Monitoramento infraestrutura – Primeiros passos – OpManager
Fiz alguns posts sobre o OpManager e agora irei falar um pouco sobre os primeiros passos antes da instalação e após também. Essas dicas/primeiro passos pode ser utilizado para qualquer ferramenta de monitoramento, estou dando ênfase no OpManager por conhecer e já ter trabalhado com ele.
- Primeira coisa que temos ver é o nosso cenário:
- Onde estão nossos dispositivos?
- Todos na mesma rede?
- Vamos monitorar as filiais?
- Temos VPN ou vai ser a internet como meio de comunicação?
- Range de IPs
Baseado nessas respostas iremos escolher a versão do OpManager, nesse link explico um pouco sobre a versão, inclusive a versão FREE que atende até 25 devices.
- Segunda coisa a fazer é definir o que iremos monitorar:
- Servidores
- Firewall
- Switchs
- Ambientes virtuais HyperV e VMware
- Impressoras
- Workstations
- Normalmente não são monitoradas, mas pode ter algum usuário VIP
- Roteadores
- Links
- Wireless
- Storage
- NoBreaks
- URLs
- VOIP
- Aplicações default do OpManager:
- Active Diretory
- Exchange
- SQL Server
Pode ser monitorado qualquer coisa que tenha IP, as métricas é que vão depender do equipamento, que normalmente podemos pegar através das MIBs. Irei comentar sobre isso nos próximos posts.
Na questão de aplicações o OpManger consegue monitorar essas três por default, mas é possível através de plugin do Application Manager monitorar muito mais, mas isso é assunto para outro post.
Definimos o que iremos monitorar, próximo passo é definir quais protocolos/credenciais iremos usar e a frequência desse monitoramento.
- Podemos escolher trabalhar com todos esses:
o SNMP v1/v2
o SNMP v3
o Windows/WMI
o Telnet/SSH
o VMware
o UCS
- Intervalo de monitoramento
o Servidores: 5 minutos
o Switch: 10 minutos
o Firewall: 1 minuto
o Fazer isso para todos os equipamentos
- Para cada métrica de monitoramento teremos intervalos diferentes conforme a necessidade do ambiente:
o Disk Utilization: 60 minutos
o CPU Utilization: 15 minutos
o Memory Utilization: 15 minutos
o Fazer isso para todas as métricas utilizadas
Todas essas informações devem ser documentadas e aprovadas pelo cliente. Apesar que normalmente isso tudo é feito juntamente com o cliente, assim que finalizar essa primeira etapa é só enviar para ele por e-mail e deixar tudo documentado.
Com essas informações nosso próximo passo é adicionar no OpManager e realizar a varredura. Nesse momento estamos monitorando nossos dispositivos, nosso próximo passo agora é:
- Criar grupos e organizar
- Tipos de alertas
- Definir os grupos de notificação
- Preparar os diagramas e fazer upload
- Montar os mapas
- Criar campos personalizados
- Definir processos que iremos monitorar
- Logs que queremos ser alertados
- Arquivos e pasta, monitorar?
- Escalar Alarmes?
- Manutenção programada
- Gerenciamento de usuários
- Relatórios
Mas isso será para próximo post, vejo vocês lá.
OpManager – Monitoramento de Rede – Eficiente e Econômico – FREE
OpManager – Licença FREE 25 devices
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