Criando um cluster Proxmox VE
Ola pessoal, prosseguindo com a série de post sobre o proxmox irei demonstrar a criação de um cluster.
Precisaremos de mais uma máquina com Proxmox VE instalado, o cenário será o seguinte:
Master:
IP: 10.1.1.200/24
Hostname: proxymox.cooperati.intra
Slave:
IP: 10.1.1.201/24
Hostname: slave.cooperati.intra
Tenha o cuidado de nomear cada servidor com um nome exclusivo. Até a presente versão do Proxmox VE (1.9) a criação do cluster deverá ser realizada no terminal ou via ssh em cada servidor.
Todas as configurações serão feitas via ferramenta “pveca” (PVE Cluster Administation Toolkit).
Vamos as principais opções do pveca:
1 2 3 4 5 6 7 | pveca [opções] -l - Estado atual do cluster; -c - Cria um novo cluster com o localhost como master; -s [-h IP] - Sincroniza a configuração do cluster do master; -d ID - Apaga um nó; -a [-h IP] - Adiciona um novo nó ao cluster; -m - Força o nó local a se tornar master. |
Obs.: Atualmente a configuração do cluster só permite um master, mas a versão 2 promete uma configuração de multi master.
Acesse o primeiro servidor e vamos torná-lo master:
1 2 | # pveca -c cluster master successfully created |
Vamos verificar o estado atual de nosso cluster:
1 | # pveca -l |
Após a criação do master, vamos adicionar um nó.
Acesse o segundo servidor Proxmox VE
Associar um nó ao master:
1 2 | # pveca -a -h 10.1.1.200 cluster node successfully created |
Verificar o estado atual de nosso cluster:
1 | # pveca -l |
Vamos conectar na interface de administração web do Proxmox VE e verificar como ficou o nosso cluster:
Cobri nesse post apenas a configuração de um cluster Promox VE, e para o próximo vamos criar nossa primeira máquina virtual.
Espero que tenham gostado do post e gostaria pedir mais uma vez para que continuem a votar em nosso portal no TOPBLOG, e assinem também o nosso RSS.
Show o Proxmox viu… vou instalar uma maquina de teste com ele para começar a “brincar”, me parece uma ótima opção de virtualização, com boas aplicações para Pequenas empresas…
Rodrigo,
Também fiquei bem impressionado com o Proxmox VE, e já instalei a versão beta da próxima versão e quando estiver completa será ainda melhor.
Abraços
utilizo o proxmox ja a uns 2 anos aqui na empresa com maquinas virtuais para squid, apache, samba&ldap, RDP, Ltsp, Asterisk com poucos problemas além do alto consumo de ram… porem recentemente tem acontecido uns bugs chatos de erro de CPU principalmente qd vc ativa mais de 1 nucleo por maquina … e quando 1 maquina trava… normalmente todas travam junto…
vou testar agora o zentyal para testes, que tb fornece modulos prontos pra alguns serviços que utilizo e tb funciona a virtualização
mas o proxmox ja me ajudou mt e estou muito ancioso para as versões 2.0 que no site da proxmox cita uma serie de melhorias significativas pro sistema
Marcelo,
Ainda não passei por esses problemas, quanto ao Zentyal devo preparar um post sobre o mesmo só não sabia do módulo para virtualização. Quanto a versão 2.0 acredito que vá demorar um pouco, instalei a última versão beta2 e ainda estavam faltando alguns detalhes mas aguardo ansiosamente por esta versão que incluirá, entre outras coisas, cluster multi master.
Abraços