Utilizar o Office 365 é como ter uma grande caixa de ferramentas, que você facilmente poderá utilizar em qualquer situação. Porém mesmo que você tenha três tipos de chaves diferentes, não significa que você irá utilizar todas estas chaves. Podemos falar exatamente a mesma coisa sobre o Office 365, ele disponibiliza uma variedade muito grande ferramentas e aplicativos de alta tecnologia com o objetivo de auxiliar na comunicação das empresas, porém você precisa definir qual ferramenta se encaixa melhor para o seu ambiente.
No Office 365, temos três ferramentas que se sobrepõem em alguns momentos, são elas o Teams, Grupos de Colaboração e o Yammer. As três opções são utilizadas para auxiliar a comunicação entre colaboradores e equipes, porém cada uma destas ferramentas tem sutis diferenças na forma de trabalhar, que trazem grandes diferenças na maneira de solucionar determinados problemas e situações.
Neste artigo vamos entender de que forma estas ferramentas podem atuar em diferentes cenários e como solucionar os mais diversos problemas, quando estamos pensando em colaboração e comunicação entre equipes.
Yammer
O Yammer é uma rede social corporativa, que tem o objetivo de auxiliar os colaboradores a se manterem conectadas, compartilhando informações e organizando projetos juntamente com a sua equipe.
Portanto o Yammer funciona muito bem em alguns cenários em particular. Por exemplo, em uma organização que há a necessidade de quebrar barreiras que existem entre as equipes para fomentar a comunicação aberta entre estas equipes, evitando a retenção individual do conhecimento. Muitas vezes, isso exige uma mudança comportamental com os colaboradores, incluindo algumas recompensas para que a equipe trabalhe em conjunto e compartilhando informações, mantendo uma base de conhecimento na empresa. Ou então o Yammer poderia auxiliar na localização da conversas mais recentes, as mais relevantes, mais populares, etc. Nas duas situações o Yammer pode auxiliar uma forma de comunicação mais aberta, porque além do conhecimento e as informações serem compartilhadas, existe uma forma ágil de todos da equipe consumirem a informação e interagir livremente.
Microsoft Teams
O Teams oferece um hub baseado no bate-papo para equipes, e cria a oportunidade de trabalho em um ambiente mais fluído e digital. Ele pode ser aproveitado para que os colaboradores e suas equipes possam interagir em tempo real, permite que colaboradores sejam integrados mais rapidamente a projetos, através de arquivos compartilhados e a colaboração na criação de documentos, além de permitir que toda informação seja distribuída através de uma grande variedade de ferramentas de maneira simples e ágil.
Ele pode se encaixar perfeitamente no método de trabalho atual das equipes, facilitando a implantação e utilização da ferramenta. Pelo fato do Teams trabalhar muito em conjunto com outras ferramentas do Office 365, trazendo informações de várias fontes, ele é uma excelente ferramenta para utilização fora do e-mail.
Grupos de Colaboração
Os Grupos de Colaboração ou apenas Grupos do Office 365, permite que próprio usuário escolha um conjunto de pessoas que deseja colaborar e configurar facilmente uma coleção de recursos para compartilhar com os demais membros do grupo. Recursos como uma caixa de correio compartilhada no Outlook, calendário compartilhado ou uma biblioteca de arquivos para auxiliar na colaboração de documentos.
Ele tem o objetivo principal de auxiliar as organizações a centralizar a maior quantidade de conteúdo e conhecimento, baseados no e-mail. Desta forma toda informação importante para a realização do trabalho dos colaboradores e das equipes estão centralizadas em uma mesma tela, sem abrir mão da utilização do e-mail.
Qual ferramenta devo escolher?
Para responder essa pergunta, primeiro você precisa entender qual ferramenta é certa para você. Para isso, você não pode se ater simplesmente ao que você já conheçe, é necessário sair e conversar com as pessoas. Se for possível, é muito interessante realizar uma pesquisa interna na sua empresa, para entender com mais clareza quais são os problemas que precisam ser solucionados, e a partir destas informações decidir qual ferramenta melhor se encaixa no seu ambiente.
Através desta pesquisa, você consegue compreender melhor qual ferramenta faz mais sentindo para o seu ambiente. Existem muitos artigos e materiais na internet que exaltam as funcionalidade de diversas ferramentas. Mas lembre-se que você deve conhecer a dor dos seus colegas e o qual é o objetivo final que a sua empresa pretende alcançar, para só então definir qual ferramenta vai lhe atender da melhor forma possível.
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Diretor técnico na Supreme Tecnologia.
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