GPO – Winning GPO
Neste tutorial vamos esclarecer uma estratégia muito utilizada em ambientes em que muitas GPOs (Diretivas de Segurança ou Group Policy Object) são aplicadas simultaneamente em seu ambiente. O grande volume de configurações ou simplesmente uma falta de alinhamento entre os Administradores de Rede, podem permitir um cenário em que várias configurações se sobrepõem e precisamos detectar qual GPO efetivamente prevaleceu sobre as demais.
Solução
Abra o GPMC.MSC (Group Policy Management),
![]()
Selecione Group Policy Results (EM VERMELHO), perceba que os resultados anteriores ficam armazenados na região ao lado da Console (EM VERDE),
![]()
Clique em Group Policy Results Wizard (EM VERMELHO),
![]()
Clique em NEXT, e posteriormente na segunda tela selecione o COMPUTADOR o qual você deseja analisar podendo ser o computador local ou um computador remoto (EM VERMELHO), em seguida clique em NEXT,
![]()
![]()
Escolha o contexto de usuário o qual você deseja realizar a análise (EM VERMELHO), ou simplesmente ignore esta informação em sua análise (EM VERDE), clique em NEXT,
![]()
Para finalizar clique em NEXT novamente e em seguida FINISH,
![]()
![]()
Neste momento o relatório é gerado e vamos analisar com clareza as GPOs que foram aplicadas no computador e quais as GPOs que prevaleceram em caso de configurações conflitantes.
Abra o relatório que foi gerado (EM VERMELHO), navegue até a configuração desejada (em nosso caso vamos analisar o que foi aplicado em relação ao Windows Update – EM VERDE).
Destacado em AZUL, percebemos qual GPO prevaleceu (WINNING GPO),
![]()
Podemos também elencar todas as GPOs que foram aplicadas neste computador navegando no relatório e buscando por GROUP POLICY OBJECTS, mais detalhes podem ser obtidos clicando em SHOW (EM AZUL).
![]()
Conclusão
Em um ambiente com uma alta densidade de configurações provenientes de GPOs podemos detectar quais configurações foram aplicadas e quais as configurações prevaleceram após a aplicação de todas as GPOs do ambiente.

