Resolvendo o problema do não desligamento das VMs do Proxmox pela interface web
Olá a todos, atualmente estou usando o Proxmox, ferramenta a qual conheci aqui no Cooperati a algum tempo, como meu principal sistema de virtualização e estou completamente satisfeito com a ferramenta, desde a estabilidade, escalabilidade (como o próprio Vagner falou no post sobre o FISL 14 da quantidade de memória e processador que o KVM consegue suportar) e todas as opções e customizações que ela me da.
Pois bem, após instalar diversas VMs em alguns clientes e na empresa que trabalho, vinha percebendo um problema em algumas delas, quando precisava desligar o host, as VMs que estava configuradas para desligar automaticamente, caso o host viesse a sofrer desligamento, não estavam desligando e com isso o servidor também não conseguia desligar de forma correta.
Após alguma pesquisa acabei descobrindo que o problema não era do Proxmox e sim das VMs, o Windows Server (que no meu caso testei foi um 2003 R2 e um 2008), além de distribuições Linux como CentOS e Ubuntu Server não vinham com a opção de desligamento por APCI ativas, para impedir que um espertinho batesse o dedo no botão de Power do servidor e desligasse o mesmo.
Após descobri o problema, sua solução é muito simples.
Windows:
Acesse a ferramenta de diretivas: gpedit.msc
Encontre a seguinte chave e ative-a:
Configuração do computador >> Configurações do Windows >> Configurações de Segurança >> Diretivas locais >> Opções de segurança >> Desligamento: permitir que o sistema seja encerrado sem a necessidade de fazer logon
Aproveitando que já está aqui, aproveite e ative a chave que remove a obrigação de ter que pressionar CTRL+ALT+DEL para acessar o seridor, o que é muito útil quando você está acessando o mesmo pelo Console do Proxmox:
Configuração do computador >> Configurações do Windows >> Configurações de Segurança >> Diretivas locais >> Opções de segurança >> Logon interativo: não exigir CTRL + ALT + DEL
Linux:
Instale os pacotes ACPI em sua maquina guest.
Debian, Ubuntu e derivadas
# apt-get install acpi acpid
# update-rc.d acpid start 99 2 3 4 5 .
CentOS, Fedora e derivadas
# yum install -y acpid
# /etc/init.d/acpid start
# chkconfig –level 345 acpid on
Após fazer a configuração faça um teste desligando a VM pela interface web e perceba que a mesma desligou sem problemas.
Espero que essa dica ajudade muita gente, pois até perceber o que estava acontecendo e descobrir como resolver, acabei perdendo um bom tempo. Então até a próxima dica. 😉
Parabéns pelo tutorial…mesmo após 7 anos me atendeu perfeitamente…obrigado.
Paulo atualmente não é necessário mais fazer isso, tem uma forma mais correta de se fazer, instalar o agente do qemu nele, isso daí além de instalar os drivers corretos ainda faz com que ao mandar desligar a VM pela interface web ele repassa para o guest:
https://pve.proxmox.com/wiki/Qemu-guest-agent
e
https://www.spice-space.org/download/binaries/spice-guest-tools/
O Spice guest agent é o que geralmente instalo em servidores Windows, porém se puder instalar ambos é ainda melhor
Instale isso daí e seja feliz. =)
Dá pra desligar um servidor via SSH, usando ssh usuario@ip shutdows -h now porém desligar uma máquina em uso/produção não é uma boa ideia.
No caso o desligar seria para quando o acesso ao console não está funcionando corretamente ou principalmente quando precisa reiniciar ou desligar o Proxmox para uma manutenção planejada por exemplo, nesses casos que essa dica entra. =)
gostaria de saber como identifico porque eu to chegando de manha e as vm estao desligadas?
Bom dia.
O profissional Tácio de Jesus Andrade não faz mais parte do quadro de escritores do Cooperati. Estou deixando o contato dele para você.
https://www.linkedin.com/in/tacioandrade/