Vamos ver como ele funciona na prática. Com a sua console do DFS aberta, clique em “Create Diagnostic Report”, como mostramos na imagem abaixo:
Você receberá três opção, sendo:
- Health Report
- Propagation Test
- Propagation Report
Selecione o caminho desejado para salvar os relatórios e escolha um nome para o mesmo. Os nomes gerados automaticamente são excelentes, pois mostram a data que o relatório foi gerado. Geralmente, acrescentamos o horário, pois quando temos algum problema no DFS, são necessários a geração de muitos logs e dessa forma, a organização ficará excelente para sua análise.
Selecione os servidores que desejam gerar o diagnóstico. No DFS servidores podem ter problemas isolados e os mais comuns são, bloqueio de portas em Firewall do Windows ou terceiros, ou até mesmo falha em seu DNS Server. Clique em “Next” para continuar o processo:
Selecione a opção de Backlogged para recuperar atualizações pendentes entre dois computadores que participam da Replicação do Sistema de Arquivos Distribuídos (DFS). Cliquem em “Next” para continuar o processo:
Confira o resumo de configurações para saber se está de acordo com todas as opções escolhidas e clique em “Create”:
Pronto! Seu relatório está gerado e poderá ser analisado. Você encontrará arquivos com problemas de replicação, porcentagem de banda aplicada entre a replicação, arquivos conflitantes, entre outros…
Esperamos que essa pequena dica ajude aos administradores que estão iniciando no mundo dereplicação DFS e acrescente conhecimento nos que já utilizam esse excelente serviço da Microsoft.