Monitorando E-mails Enviados no Office 365 com Mail Trace Tool
Nesse pequeno artigo vamos mostrar como monitorar as mensagem enviadas de qualquer usuário que utiliza o Office 365. Hoje com as facilidades que a tecnologia nos traz com a nuvem, podemos ao mesmo tempo ter outras preocupações em relação a segurança dos dados e devemos estar sempre atentos. Se você passar por uma situação onde, seu cliente quer saber se um funcionário enviou um e-mail para um determinado destinatário e solicitar um relatório. Se você possuir o Office 365″Corporativo”, você será capaz de gerar um relatório com todos os e-mails enviados de qualquer caixa e de qualquer período com o “Rastreamento de Mensagens”. Vamos ver como essa opção funciona na prática.
Primeiramente abra a console de gerenciamento do seu Office 365 com dua conta administrativa. Veja na imagem abaixo:
Clique em “Central de Administração” e depois em “Exchange”:
Clique no painel esquerdo em “Fluxo de Mensagens” e depois em “Rastreamento de Mensagens”:
Veja que a ferramenta lhe oferece a consulta por data fixa ou personalizada e as opções de entrega da mensagem. Se a conta a ser consultada for muito utilizada, não escolha a opção “Tudo” e tente personalizar o seu relatório, pois poderá vir muitas informações para avaliação e a página ainda não possui uma ferramenta de pesquisa. Se você souber o destinatário a ser procurado, isso facilitará muito nos resultados do relatório. Escolha uma caixa para fazer a consulta dos itens enviados. Se você não souber o destinatário, o relatório entenderá como “Todos”.
Pronto! Veja que o relatório é bem simples e objetivo em suas informações. Um item muito interessante é o “Status” de entrega. Você saberá se realmente a mensagem foi entregue ao destinatário ou se a mesma se perdeu em trânsito.
Esperamos que essa dica seja útil a todos os administradores que utilizam o Office 365 e aos que ainda pensam em migrar para os serviços Online da Microsoft.
Mto bom cara, vlw ajudou muito!
Bacana, eu estou precisando buscar mensagens do ano de 2018, e vi que na ferramenta so deixa 90 dias, será que tem alguma maneira de consultar? Entrei em contato com o suporte para ver.
Obrigado
eu gostaria de saber se tem a possibilidade de ver o email do remetente ao Destinatário e o conteúdo do email tbm, não só se foi realizado o envio e a entrega mais o Conteúdo do email tbm, através do Admin Center, conseguimos ?
como?