Como configurar o Advanced Threat Protection (ATP): Anti-Phishing
Iniciaremos hoje uma série de posts para cobrir todas as funções do Advanced Threat Protection (ATP) do Microsoft 365.
Vamos começar pelas políticas de ATP Anti-phising, esta função aplica um conjunto de modelos de aprendizado de máquina juntamente com algoritmos de detecção de representação às mensagens recebidas para fornecer proteção contra ataques de commodities e spear phishing.
Esta função está disponível apenas nas assinaturas Microsft 365 Enterprise, Microsoft 365 Business, Office 365 Enterprise E5, Office Education A5, etc. Caso você não possua nenhuma destas assinaturas, é possível comprar apenas o complemento. Para obter mais informações, consulte este link.
Para iniciarmos a configuração, devemos abrir o portal de administração do 365 / Centros de Administração / Segurança.
Clique em Gerenciamento de Ameaças / Políticas e escolha Anti-phishing de ATP.
Clique em + Criar para configurar uma nova política.
Dê um nome para a política e clique em Avançar.
Será necessário adicionar uma condição para saber como essa política é aplicada. É possível fazer a atribuição a todo o domínio, mas você também pode optar por associar apenas a um grupo de usuários ou alguma combinação de grupo / domínio e exceções. Após concluir as condições, escolha Avançar.
Após finalizar a criação da política, você será redirecionado para outra tela, onde será possível editar a política criada.
Primeiro edite a política de usurpação de identidade. Você poderá escolher até 60 usuários para isso, a Microsoft recomenda se concentrar em funções específicas, como CEO, CFO, etc.
Você pode optar por escolher quais domínios proteger.
Em ações, você pode começar a escolher algumas ações. No exemplo abaixo, escolhi mover para Quarentena as mensagens enviadas para essa situação.
Nota: Também é possível ativar as dicas de segurança contra usurpação de identidade, esse recurso permite enviar um aviso por e-mail se for detectado qualquer tentativa de Phishing de identidade.
Na próxima sessão de configuração é onde entra o aprendizado de máquina da Microsoft, a inteligência da caixa de correio descobrirá quais padrões de fluxo de mensagens são “típicos” na organização e depois aplicará esse aprendizado para procurar anomalias.
Também podemos criar exceções para essa política adicionando remetentes ou domínios.
Revise suas configurações e clique em Salvar.
Agora iremos para as configurações de ataques baseados em falsificação. Elas tem a ação de mover para o Lixo Eletrônico por padrão, mas você pode optar por mover para a Quarentena como no exemplo abaixo. Após configurar, clique em Salvar.
Para finalizar, você pode editar as configurações avançadas. Nelas existem quatro níveis diferentes de agressividade, onde 1 é o padrão e 4 é a mais agressiva. Somente aumente este valor em casos críticos, pois poderá gerar muitos problemas de falso alerta.
Caso queira, é possível revisar todas configurações feitas para a política de Anti-Phising novamente.
Com isso finalizamos a configuração do ATP Anti-Phising por hoje, no próximo artigo iremos aprender a como configurar o Advanced Threat Protection (ATP): Anexos Seguros.
Há 11 anos atuo na área de TI com grande experiência em suporte e administração de ambientes Windows Server.
Atualmente trabalho como consultor de Microsoft 365 com foco em Produtividade e Segurança.
Fundador do site https://dicasdeinfra.com.br e que possui o intuito de ser uma base de conhecimento, onde compartilho artigos que ajudam a comunidade a resolver problemas de várias áreas dentro da TI.
Parabéns Felipe, iniciou no Cooperati com chave de ouro!
Orgulho de ter voce por perto!