Olá pessoal,
Neste artigo vamos ver um pouco sobre o Project Honolulu e como ele pode ajudar os IT PROs na administração da infraestrutura de servidores, o Honolulu ainda está na versão preview.
O que é o Honolulu?
O Honolulu se trata de uma nova interface de gerenciamento web de servidores, permitindo a administração do Windows Server sem dependências de outras ferramentas ou formas de conexão. O Honolulu dá aos administradores de TI, um grande controle sobre a infraestrutura de servidores, sendo muito útil para gestão do ambiente de TI.
O Honolulu é uma evolução das ferramentas que utilizamos atualmente, como por exemplo o Server Manager e o MMC, a ideia da Microsoft não é substituir estas ferramentas e sim fazer com que o Honolulu complemente estas ferramentas.
Como o Honolulu funciona?
O Honolulu é acessado através do navegador web. Após o Honolulu ser instalado, é possível gerenciar os servidores Windows Server 2016, Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2012. Os servidores são gerenciados através de PowerShell Remoto e WMI. O Honolulu pode ser instalado até mesmo em um Windows 10.
É possível também publicar o Honolulu para que seja possível realizar o acesso e o gerenciamento do ambiente através da internet.
Quais os objetivos do Honolulu?
- Gerenciamento simplificado dos servidores
Consolidar diversos servidores, em uma dashboard limpa, simples, porém muito poderosa.
- Centralizar informações do seu ambiente
Com o Honolulu você pode conectar todos ativos da sua infraestrutura. Permitindo o gerenciamento centralizado de servidores, failover clusters, máquinas virtuais, etc.
- As ferramentas que você já conhece redesenhadas
A Microsoft desenvolveu o Honolulu para facilitar a administração dos servidores de forma eficiente. É possível gerenciar Firewall, Certificados, Registros do SO, Explorar os arquivos, etc.
- Gerenciar estruturas hiper convergentes
O Honolulu simplifica radicalmente, como são administrados e configuradas as estruturas hiper convergentes.
Como instalar o Honolulu?
Como vimos anteriormente a ferramenta ainda está na sua versão preview, o download pode ser realizado através do link abaixo:
https://aka.ms/HonoluluDownload
A instalação é muito simples e intuitiva.
Existem 3 tipos de instalação
- Instalação local
Instalação local no Windows 10 que possui conectividade com os servidores que serão gerencidos.
Recomendado para fins de testes ou pequenos ambientes.
- Gateway
A instalação é feita em um servidor designado exclusivamente para o Honolulu. Os administradores se conectam diretamente neste servidor através do browser.
- Instalação direta
A instalação é feita diretamente em um servidor que será gerenciado pelo Honolulu. Este servidor será o responsável por gerenciar os outros servidores da rede também.
Após a instalação, o Honolulu pode ser acessado através do browser utilizando o FQDN do servidor (esta forma não é válida para a instalação local) ou através do atalho criado em seu Desktop.
O Honolulu não funciona no Internet Explorer, é preciso utilizar outro navegador para acessar, como por exemplo o Edge ou até mesmo o Chrome.
Agora já podemos adicionar os servidores que serão gerenciados pelo Honolulu.
Assim que os servidores forem adicionados é possível acessar uma dashboard com diversas informações relevantes sobre a saúde do servidor.
No detalhe abaixo podemos ver algumas das principais funções. E só nesta imagem já é possível imaginar todo o poder de gerenciamento que a ferramenta pode nos proporcionar.
Com certeza o Honolulu, será um grande aliado dos administradores.
Você já conhecia o Project Honolulu? Acha que esta ferramenta será útil para você? Deixe o seu comentário.
Faça parte da minha lista VIP e receba materiais de qualidade, gratuitamente.
Que a força esteja com vocês!!!
Diretor técnico na Supreme Tecnologia.
MVP Azure, MTAC e Azure Administrator Associate