A revolução do mercado de TI e como isso impacta você.

De tempos em tempos o mundo sofre mudanças drásticas e a forma como vivemos é impactada.
Foi assim na revolução industrial, depois no uso de computadores e também com a migração para os smartphones. Em todos esses exemplos, a forma como trabalhamos mudou. Novas profissões surgiram, enquanto outras deixaram de existir.
A grande revolução que estamos vivendo hoje é a migração para os serviços de assinatura.
Essa migração esta gerando um impacto significativo em nossas vidas e em como consumimos. Também já está impactando o dia-a-dia dos profissionais de TI.
Já é possível perceber que muitas empresas estão diminuindo as suas infraestruturas de TI. Basta ver a migração em peso do
e-mail corporativo das empresas para serviços de e-mail na nuvem como o Exchange Online.
Imagina como era complicado no passado ter uma ferramenta de Business Intelligence. Já hoje, você consegue ter um serviço de BI poderoso com ferramentas como o Power BI pagando uma mixaria.
Um simples pacote Office, que antes custava um rim, agora pode ser comprado por assinatura e por um custo bem mais fácil de ser digerido pelo financeiro das empresas. (Sugestão: leia mais sobre como comprar Office para empresas)
Até o datacenter deixou de ser necessário já que é possível montar virtualmente um datacenter completo para sua empresa usando serviços como o Azure da Microsoft ou o AWS da Amazon.

Mas qual o impacto deste processo de migração para o profissional de TI?

Toda essa mudança faz com que as empresas diminuam a necessidade de workloads locais e acabem contratando Software como Serviço, Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e até Backup como Serviço.
Menos workloads locais, significa menos mão de obra que a empresa precisa contratar para gerenciar isso localmente, logo, menos custo com pessoal.
Isso significa que você perderá o seu emprego? Depende!
Eu vejo como oportunidade!
Essas empresas continuarão precisando de profissionais especializados, só que em outras áreas.
Agora temos cargos com descrições como Devops, Arquiteto de Cloud e várias outras descrições que exigem uma formação específica.
Se você não se atualizar, sim, você perderá o emprego ou ganhará menos, já que somente uma certificação em Windows Server não será mais um diferencial.
Já a grande oportunidade é que você pode deixar de ser empregado para ser empreendedor!
Todos esses serviços online trouxeram um grande benefício! Você não precisa mais estar fisicamente na empresa para resolver os problemas de TI.
Então porque não deixar de ser CLT para oferecer seus serviços a mais de uma empresa?
Essa é a minha dica para 2018.
Aproveite essa onda, estude e invista na sua carreira.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: