Como Colocar Senhas em Pastas? [MTI – Lv200]
1 – Protegendo suas pastas para uso pessoal
2- Protegendo pastas de usuários em ambiente corporativo
Se o intuito é proteger as pastas de usuários em uma empresa, você também precisa que cada um tenha o seu usuário e senha pessoal. E isso aqui é imprescindível, pois em um ambiente corporativo você precisa saber “quem acessa o quê” sempre!
Nesse cenário você deve utilizar o NTFS para definir qual usuário pode acessar cada pasta ou arquivo compartilhado na rede.
Se você possuir o Windows Server com o Active Directory instalado e configurado, tudo fica mais simples, todos os usuários de todos os computadores que estão em domínio ficam registrados no seu diretório do Active Directory e o consultam sempre antes de acessar algum recurso, para validar se tem ou não acesso.
Em cada pasta você só precisa configurar quem acessa o que:
No exemplo acima temos o usuário (que poderia ser um grupo de usuários) acessando a pasta marketing e mais ninguém com acesso a essa pasta.
Basta editar as permissões para escolher quem tem acesso e de que forma tem esse acesso.
Esse artigo não irá cobrir as configurações mais avançadas, mas em breve irei realizar um webinário sobre o tema.
Mas Rafael, e seu eu não tenho o Windows Server ou o Active Directory?
Bom, ainda pode fazer algo que funcione em sua empresa. Pode escolher um dos computadores para ser o “servidor”, nele estarão as pastas que deseja proteger, devidamente compartilhadas.
Nesse “servidor” você cria os usuários de toda a sua rede, com o mesmo nome e senha dos usuários dos outros computadores. De forma que “casem” os nomes de usuários e senhas.
Perceba que não há nenhuma integração nesse modelo, apenas igualou os logins e senhas.
E dessa forma proceda com a configuração da segurança normalmente. Esse modelo funciona para empresas pequenas, escritórios, etc.
Eu não tenho preconceito sobre isso, cada um utiliza a tecnologia da forma que pode e precisa. Se não tem como manter um Windows Server + Active Directory, tudo bem, sendo um bom administrador vai conseguir prover segurança para seu pequeno cliente sem problema algum![
Considerações finais
Nesse artigo eu aproveitei um tema que é recorrente para tentar te conscientizar a pensar e proteger seus dados da maneira correta.
É um artigo lv200, ou seja, para iniciantes. Se precisar de mais informações sobre o tema basta acompanhar este blog ou mesmo perguntar nos comentários abaixo. Não existe dúvida “besta” ou “básica” ?
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ABIZ1_E8fuU”]
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!
Na empresa que estou atualmente o servidor trabalha com folha de pagamento, e ao tentar instalar o active directory, o servidor pede para reiniciar e no caso ao fazer isso atrapalha o trabalho dos funcionarios e não tem hipotese de acontecer isso pois a empresa precisa o tempo todo dele.
Boa tarde. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Para instalar e configurar a função de ADDS se faz necessário reiniciar o servidor.