Como Colocar Senhas em Pastas? [MTI – Lv200]

Como colocar senhas em pastas? [Artigo MTI – Lv200] Vida Longa e Próspera Pessoal!
Eu estava procurando nas estatísticas do blog e me deparei com esse termo: “Colocar senhas em pastas” como o mais procurado, então resolvi escrever este artigo ?
Antes de responder essa pergunta, precisamos pensar em qual o resultado final você deseja. Se é para uso pessoal, com o intuito de garantir a segurança de suas pastas de arquivos ou se é para uso corporativo, de forma que cada usuário só acesse suas pastas.
Então, vamos dividir esse artigo em duas partes! Vale lembrar que se preferir aprender em vídeo eu coloquei uma demonstração no final do artigo.
Então, para ficar claro, eu não vou ensinar “como colocar senhas em pastas”, vou te ensinar a proteger suas pastas e arquivos, sem nenhuma ferramenta adicional, seja para seu computador pessoa ou empresa! ?

1 – Protegendo suas pastas para uso pessoal

Para proteger seus arquivos pessoais você não precisa de “programinhas” extras, basta utilizar os próprios recursos que o Windows 10 oferece.
Você deve proteger a sua conta de usuário como um todo e não somente as pastas. Tenha o hábito de manter usuários separados para cada pessoal que utiliza o Windows.
No Gmail você não divide a sua conta, correto? No Chrome sempre seleciona quem está acessando o Gmail. No Facebook a mesma coisa, pode ser até que várias pessoas utilizem o mesmo computador, mas cada um gosta de ter a sua conta.
No Windows é a mesma coisa, cada um precisa ter sua própria conta!
Assim você já tem um certo nível de proteção e individualidade, mas vamos supor que você deseje ainda mais segurança, você poderia habilitar a criptografia!

A criptografia protege suas pastas e arquivos até mesmo se outra pessoa for o administrador do computador. Você escolhe quem pode acessar e por padrão somente o seu usuário.
Então, a melhor forma de proteger suas pastas é proteger o seu próprio usuário. Cada um deve ter a sua senha de acesso pessoal.
Cultive o hábito de sempre que deixar o computador apertar as teclas “Windows + L”, isso vai bloquear o seu computador instantaneamente. Essa é a técnica que ensino a usuários de grandes empresas também
Uma dica importante é salvar a chave da criptografia, para que consiga abrir seus arquivos mesmo quando ocorrer algum problema na sua conta de usuário ou computador:

2- Protegendo pastas de usuários em ambiente corporativo

Se o intuito é proteger as pastas de usuários em uma empresa, você também precisa que cada um tenha o seu usuário e senha pessoal. E isso aqui é imprescindível, pois em um ambiente corporativo você precisa saber “quem acessa o quê” sempre!
Nesse cenário você deve utilizar o NTFS para definir qual usuário pode acessar cada pasta ou arquivo compartilhado na rede.
Se você possuir o Windows Server com o Active Directory instalado e configurado, tudo fica mais simples, todos os usuários de todos os computadores que estão em domínio ficam registrados no seu diretório do Active Directory e o consultam sempre antes de acessar algum recurso, para validar se tem ou não acesso.
Em cada pasta você só precisa configurar quem acessa o que:

No exemplo acima temos o usuário (que poderia ser um grupo de usuários) acessando a pasta marketing e mais ninguém com acesso a essa pasta.
Basta editar as permissões para escolher quem tem acesso e de que forma tem esse acesso.
Esse artigo não irá cobrir as configurações mais avançadas, mas em breve irei realizar um webinário sobre o tema.
Mas Rafael, e seu eu não tenho o Windows Server ou o Active Directory?
Bom, ainda pode fazer algo que funcione em sua empresa. Pode escolher um dos computadores para ser o “servidor”, nele estarão as pastas que deseja proteger, devidamente compartilhadas.
Nesse “servidor” você cria os usuários de toda a sua rede, com o mesmo nome e senha dos usuários dos outros computadores. De forma que “casem” os nomes de usuários e senhas.
Perceba que não há nenhuma integração nesse modelo, apenas igualou os logins e senhas.
E dessa forma proceda com a configuração da segurança normalmente. Esse modelo funciona para empresas pequenas, escritórios, etc.
Eu não tenho preconceito sobre isso, cada um utiliza a tecnologia da forma que pode e precisa. Se não tem como manter um Windows Server + Active Directory, tudo bem, sendo um bom administrador vai conseguir prover segurança para seu pequeno cliente sem problema algum![
Considerações finais
Nesse artigo eu aproveitei um tema que é recorrente para tentar te conscientizar a pensar e proteger seus dados da maneira correta.
É um artigo lv200, ou seja, para iniciantes. Se precisar de mais informações sobre o tema basta acompanhar este blog ou mesmo perguntar nos comentários abaixo. Não existe dúvida “besta” ou “básica” ?
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ABIZ1_E8fuU”]  

Share

    Comments

    1. Avatar for Rafael Bernardes GABRIEL RIBEIRO MUNIZ ALVES : 26 de maio de 2021 at 10:06 am

      Na empresa que estou atualmente o servidor trabalha com folha de pagamento, e ao tentar instalar o active directory, o servidor pede para reiniciar e no caso ao fazer isso atrapalha o trabalho dos funcionarios e não tem hipotese de acontecer isso pois a empresa precisa o tempo todo dele.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: