Vida longa e próspera pessoal!
Esse é um post avançado, +- LV400.
Eu peguei um problema crítico em um cenário com o Storage Spaces Direct em modo Hyper-Converged.
Cada servidor tinha 4x SSD de 1TB + 2 HDD de 1TB.
Só que assim o cluster automagicamente (amo essa palavra) tenta definir o ambiente como SSD = cache e HDD = capacity.
Claro que é uma grande besteira nesse meu cenário, pois eu tenho mais capacidade de armazenamento (e velocidade) nos SSD’s do que nos HDD’s.
Cheguei a perguntar ao Elden Christensen (Principal PM Manager of High-Availability & Storage – Microsoft) sobre isso e ele recomendou remover os HDD’s e ser feliz 😉
E claro que eu fiz o que ele recomendou, afinal no mundo não há alguém mais capacitado do que ele para falar de cluster, já que ele é O responsável por essa área na Microsoft, rsrsrs.
Mas fiquei com a pulga atrás da orelha…
Será que não é possível alterar o modo dos dispositivos após a configuração do cluster S2D? Será que não dá para fazer tudo na mão?
Claro que dá! Achei o post do http://www.checkyourlogs.net/?p=22141
E vou explicar o script dele aqui, passo a passo!
#Comando para criar o cluster, sem storage anexado
#Com esse comando você permitirá que TODOS os tipos de controladores (mesmo as não suportadas) a funcionar no S2D (cenário não suportado)
#Agora você habilita o S2D sem a configuração automática e sem cache
Enable-ClusterStorageSpacesDirect
#E aqui criando o Storage Pool com todos os discos que estão liberados (canpool = true) em modo Mirror (espelhamento) e espaço fixo
-ResiliencySettingNameDefault
#Aqui o autor do post define que todos os discos de X tamanho serão do tipo HDD ou SSD. No meu caso eu precisei usar outro atributo do disco, que foi o ID. Eu defini disco a disco qual era para ser identificado como SSD e HDD, fica a seu critério de como vai usar/precisar.
| where size –eq 999653638144|
| where size –eq 524522881024|
#Com esse comando você define que TODO SSD será no modo Journal (cache). Como eu falei, não utilizei isso pois eu defini quais SSD’s seriam cache quais seriam para armazenamento.
#Comando apenas para listar os discos e o tipo de uso. Vale lembrar que o comando lista os discos do SO também.
FriendlyName | ft FriendlyName,HealthStatus,Size,BusType,MediaType,usage
#Comando para habilitar o cache do S2D. Por padrão já viria habilitado, mas nesse script definimos que não haveria cache no início.
Get-ClusterStorageSpacesDirect
).S2DCacheDesiredState = 2
#Agora pode verificar as alterações.
FriendlyName | ft FriendlyName,HealthStatus,Size,BusType,MediaType,usage
#Criação dos volumes no S2D
#Verificação final
Get-ClusterStorageSpacesDirect
Eu listei todos os comandos pois eu sei que você pode precisar de algum (ou variação de algum) desses. E foi difícil de achar quando eu precisei, então fica aqui para referência futura.
Como eu avisei, o post é avançado e se não tem familiaridade com o powershell/cluster é melhor deixar tudo no automático sempre!
Se precisar de consultoria sobre isso, só chamar 😉
Valeu!
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!
Curtir isso:
Curtir Carregando...