Instalação do Hyper-V Server 2016

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar a instalação do Hyper-V Server 2016! Se você não leu o artigo anterior sobre o Hyper-V, não perca tempo, clique no link aqui para “Descubra o Hyper-V Server 2016”.

Antes de ver o vídeo, veja algumas boas práticas ideal para um ambiente Hyper-V.

 

Boas práticas

A primeira boa prática em um servidor que será host de Hyper-V é instalar o sistema operacional Hyper-V Server utilizando RAID.
Para quem não conhece, RAID corresponde a “Redundant Array of Inexpensive Disk”. Esta tecnologia começou a ser usada em servidores, porque proporciona maior segurança aos arquivos e Sistemas Operacionais.

RAID 1 é conhecido como espelhamento, pois a ideia é espelhar as informações em um segundo disco. O sistema vai gravar os dados ao mesmo tempo em dois discos.
Implementar RAID 1 protege os dados, pois caso um dos discos falhe, o sistema continua funcionando normalmente.
A segunda boa prática em um servidor host de Hyper-V é fazer o armazenamento dos VHD e VHDX em um armazenamento separado do sistema operacional, de preferência com utilizando redundância dos discos.

VHD e VHDX são os formatos de disco virtual utilizados no Hyper-V. Para saber mais sobre VHD e VHDX acesse: https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/11776.vhd-e-vhdx.aspx

Uma boa escolha para o armazenamento dos VHD e VHDX é utilizar o pool de armazenamento, o que garante segurança e redundância dos dados armazenados.
Para saber mais sobre pool de armazenamento, temos o artigo sobre Mitos e verdades sobre armazenamento de arquivos nas empresas, onde demonstro a criação de um pool de armazenamento.

A terceira é boa prática é utilizar múltiplas placas de rede, utilizar placas de rede separadas para as máquinas virtuais garante maior performance para a rede das máquinas virtuais e evitando assim gargalos na rede do servidor host de Hyper-V.

Um recurso que está disponível no Windows Server 2016 e versões anteriores também, como Windows Server 2012 e 2012 R2 e o NIC Teaming.
Utilizando o NIC Teaming é possível agrupar várias placas de rede, formando assim um pool de placas de rede, com isso você ganha performance e tolerância a falhas em suas placas de rede.

Para saber mais de como criar um NIC Teaming para utilização em sua VM (Máquinas Virtual).
Acesse: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/networking/technologies/nic-teaming/create-a-new-nic-team-on-a-host-computer-or-vm

Não conhece a tecnologia NIC Teaming acesse aqui o vídeo do professor Ramos explicando tudo sobre o assunto.

LBFO uma tecnologia de equipe mais antiga que não verá investimentos futuros.

Em resumo, a LBFO (NIC Teaming) é tecnologia de equipe mais antiga que não verá investimentos futuros, não é compatível com inúmeras capacidades avançadas, e foi superada tanto no desempenho quanto na estabilidade por nossa nova tecnologia (SET).

A LBFO continua sendo nossa solução de equipe (teaming solution) se você estiver executando suas cargas de trabalho em servidores bare metal. Se, no entanto, você está executando cenários virtualizados ou em nuvem como o Azure Stack HCI, você deve dar consideração séria ao Switch Embedded TeamingO SET tem sido a solução de equipe recomendada pela Microsoft e o foco desde o Windows Server 2016, pois traz melhor desempenho, estabilidade e suporte a recursos em comparação com o LBFO.

Para conhecer mais sobre o SET, acesse este link aqui.

Munido de todas essas informações lhe convido ver o vídeo onde será demostrado a instalação do Hyper-V Server 2016 e as configurações iniciais do sistema operacional.

Vídeo

Quiser dar mais uma aprofundada no assunto Hyper-V acesse esse site: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/performance-tuning/role/hyper-v-server/ (Conteúdo em Inglês).

Inscreva-se no meu canal do YouTube ative o sininho para receber as notificações!

Share

    Comments

    1. Boa tarde! Gostei muito das suas orientações.
      O fato de ter uma licença do windows server 2008r2 permite naturalmente usar o virtualizador hyper-v sem ter que comprar mais 1 licença do hyper-v por exemplo para rodar uma instância de um ubuntu server por exemplo ?

      • Bom dia. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Se você tiver a licença do Windows Server 2008 R2 não será necessário comprar o licenciamento e Linux também. Mas sempre sugiro você entrar em contato com o seu parceiro de licenciamento oficial para tirar todas as suas dúvidas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: