FailOver de DHCP no Windows Server “8” Beta

Só esqueci de cortar o som da moto passando!

Ontem eu publiquei uma lista com diversos LABs para o Windows Server “8” Beta, hoje vou demonstrar um LAB desses, que é o FailOver de DHCP.

 

 

Eu já tinha feito um vídeo com esse teste na primeira edição liberada do Server 8, mas agora está bem próximo do que será na versão final!


➤ Conheça nossas soluções em nuvem: https://k2cloud.com.br


 

Segui o guia: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=29017

Share

    Comments

    1. Jóia isso Rafael, legal mesmo, simples !! Você pode da um exemplo de um cenário para esse serviço?

      • Bruno,
        É uma redundância praticamente sem custo, então se uma pequena empresa tiver dois servidores, já vale a pena configurar uma redundância de DHCP!
        O futuro será das tecnologias redundantes que possibilitem um funcionamento nonstop. Do que adianta um super-serviço que está alocado somente em uma máquina? E se a máquina parar?

    2. Avatar for Rafael Bernardes Artur de Souza Aragão : 2 de março de 2012 at 9:28 am

      Prezado Rafael,
      Queria mais detalhes sobre esta função de Failover DHCP. Notei que no momento de testar os nós, há uma necessidade de ter que interagir com a rede do cliente. Imagina ter que realizar isto com 200 clientes?
      Poderia dar-nos melhores explicações e formas de contornar isto? Eu vou montar o meu laboratório neste final de semana para conhecer melhor esta tecnologia. Se bem que ela já não existe no Windows Server 2008 R2? Lembro-me de ter visto esta função de Cluster Failover para DHCP lá.

      • Monte o seu LAB que vai perceber que tudo é automatizado, a simulação que fiz pode dar uma imagem de “engessada”, mas a aplicação real é muito rica e estável.
        No 2008 tem a função de failover somente na edição ENTERPRISE (que suporta cluster) e mesmo assim tem um custo alto de configuração e administração. Uma alternativa é usar o método de DHCP split, dividindo o serviço em dois servidores, mas tudo manualmente. Na prática o DHCP split tem sido a alternativa, pois ninguém coloca um Windows Server Enterprise para ser DHCP.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati.