Desativando o Botão de Energia
Esta é uma dica simples de como desativar o botão de desligar a máquina, muito útil quando se tem crianças em casa, ou esbarrões acidentais no botão.
O responsável pelo gerenciamento deste recurso e outros é o ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), que lida também com o gerenciamento de energia. O acpid é o daemon de monitoramento e possui um diretório para registro de eventos e scripts disparados pelo mesmo.
Toda vez que o botão é pressionado o acpid procura no diretório /etc/acpi/events por arquivos contendo configuração da ação a ser tomada, no caso do botão de energia há o arquivo /etc/acpi/events/powerbtn ou powerbtn-acpi-support, com o seguinte contéudo:
event=button[ /]power
action=/etc/acpi/powerbtn.sh (ou powerbtn-acpi-support.sh)
Que nada mais é do que um simpler shell script que executa o comando shutdown, como visto na imagem abaixo:
Basta apenas comentar a linha correspondente ao comando shutdown, e caso queira adicionar a seguinte linha no lugar:
/usr/bin/logger -p local7.emerg -t POWERBTN “Botao de Energia Pressionado”
Este comando irá enviar para o sistema de log (syslogd ou rsyslogd) uma mensagem de aviso indicando que o botão de energia foi pressionada, utilizei a severity emerg para quem estiver logado nos terminais seja notificado.
Espero que tenham gostado da dica, e não se esqueça de assinar o blog.
Boa dica!
Tem pra windows?
Rafael,
No Windows XP basta ir em painel de controle Opções de energia e na aba avançado e escolhe a ação a ser tomada quando o botão de energia for pressionado.
Abraços,
ha ha ha. No windows é mais fácil
Por isso os profissionais Linux são mais valorizados no mercado. 🙂
Valeu Ricardo,
Show de bola o post, estava precisando bastante, já apliquei.
Abs
Geraldo,
Fico muito feliz que o post tenha sido de utilidade. e obrigado pelo comentário.
Boa Ricardo gostei…
Mesmo vc informando um poste do windowns ainda rebebe criticas, gosteiexiste uma diferença de proficionais e de usuarios tambem.
valeu!!
Dilney,
Fico feliz que você tenha gostado do post. Como o Vagner comentou um profissional Linux é valorizado por conta dessa complexidade em alguns aspectos do sistema.