Ícone do site CooperaTI

Listando permissões de pastas em massa com AccessEnum (Sysinternals)

Nesse pequeno artigo vamos deixar uma dica bem legal para quem necessita listar permissões de pastas em sistemas de arquivos NTFS. A Sysinternals possui diversas ferramentas importantes para gerenciamento e ajuda no dia a dia do profissional de TI, e a AccessEnum. Imagine um cenário onde você necessite revisar permissões em diversas pastas e diretórios diferentes e precisar documentar essas permissões. A ferramenta não é muito forte na parte de entrega de relatórios, mas para uma análise pontual é extremamente rápida e não precisa de instalações pesadas, um simples aplicativo faz esse trabalho para você. Vamos agora ver como funciona na prática:
Primeiramente devemos efetuar o download da suite do Sysinternals, clique no link abaixo para obter as ferramentas:
Suite Sysinternals
Ao descompactar as ferramentas do Sysinternals, procure o aplicativo chamado “AccessEnum” e clique para abri-lo, como mostramos na imagem abaixo:

Em nosso cenário, criamos uma pasta chamada “Teste” e nela inserimos as seguintes permissões:

  1. Administrador: Negando todas as permissões
  2. Vinicius Mozart: Liberando todas as permissões


Com o aplicativo aberto, selecionamos a nossa pasta em “C:\Teste” e clicamos em “Scan”. Veja que as permissões já foram listadas da mesma forma que se encontra nas propriedades das pastas.

Se você possuir uma pasta raiz com diversas subpastas e deseja listar todas as permissões, essa dica é muito valiosa para você. Mesmo para quem não procurava essa solução, poderá aproveitar e efetuar agora mesmo uma revisão em seu file server e evitar que problemas futuros em relação as permissões ocorram. Esperamos que essa dica ajude todos os administradores e o dia a dia do profissional de TI.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Sair da versão mobile