmente impressionado com a magnitude das soluções desenvolvidas para o evento. Todas as soluções aplicadas no Game XP são serviços já oferecidos pela Oi, bastou apenas algumas adaptações de telas. Ainda não contratei os serviços da Oi Empresas e gostaria muito de saber a opinião de vocês, leitores e leitoras.

Considerações sobre o NOC

Se você acompanha as minhas Lives no Facebook, viu que estamos discutindo muito sobre como um NOC deve operar. O fato de ter muitos monitores não quer dizer muita coisa. Não é que seja decorativo, mas em nenhum momento observei os profissionais olhando para as telas ?

Isso é um problema? Não! O que estamos percebendo é que as soluções precisam notificar os profissionais certos nas horas certas. Não é preciso que tenham pessoas olhando para as telas como se fosse uma edição do Big Brother ?

Não tive informações sobre a inteligência artificial aplicada à prevenção de problemas, mas com certeza havia algo implantando. Hoje a TI precisa de análises preditivas, com base em sensores e monitoramento, para que comportamentos sejam analisados e tratados antes que ocorram.

Você que dirige sabe quando seu carro está com um comportamento estranho e logo vai pedir para uma pessoa especialista verificar. Se você percebe que um filho ou uma filha não está legal, vai buscar especialistas do mesmo jeito. Com a TI também é assim. Comportamentos de roteadores, servidores e outros equipamentos podem indicar uma falha iminente. Tratar os indícios de forma proativa é a chave do sucesso!

Enfim, foi muito bom conferir de perto essa super estrutura, ficar a par de todas essas as informações e poder compartilhar com vocês! Espero que tenham gostado também!

Share

    Comments

    1. Parabéns Rafael! Conteúdo de alta qualidade.

    2. Sucesso!

      Parabéns ao pessoal da CooperaTI !

    3. Parabens Rafael. Muito TOP. Eu não tinha noção como era fazer um evento desses. Gostei de mais.
      abraços

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: