Ícone do site CooperaTI

Scale-Out File Server – (SOFS) – Cluster de Failover de Servidor de Arquivos de uso geral

A chegada o Windows Server 2012 trouxe uma grande evolução em servidores de arquivos, pois servidores de arquivos de Scale-Out File Server- (SOFS) estão um passo além do servidor de arquivos tradicional

A essência do SOFS e do SMB 3.0 permite que seja implementada uma plataforma de armazenamento escalável. Essa plataforma pode lidar com os desafios de armazenamento dentro de organizações de todos os tamanhos a partir de uma arquitetura básica. A SOFS, juntamente com o SMB 3.0, traz uma oportunidade para as organizações que procuram diminuir o custo do armazenamento do Windows enquanto fornecem alta disponibilidade.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

 

Visão Geral da Arquitetura

Um SoFS assegura a disponibilidade contínua de dados para aplicativos que a demandem. Quando um nó fica inativo devido a uma falha de hardware, a um ciclo de manutenção ou a qualquer outra razão, os dados permanecem disponíveis. Isso acontece por intermédio dos compartilhamentos nos outros nós. Mesmo se um nó perder o acesso à SAN (Storage Area Network), o CSV (Cluster Shared Volumes) poderá redirecionar o tráfego de I/O pela rede para outro nó.

O SoFS também aumenta a eficiência do cluster usando a largura de banda combinada de todos os nós para o I/O do sistema de arquivos. Para aumentar a largura de banda disponível, os administradores podem adicionar mais nós ao cluster. Por fim, o SoFS reequilibra automaticamente as conexões e assegura que cada cliente seja direcionado para o nó com melhor acesso aos dados solicitados.

Os pré-requisitos da criação de um Scale-out File Server (Servidor de Arquivos de Expansão) são basicamente os mesmos do Failover Clustering. A configuração de hardware dos nós do cluster deve ser o mais parecida possível. Além disso, todos os nós devem ter acesso ao armazenamento compartilhado usando o iSCSI, o SAS, o Fibre Channel ou uma tecnologia semelhante. Como o SoFS é uma função clusterizada, o recurso Failover Clustering deve ser instalado em todos os seus nós e o cluster deve ser criado antes da instalação. Também é necessário alocar o armazenamento disponível como volumes compartilhados de cluster (CSV), já que eles são requeridos por um Scale-Out File Server.

 

Pré-Requisitos

Não há uma lista longa de pré-requisitos para implementar o Servidor de Arquivos de Escalabilidade Horizontal. Apenas os seguintes itens devem ser observados:

Observação: Se você estiver usando a versão anterior ao Windows Server 2019, não há suporte para configurações de loopback. Isso significa que você terá que hospedar o Hyper-V e o servidor de arquivos SOFS no mesmo servidor.

 

 Benefícios oferecidos pelo Servidor de Arquivos em expansão

Você pode estar se perguntando: Mas quais são os benefícios que em obter o SOFS (Scale-Out File Server)?

São vários:


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

 

Novos Recursos de Expansão de servidor de arquivos no Windows Server 2019

O Windows Server 2019 trouxe muitos aprimoramentos ao servidor de arquivos de expansão. Isso torna o SOFS no Windows Server 2019 a versão SOFS mais resiliente e com melhor desempenho até o momento.

Mas quais aprimoramentos são encontrados no SOFS do Windows Server 2019?

Tradicionalmente, o SOFS depende muito do rodízio de DNS para as conexões que chegam aos nós do cluster. Isso pode resultar em algumas operações ineficientes. Por exemplo, se uma conexão é roteada para um nó de cluster de failover que não é o proprietário de um volume compartilhado de cluster (CSV), os dados são redirecionados pela rede para outro nó antes de retornar ao cliente. O serviço SMB Witness detecta a falta de I/O direto e move a conexão para um nó coordenador (proprietário do CSV), o que pode ocasionar em atrasos no retorno de dados.

O Windows Server 2019 fornece um comportamento muito mais eficiente quando se trata de retornar dados. O serviço SMB Server determina se é possível I/O direto no volume. Se for possível, a conexão passa. Se não for possível (I/O redirecionado), a conexão será direcionada com o coordenador antes do início da I/O. Há uma limitação na qual as conexões de clientes/servidor podem usar essa nova funcionalidade. Atualmente, está limitado aos clientes Windows Server 2019 e Windows 10 Fall Creators Update, lançado em 2017.

Uma nova função SOFS no Windows Server 2019 é chamada de Servidor de Arquivos de Infraestrutura. Quando criado, o Infrastructure File Server cria um único compartilhamento de namespace automaticamente para a unidade CSV. Em configurações hiperconvergentes, a função SOFS de infraestrutura permite que clientes SMB como um host Hyper-V se comuniquem com a CA (Continuous Available – CA) com o servidor SMFS de infraestrutura SOFS.

Outro aprimoramento no Windows Server 2019 é o SMB Loopback. Com ele o SMB pode funcionar corretamente com o loopback local do SMB. Isso não era suportado anteriormente.

A CA de loopback SMB hiperconvergente é obtida por meio de máquinas virtuais acessando seus arquivos de disco virtual (VHDx), onde a identidade da VM proprietária é encaminhada entre o cliente e o servidor.

Os conjuntos de clusters podem tirar proveito disso. Sendo o caminho para o VHD/ VHDX colocado como um único compartilhamento de namespace, o caminho pode ser utilizado independentemente de ser local ou remoto.

Com o Windows Server 2016, os hosts de computação do Hyper-V precisam receber permissão para acessar os arquivos VHD/VHDX no compartilhamento SOFS. No entanto, com o Windows Server 2019, um novo recurso chamado Identity Tunneling foi introduzido para permitir que as permissões sejam serializadas e encapsuladas no servidor. Isso reduz bastante a complexidade das permissões para acessar o compartilhamento SOFS para cada host Hyper-V.

Ao instalar a função de cluster File Server haverá duas opções. Criar um servidor de arquivos de uso geral (servidor de arquivos tradicionais) ou um Scale-Out File Server (SOFS), projetado para fornecer armazenamento para aplicativos como o Hyper-V e o SQL Server. As duas funções permitem criar compartilhamentos de disponibilidade contínua com o uso do protocolo SMB 3.0.

(Scale-Out File Server – (SOFS) – Windows Server 2019)

 

Vídeo

Finalmente, chegou a hora de aprender a configurar um cluster de servidor de arquivos de uso geral (servidor de arquivos tradicionais). Este é o famoso servidor de arquivos que toda empresa tem, mas com um diferencial: ele está altamente disponível! Se acontecer alguma falha em um dos servidores nós do cluster, este servidor de arquivos ainda continuará “de pé”, algo muito útil pois toda empresa, seja ela pequena ou grande, necessita de utilizar um servidor de arquivos.

Sair da versão mobile